4ª Semana IB – Risk Takers – 03/06

Enfrentamos incertezas com prudência e determinação. Trabalhamos de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras. Somos articulados e resilientes diante de desafios e mudanças.

“Devemos fazer planos para a liberdade, e não só para a segurança, ainda que pela única razão de só a liberdade poder tornar a segurança segura.”
Karl Popper

Liberdade e risco estão intimamente relacionados. O risco existe somente quando temos liberdade e somente aqueles que são livres podem assumir riscos. Não seria mais fácil permanecer na zona de conforto para não correr riscos? Por que não apenas levar a vida na zona de conforto, onde tudo está garantido, confortável, calculado, monitorado e regulado?

Ninguém precisaria correr riscos!

Nas crianças, por exemplo, é possível observar o desejo de liberdade e, portanto, a vontade de assumir riscos. Os “Risk Takers” entram em riscos calculados, pois conhecem seus recursos. Um “Risk Taker” não faz nada além de deixar sua zona de conforto de forma calculada e consciente. Naturalmente, esse passo proativo tem desejo de ser praticado e aprendido. Assumir e gerenciar riscos e desafios permite a satisfação com a vida, pois consegue trazer o sentimento de realização.

Para os futuros líderes, é evidente que precisam ser “Risk Takers”. Liderança sem assumir riscos calculados não é possível. Quem deixa a zona de conforto proativamente, na verdade já é um líder.

 

Posted in: