Artigo

Notícias

ADL – Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, as crianças do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental participaram de mais uma edição do Projeto ADL – Altersdurchmischtes Lernen (aprendizagem em turmas multisseriadas). Desta vez, o tema trabalhado foi a África. Divididos em grupos com alunos das 3 turmas, as crianças, no início […]


Em 10 de dezembro de 2018

Compartilhar este artigo

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, as crianças do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental participaram de mais uma edição do Projeto ADL – Altersdurchmischtes Lernen (aprendizagem em turmas multisseriadas). Desta vez, o tema trabalhado foi a África.

Divididos em grupos com alunos das 3 turmas, as crianças, no início da atividade, brincaram com o ritmo ao cantarem a música “Escravos de Jó”. Depois, os grupos passaram pelas salas de aula e, em cada uma delas, realizaram diferentes atividades relacionadas à África. Por meio de estações de trabalho, foi possível conhecer um pouco mais sobre a cultura, a culinária, a fauna e a flora, os lugares e as línguas desse continente tão fascinante. Durante a atividade, também ocorreu um momento de reflexão acerca da relação entre a história do Brasil e a da África.

Mais uma vez, as crianças mostraram seu engajamento e sua capacidade de construir aprendizagens a partir das diferenças, seja de idade ou de ideias e de pensamentos.