Artigo

Notícias

Comunicado – Atualizações COVID-19 – 04/05

Prezados, Espero que este comunicado chegue até vocês em boa hora e que estejam todos bem e com saúde! Estamos enfrentando tempos desafiadores e vivenciando uma situação geral de muitas incertezas. Atualmente, ninguém pode mais planejar ou organizar as coisas como era de costume, pois agora as muitas equações têm muitas incógnitas. Mesmo assim, todos […]


Em 04 de maio de 2020

Compartilhar este artigo

Prezados,

Espero que este comunicado chegue até vocês em boa hora e que estejam todos bem e com saúde!

Estamos enfrentando tempos desafiadores e vivenciando uma situação geral de muitas incertezas. Atualmente, ninguém pode mais planejar ou organizar as coisas como era de costume, pois agora as muitas equações têm muitas incógnitas. Mesmo assim, todos nós estamos tentando tirar o melhor proveito diante desta situação. A gestão do colégio agradece pela confiança que vocês têm na escola; isso é muito importante para nós. Nossos sinceros agradecimentos a todos os pais pela cooperação construtiva em benefício do aprendizado de seus filhos, nossos alunos.

Todos nós esperamos poder voltar ao nosso colégio o mais breve possível!

Abaixo estão algumas informações importantes e alguns lembretes da gestão do colégio:

 Fechamento da escola

As autoridades proibiram o ensino presencial por tempo indeterminado. Ainda não temos uma declaração oficial sobre a data de reabertura das escolas. Segue aqui o acesso aos últimos decretos da Prefeitura de Curitiba (retorno às aulas não antes do dia 02.07.2020) e de Pinhais (retorno às aulas não antes do dia 01.06.2020).  

 Atuais cenários de planejamento da gestão do colégio

Para o plano da reabertura, a gestão escolar prevê atualmente os três cenários mencionados abaixo e segue o calendário escolar oficialmente aprovado da melhor maneira possível:

Reabertura da escola com as aulas presenciais entre meados de maio e início de junho, para todos os níveis.
Reabertura da escola com as aulas presenciais após o final do primeiro semestre. Adiantamento das férias de julho para junho, com início das aulas presenciais em julho.
Reabertura com aulas presenciais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I em meados de maio ou início de junho, com continuidade do ensino à distância para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio até o final do primeiro semestre.

Vale lembrar que a escola pode apenas prever esses cenários, pois são as autoridades oficiais que decidem sobre essa reabertura de acordo com suas próprias avaliações e experiências.

 Previsões para reposição das aulas após a reabertura

Apesar de todas as incertezas, também com relação ao planejamento, a gestão da escola está trabalhando para elaborar planos mais concretos — dentro do que for possível — referente à modalidade e ao conteúdo das reposições de aulas, sempre com o intuito de manter a nossa qualidade de ensino. A exemplo disso, estamos preparando um levantamento de dados sobre a aprendizagem em todos os níveis de ensino, além de estarmos documentando todas as atividades e aulas do ensino à distância.

 Medidas preventivas de higiene para a reabertura

A gestão do colégio está, entre outros, em contato com as autoridades nacionais e com outras grandes escolas particulares de Curitiba. Deste modo, estamos nos preparando para cumprir os regulamentos de higiene necessários para a reabertura da escola, seja através de medidas já existentes, ou de outras que possivelmente precisaremos adotar. Enquanto gestão, estamos confiantes de que, graças à nossa rede de contatos, podemos também nos beneficiar dos relatos das experiências de reabertura das escolas na Suíça e na Alemanha.

 Princípios pedagógicos do ensino à distância

O regime de atendimento domiciliar é a forma de ensino que atualmente nos oferece a melhor solução e, portanto, da qual podemos tirar o melhor proveito diante da situação imposta. Queremos garantir aos pais que todos os professores e coordenadores de cada nível estão trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade do ensino à distância. Por exemplo, durante esse período de distanciamento, os métodos de organização se tornaram mais diversificados, e as videoconferências e aulas online estão cada vez melhores. O objetivo dos professores e da gestão é alcançar todos os alunos, mesmo nesse processo de ensino à distância.

 Perspectivas

        A gestão aguarda em breve uma declaração oficial do governador do Estado do Paraná sobre o fechamento das escolas.
        Nesta semana, a gestão fará uma nova pesquisa com os pais referente à qualidade do ensino à distância.       

 Observação

Peço que se atentem ao recado e ao E-book de receitas criado pela organização Eltern und Schule. Agradecemos de coração por adoçarem o nosso dia a dia.
Queridas famílias, estamos em casa, mas gostaríamos de levar um pouco da festa dos pais e da escola para cada família. Por isso selecionamos algumas receitas que marcaram um momento especial para compartilhar com vocês!
Gostaríamos de organizar para e-book com novas receitas. Caso você queira contribuir, envie sua receita de família (doce ou salgada) pra gente! es@chpr.com.br
 Sabendo que esse período está sendo complicado para vocês, eu agradeço de coração pelo apoio que vocês têm nos dado, pela paciência, e também pelos feedbacks e retornos em prol do aprendizado dos nossos alunos. Agradeço mais uma vez pela confiança que vocês têm na escola, que sempre busca fazer o melhor para as crianças!
Auch aus Steinen, die einem in den Weg gelegt werden, kann man Schönes bauen (Goethe)

Também com as pedras, que são colocadas em nosso caminho, podemos construir coisas maravilhosas. (Goethe)
 Muita saúde a todos! — Vai ficar tudo bem!

 Cordialmente,

Marc Schumacher

 
Abaixo estão listados alguns sites oficiais importantes para o acompanhamento da situação:
Situação do coronavírus no Brasil: <a href="http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
Hospitais” target=”_blank”>http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
Hospitais de referência: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46257-mapa-hospitais-referencia-novo-coronavirus
Campanha do Ministério da Saúde com informações sobre o coronavírus: https://portalarquivos2.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/
Sindicato das Escolas Particulares: http://www.sinepepr.org.br/
Governo do Paraná: http://coronavirus.pr.gov.br/