4ª Semana IB – Principled – 04/06

“We act with integrity and honesty, with a strong sense of fairness and justice, and with respect for the dignity and rights of people everywhere. We take responsibility for our actions and their consequences.”

“Todas as boas intenções já foram anotadas. Agora falta apenas realizá-las.” Blaise Pascal

Como matemático, Blaise Pascal procurou na abstração simbólica lógica do mundo, a matemática, as regras e leis definitivas. Estas deveriam oferecer a ele e ao homem certeza, previsibilidade e apoio. Para a desconfortável área cinzenta do imprevisível e indefinível, Pascal inventou a teoria da probabilidade. Assim, o imprevisível deveria se tornar pelo menos um pouco mais previsível e determinável.

Para nos darmos bem na vida, para podermos nos desenvolver, precisamos de princípios; caso contrário, fracassaremos em todos os conflitos, em todas as soluções de problemas.

O programa do IB enfatiza valores muito universais e os torna referência de nossas ações individuais. Ele destaca a sinceridade, honestidade, justiça e o respeito pela dignidade e pelos direitos do próximo. O programa IB pretende transmitir a motivação subjetiva e objetiva, conectar a motivação interna com a motivação externa e, assim, enfatiza o dever simultâneo da responsabilidade por nós mesmos e pelos outros como princípios supremos.

Estes princípios devem ser considerados pelos seus filhos, como futuros líderes, como sendo “valores superiores”: a credibilidade é essencial para líderes; é mais provável que sigamos pessoas autênticas que defendem o que dizem, e que realizam o que anunciam. Eles não apenas seguem seus próprios princípios, mas também se orientam nos princípios de sua organização, do seu empreendimento em que estão envolvidos. A autenticidade desperta confiança, que é essencial para todo líder.