Artigo

Artigos

A origem do Dia do Professor

Embora não haja uma única data ao redor do mundo em que se comemore o dia do professor, já que cada país celebra e dedica um momento aos professores de forma particular, a UNESCO, em lembrança ao Estatuto dos Professores, estabelecido em 1966, decretou, a partir de 1994, o dia 5 de outubro como o […]


Em 17 de outubro de 2018

Compartilhar este artigo

Embora não haja uma única data ao redor do mundo em que se comemore o dia do professor, já que cada país celebra e dedica um momento aos professores de forma particular, a UNESCO, em lembrança ao Estatuto dos Professores, estabelecido em 1966, decretou, a partir de 1994, o dia 5 de outubro como o dia mundial dos professores.

Importante notar que em cada país, em cada cultura, essa celebração acontece de forma específica. Ou seja, em alguns lugares, comemora-se o dia dos professores com um dia festivo, um feriado no qual as escolas permanecem fechadas ou abertas apenas para festejos, em outros apenas uma menção oficial do governo, sendo um dia letivo normal. De qualquer forma, em quase todos os países sempre há um momento para pensar nesse profissional, sua importância e relevância para uma determinada sociedade.

No Brasil, o dia 15 de outubro ficou definido como dia do professor em menção à data em que D. Pedro I, Imperador do Brasil de 1822 a 1831, decretou a criação do Ensino Elementar. Citando parte da própria lei, ela dizia que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Porém, a comemoração oficial do dia do professor no Brasil somente se deu, de fato, a partir de um decreto federal de 1963, no qual se definem os motivos do dia festivo da seguinte forma, de acordo com o próprio documento desse ano: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.

No calendário do Colégio Suíço-Brasileiro, o dia dos professores é lembrado com um feriado. Porém, mais importante que fixar essa data como um dia festivo, os professores são sempre lembrados como protagonistas que contribuem para a formação de nossos alunos. Dessa forma, procuramos investir nossa energia, tempo e dedicação à formação contínua desses profissionais que tanto contribuem para a construção de uma sociedade cada vez mais possível e melhor.