5ª Semana IB – Reflective – 05/08

Refletimos sobre o mundo, nossas ideias e experiências. Procuramos entender os nossos pontos fortes e fracos, de forma a auxiliar o nosso aprendizado e desenvolvimento pessoal.

“Há três métodos para ganhar sabedoria:

Primeiro, por reflexão, que é o mais nobre;

Segundo, por imitação, que é o mais fácil;

Terceiro, por experiência, que é o mais amargo.”

Konfuzius

Poderia ser óbvio que o pensar sem ter uma ação não traz efeitos. Agir sem pensar da mesma forma não traz resultados, porém isso é menos óbvio. Há muito se sabe que refletimos demasiadamente, porém, existem muitas ações sem sentido, que não tem essa fácil percepção.

As pessoas gostam de ver o mundo em preto e branco, através disso identificamos dois tipos de pessoas: as que primeiro pensam e depois agem e as pessoas que primeiro agem e depois pensam. Isso enfatiza um contraste entre pensar e agir, como se um não tivesse ligação com o outro.

O caminho adequado é pensar e agir simultaneamente. A ação com reflexão deve ser o nosso objetivo, porque se torna sustentável e produz efeito, ou seja, ganha vida. A reflexão durante o agir e depois do agir deve ser incorporada nas futuras ações, bem como a reflexão sobre os resultados das ações deve ser introduzida nas reflexões das novas ações.

Portanto, seus filhos, como futuros tomadores de decisão, devem ser orientados para a ação, mas também capazes de pensar criticamente. As informações necessárias a serem trabalhadas serão adquiridas através da comunicação com seus semelhantes ou através de pesquisas direcionadas.

Posted in: