Artigo

Notícias

Atributo IB Inquirers em sala de aula

Inquirers no Infantil IIAmbas turmas do Infantil II desenvolveram um projeto, visando trabalhar com o atributo Inquirers (sujeito investigativo, curioso e pesquisador). Este atributo instiga apurar a curiosidade e independência das crianças, através de experiências individuais, lúdicas e prazerosas. No intuito de envolver as crianças num espaço de experimentação, de mudança, de olhares e de […]


Em 14 de setembro de 2018

Compartilhar este artigo

Inquirers no Infantil II
Ambas turmas do Infantil II desenvolveram um projeto, visando trabalhar com o atributo Inquirers (sujeito investigativo, curioso e pesquisador).

Este atributo instiga apurar a curiosidade e independência das crianças, através de experiências individuais, lúdicas e prazerosas.

No intuito de envolver as crianças num espaço de experimentação, de mudança, de olhares e de conversas, promover o espaço de troca de informações é fundamental para sua formação e também atribui um sentido dinâmico e de reflexão sobre esta prática, que os acompanhará ao longo de suas vidas.

Porque as folhas caem e mudam de cor?

Fomos ao bosque e com o auxílio de lupas possibilitamos às crianças a análise das folhas, suas cores, tamanhos, onde são encontradas e conversamos com elas sobre os cuidados que temos que ter com a natureza.

Bolinhas de gel coloridas e sensações
As crianças mergulharam as mãos e os pés nas bolinhas de gel e puderam sentir a sua textura em contato com sua pele. Também identificaram que as bolinhas eram de cores diferentes: azul, verde, amarelo e vermelho.

Sons
As crianças ouviram, com o auxílio de áudio, diferentes sons (urbanos, da natureza e de animais) e puderam/tentaram identificá-los.

 

Inquirers no 6º ano

Na sua definição : é aquele que pesquisa ou pergunta.

A maioria dos professores gastam seu tempo fazendo perguntas que têm como objetivo descobrir se o aluno não sabe algo, enquanto a verdadeira arte de fazer perguntas é para descobrir o que o aluno sabe ou o que ele é capaz de saber”. (Do livro: Conversas com Albert Einstein, de 1920).

Com esta reflexão a professora Elisabete Moreira realizou um trabalho em estações, onde os alunos puderem demonstrar seus conhecimentos, as trocar com os colegas e quando encontravam dificuldades, também vislumbravam as oportunidades.

Como também Einstein já dizia: Vida significa CURIOSIDADE, e disso os alunos estão repletos.

Primeiramente os alunos foram divididos em seis equipes. Cada equipe recebeu seu Wochenplan (plano semanal) e começou  a trabalhar nas estações. Cada estação tinha um tempo pré determinado para a resolução. Ao final venceu a equipe que obteve maior pontuação  de acertos no Wochenplan.

Foi muito bom presenciar a empolgação dos alunos e discutir com as equipes as formas que cada uma utilizou para completar as estações de trabalho.

Inquirers no 7º ano
Questionar-se e buscar informações de forma a construir o saber é uma das formas de aprender mais divertidas e satisfatórias. Criar uma indagação e resolvê-la por si só é um grande prazer, em muitos momentos da vida.

E foi neste espírito que na semana dedicada ao atributo Inquirer, durante as aulas de Francês, estudantes do 7º ano puderam vivenciar a experiência do método conhecido por Arbeitstheke, em português  Estações de trabalho. O objetivo da aula era desenvolver o conteúdo referente ao universo da moda, das vestimentas e estilos. Os alunos deveriam participar de tarefas interativas cronometradas em quatro estações de trabalho, dedicadas a cada uma das competências geralmente trabalhadas nas aulas de língua estrangeira: falar, ler, escutar e escrever. A professora Ludmila Carvalho entrava em cena apenas como colaboradora pontual, sugerindo aos alunos caminhos para refletirem um pouco mais e solucionarem suas dúvidas sozinhos ou em grupos.
Em cada uma das ilhas, individual ou coletivamente, os alunos tinham que se questionar e investigar sobre o vocabulário, sobre como se o aplica, se estava próprio ou impróprio para o contexto, se a redação no idioma estava apropriada, etc. No tempinho que sobrava após a realização das tarefas, os alunos se dedicavam ao desenho do croquis de um manequim. O resultado deste trabalho poderá ser conferido na semana que vem, quando um desfile de moda será planejado, organizado e realizado por eles. Vive la mode! Et vive l´apprentissage coopérative!

Inquirers no 3º ano
Os alunos do 3. ano B trabalharam o Atributo IB “Inquirer” nas aulas de matemática. Para isso, foram montadas estações com atividades sobre adição e subtração. Nestas estações, os alunos puderam interagir com materiais diversificados e, também, com seus colegas.

Após as professoras explicarem de que forma se daria a atividade, os alunos puderam circular pela sala e escolher as tarefas a serem realizadas. Cada criança recebeu uma folha, na qual suas percepções acerca de cada atividade deveriam ser anotadas. Em 7 diferentes estações, os alunos puderam trabalhar de formas variadas com numerais até 1000, o que lhes possibilitou uma maior compreensão deste campo numérico. Embora cada criança tivesse que tomar nota de suas percepções, houve muita troca de conhecimento, uma vez que, em cada estação, havia a possibilidade de trabalhar com um novo colega, com novas ideias!

Durante todo o trabalho, as crianças demonstraram sua postura investigativa, procurando entender cada uma das atividades a fim de realizá-las da melhor forma possível. Ao final, os alunos puderam expor suas anotações acerca das tarefas realizadas, assim como avaliar a atividade e a sua participação.