Artigo

Notícias

Atributos do IB Learner Profile na Educação Infantil

Veja a seguir como os alunos da Educação Infantil trabalharam alguns dos atributos do IB-Learner Profile até o momento. COMMUNICATORS Nas turmas do Infantil V este atributo foi trabalhado em abril, com o início do projeto Educação Infantil sem brinquedos industrializados. As crianças foram mais estimuladas a expressar suas ideias com clareza e confiança, respeitar […]


Em 29 de maio de 2018

Compartilhar este artigo

Veja a seguir como os alunos da Educação Infantil trabalharam alguns dos atributos do IB-Learner Profile até o momento.

COMMUNICATORS

Nas turmas do Infantil V este atributo foi trabalhado em abril, com o início do projeto Educação Infantil sem brinquedos industrializados. As crianças foram mais estimuladas a expressar suas ideias com clareza e confiança, respeitar sua vez de falar e ouvir, conversar sobre sentimentos e frustrações e resolver seus conflitos através do diálogo. Alguns exemplos do trabalho são:

Feedback: As crianças expõe sua opinião sobre a aula e verbalizam, com justificativa, os pontos positivos ou negativos.
Cantinho da paz: Para resolver situações de conflito as crianças usam as cadeiras brancas e uma pedra que simboliza a vez de falar e ouvir. Neste momento, as crianças são incentivadas a expressar seus sentimentos e resolver o conflito através do diálogo.

Cadeira azul: Esta cadeira representa o lugar onde a criança pode verbalizar aos colegas seu sentimento em relação a uma situação, sugerir uma nova brincadeira, ou até mesmo uma regra.  Ao tocar o sino, todos se dirigem até a cadeira e ouvem o amigo, como grupo, trocam ideias e decidem juntos o que pode ser feito.

  

 

BALANCED

O atributo “Balanced” é trabalhado diariamente no Infantil III B, porém em maio, foi trabalhado de maneira mais especifica. Buscou-se intensificar, de maneira equilibrada, o desenvolvimento intelectual, físico e emocional do grupo.

Intelectual:  Os alunos precisavam construir, de maneira cooperativa, uma mandala de determinados elementos da natureza. As crianças tinham que encontrar no bosque da escola o elemento que fora determinado. Ao final, as crianças todas colaboraram na confecção da mandala da natureza. Foi um momento muito rico, gostoso e participativo.

 

2. Físico: Em meio à natureza, presente em nosso bosque, os alunos buscaram se exercitar de maneira lúdica e cooperativa. Aproveitaram a estrutura para trabalhar o equilíbrio corporal. Cada criança teve a oportunidade de se exercitar fisicamente e de praticar sua capacidade de ajudar e apoiar seu colega.

3. Emocional:  O equilíbrio emocional é muito importante para que a criança possa se desenvolver plenamente. Os alunos possuem, dentro da sala de aula, um espaço onde eles podem relaxar em momentos de stress, entrar em equilíbrio e encontrar novas inspirações para suas brincadeiras e aprendizagens. Este espaço é um local que favorece um momento de relaxamento através do estímulo dos sentidos. Lá a criança tem música relaxante, espaço confortável e difusor de cheiro.

4. Bem-estar dos outros:  Alunos íntegros aprendem que eles fazem parte da sociedade e que o bem-estar deve ser de si e do outro. Buscando o bem estar do outro, nossos pequenos ofereceram aos alunos do Infantil II B um lanche saudável. Foi um momento de muita cooperação, pois eles prepararam o lanche com muita dedicação e depois auxiliaram os menores do Infantil II B a se servirem do lanche, buscando oferecer o melhor de si para trazer o bem estar ao outro.

REFLECTIVE

Após o passeio ao Parque Municipal, os alunos do Infantil V refletiram sobre relacionamentos – atitude com os colegas: respeito, tolerância, amizade. Como posso ajudar, como gostaria de ser tratado?

Ouvir os amigos – trocar ideias! Resolvendo conflitos, analisando possibilidades nas brincadeira criadas por eles mesmos.

“Como posso ajudar o meu colega a atingir o mesmo objetivo?”

Refletindo sobre seus desafios e limites: “Será que eu posso fazer isso?”

Conversa sobre o uso dos materiais disponíveis em sala. Conscientização sobre o cuidado no manuseio: “Qual a melhor maneira de brincar com o que tenho?”

“De onde veio e para onde vai o material que eu utilizo?”

Classificação e descarte: “Onde e como posso descartar os materiais, sempre cuidando com o meio ambiente?”

Ponte de Mediação

Em situações de conflito, é necessário buscar a conciliação através do diálogo, fazendo com que cada um reflita sobre os seus atos, ponto de vista, sentimentos, propondo assim a melhor solução.