Artigo

Notícias

7ª Semana IB – Thinkers – 10/09

ThinkersUsamos o pensamento crítico e criativo para analisar e resolver problemas complexos de forma responsável. Exercemos iniciativa na tomada de decisões fundamentadas e éticas. «Je pense, donc je suis.» – «Penso, logo existo.» – Descartes Pelo fato de eu pensar, tenho consciência de mim mesmo. É assim que Descartes via, para ele esta é a prova […]


Em 10 de setembro de 2018

Compartilhar este artigo

Thinkers
Usamos o pensamento crítico e criativo para analisar e resolver problemas complexos de forma responsável. Exercemos iniciativa na tomada de decisões fundamentadas e éticas.

«Je pense, donc je suis.» – «Penso, logo existo.» – Descartes

Pelo fato de eu pensar, tenho consciência de mim mesmo. É assim que Descartes via, para ele esta é a prova de que realmente existimos, ou seja, que o mundo é real e que não nos sonhamos. Para muitos filósofos, pensar e refletir é o que nos distingue dos animais. Só o homem seria capaz de pensar.

No entanto, existem muitas formas de pensar e podemos imaginar muita coisa com relação ao ato de pensar: durante muito tempo, a escola e a educação focavam unilateralmente em um pensar específico; era um pensar que memorizava e lembrava de sequências para resolver problemas claramente descritos – pensamento algorítmico e mecânico – o pensamento como ferramenta dada por uma autoridade.

Hoje, as escolas querem encorajar o pensamento crítico, e não se trata de criticar, mas sim do pensamento produtivo, holístico e questionador, isto é, o pensamento sistêmico para resolver problemas reais em prol de todos – o pensar como atividade central autônoma de uma pessoa, o que define de forma independente os problemas e suas soluções.

Muitos homens de ação” igualizam o pensar com uma cisma improdutiva. No Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba, entendemos o pensamento como um pré-requisito para a ação e entendemos que a aprendizagem só é possível quando pensar e agir se alternam e estimulam um ao outro. Toda iniciativa deve ser pensada; todo pensamento deve ser iniciativa.

O futuro exige dos seus filhos, como líderes modernos, que eles sejam pensadores estratégicos, que eles possam pesquisar e examinar criticamente as informações necessárias antes de tomar decisões importantes.

Decisões importantes geralmente são difíceis porque os tomadores de decisão têm que considerar muitos fatores e eventualidades. Decisões importantes são complexas porque os tomadores de decisão têm que prever muitos cenários. Elas são difíceis porque precisam ser feitas dentro de um prazo e muitas vezes, também afetam a vida pessoal das pessoas. O pensamento crítico serve para tomar decisões holísticas, racionais e responsáveis e para representá-las depois.