Aprender alemão no exterior

O alemão é falado no mundo inteiro. O número de falantes nativos é estimado em cerca de 100 milhões e aproximadamente 80 milhões de pessoas falam o alemão como língua estrangeira. O alemão é a língua oficial da Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica e Liechtenstein. Além disso, é uma língua regional no norte da Itália, no oeste da França, na Romênia e no sul da Dinamarca. O alemão também é uma língua minoritária na África do Sul, na Namíbia e em muitos estados americanos com grandes proporções de imigração de língua alemã, como é o caso do Brasil, por exemplo, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. A língua está em toda parte, como mostram algumas palavras em alemão no português brasileiro: Blitz, Diesel, Fest, Hamburger, kitsch ou uber.

A língua alemã é germânica ocidental e, portanto, está bem relacionada ao inglês e ao holandês. No entanto, os falantes de alemão e inglês não se compreendem automaticamente, pois a língua inglesa tem sido fortemente influenciada e transformada em sua história pelos celtas britânicos e pela imigração da Escandinávia, bem como conquista pelos normandos de língua francesa na Idade Média.

O alemão é uma língua flexionada com um total de quatro casos. Estes têm uma função semelhante e são tão complexos quanto em latim ou em línguas vivas, como o russo. Como linguagem flexionada, o alemão tem muitas formas diferentes de palavras, assim como em português, as palavras também são alteradas em sua raiz de acordo com o tempo, modo ou pessoa.

Para os falantes de português, a dificuldade da língua alemã consiste provavelmente na construção das frases, pois é muito diferente em sua oração principal e subordinada. Além disso, o verbo na sentença subordinada sempre vem no final de uma frase – às vezes muito longa. O alemão é também uma linguagem muito dinâmica e criativa: assim, é possível inventar novas palavras repetidamente, reunindo apenas palavras já existentes. Assim, por exemplo, a palavra “Lebensabschnittspartner”, composta por “Leben” (vida), “Abschnitt” (fase) e “Partner” (parceiro), é aquela pessoa com quem você está (ou esteve) junto, mas apenas por uma determinada fase da vida.

Aprender alemão não é tão difícil quanto se afirma. Uma vez superadas as primeiras dificuldades, é muito mais fácil do que muitas outras importantes linguagens de negócios, haja vista que 15 milhões de pessoas em todo o mundo estão aprendendo alemão. Eles estão convencidos de que vale a pena, pois quando se fala alemão, tem-se acesso às melhores universidades da Alemanha e da Suíça, que custam quase nada. Certamente seus falantes têm boas oportunidades de emprego e acesso ao mercado de trabalho dos países de língua alemã, que estão entre as economias mais dinâmicas do mundo. Muitos Global Players estão sediados em países que têm essa língua materna e estabelecem relações comerciais com empresas de outros países com o mesmo idioma. Algumas das mais importantes feiras industriais e comerciais mundiais ocorrem nos países de língua alemã. Além disso, o idioma abre aos cientistas novas possibilidades, pois o alemão é considerado uma língua científica. Muitas obras centrais da história da ciência e da cultura são originalmente publicadas em alemão.

Posted in: