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Comunicado – Atualizações COVID-19 – 14/10

Prezada comunidade escolar, Esperamos que todos estejam bem e com saúde! No comunicado de hoje apresentaremos algumas informações muito importantes sobre a participação do colégio em reuniões referentes ao retorno das atividades presenciais. Além disso, vamos mostrar, de forma resumida, uma perspectiva do nosso plano de ação dos seguintes tópicos: conteúdos que precisam ser revisados […]


Em 14 de outubro de 2020

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Prezada comunidade escolar,

Esperamos que todos estejam bem e com saúde! No comunicado de hoje apresentaremos algumas informações muito importantes sobre a participação do colégio em reuniões referentes ao retorno das atividades presenciais. Além disso, vamos mostrar, de forma resumida, uma perspectiva do nosso plano de ação dos seguintes tópicos: conteúdos que precisam ser revisados ou repostos, organização do calendário de 2021, comunicação, fatores que influenciam as decisões, entre outros.

Nesta última semana o colégio participou de duas reuniões muito significativas sobre o retorno das atividades presenciais.

Na primeira delas, ao lado dos diretores de escolas de Pinhais, ficou evidente a necessidade e o desejo de retomar algumas atividades escolares de modo presencial, mesmo que de forma escalonada. Estruturamos algumas ideias básicas, que foram posteriormente apresentadas na reunião do Comitê de Retorno Escolar de Pinhais. Como talvez vocês já saibam, a nossa escola é a representante oficial dos colégios particulares do município. Tanto a prefeita, quanto autoridades de diversas secretarias, como a de Educação, de Saúde, de Assistência Social, de Transporte Escolar… foram muito receptivos e demonstraram apoio às iniciativas das escolas particulares. Receberemos, em breve, a visita da Secretária de Educação no colégio para que, também com o apoio da Secretaria de Saúde, seja possível verificar o nosso protocolo de retorno e as nossas ações já implementadas. É fundamental que todos saibam que essas instâncias apoiam a Educação e têm consciência da necessidade do retorno presencial. Algumas decisões, no entanto, requerem o poder do Estado, e não cabe aos municípios resolver e deliberar tudo sozinhos. Tendo isso em vista, tivemos acesso a uma minuta ainda não aprovada do MEC, Ministério de Educação, e do Conselho Nacional de Educação, que sugere justamente que essa decisão de retorno seja feita pelas regiões/municípios. Caso esse documento seja aprovado, teremos mais liberdade para agir. Enquanto isso, o colégio segue com os procedimentos que poderão nos permitir retornar ao sistema presencial.

Nesta semana finalizamos o terceiro bimestre. Esse foi um bimestre um pouco mais calmo, tanto para alunos quanto para professores, que já estão conseguindo estabelecer uma nova rotina em meio a um processo com tantas mudanças. Mudanças, aliás, que passaram a fazer parte do nosso dia a dia. É importante que tenhamos consciência de que a expressão “voltar ao normal” terá um novo sentido para todos nós.

Enquanto colégio, fomos submetidos a inúmeras expectativas, possibilidades de retorno, protocolos, comitês, fechamentos, bandeiras, posições dúbias, orientações ambíguas e incertas. Com isso, também aprendemos a ponderar as frustrações coletivas e a avaliar com outros olhos algumas expectativas que não correspondem à realidade, como reposições, reprovações, retorno coletivo dos alunos etc.

Desde o início o nosso colégio optou por uma postura aberta e uma comunicação franca com a comunidade escolar. Decidimos seguir nosso calendário normalmente, porém na modalidade de aulas não presenciais desde 23 de março. Demos continuidade ao ensino sem criar novos recessos, apenas com as férias já previstas e aprovadas para o calendário anual. Da mesma forma, os conteúdos e objetivos escolares seguiram o fluxo previsto. Para algumas séries/anos alguns conteúdos foram antecipados ou postergados, conforme a necessidade e expectativa de retorno ao presencial.

Estamos praticamente iniciando o 4º e último bimestre de 2020; seguimos bem estruturados e preparados para retornar, independente do modelo a ser seguido.

Todas as nossas turmas estão tendo aulas, e o aproveitamento é proporcional à faixa etária e ao empenho de cada aluno ou família. É inegável que o ensino presencial é o ideal. Contudo, hoje o modelo virtual é a única realidade possível e estamos trabalhando com responsabilidade, desenvolvimento constante e qualidade. Seguimos investindo em cursos de capacitação para os nossos colaboradores e acompanhando os planos de aula de cada professor e de cada disciplina.

É importante que todos saibam que esses planos de aula anuais estão sendo alterados conforme a necessidade: alguns conteúdos foram postergados ou antecipados para que, após o retorno presencial, cada disciplina possa desenvolver o que foi planejado sem prejuízos.

Gostaríamos também de apontar para o fato de que não há nenhuma deliberação estadual que oriente como será esse retorno, quais disciplinas poderão voltar ao presencial, quantos alunos poderão frequentar as aulas, entre outros. Portanto, percebam que não é nada simples simular uma nova realidade que ainda nem conhecemos. Temos a vantagem de ser uma das 18 escolas suíças do mundo. Hoje, as escolas suíço-brasileiras de São Paulo e de Curitiba apresentam cenários de sucesso a partir das experiências aprendidas com as nossas 16 escolas irmãs espalhadas pelo mundo. Percebemos que as exigências para o retorno divergem de acordo com o país, mas, de maneira geral, todos os protocolos têm elementos mínimos similares.

O ano de 2021 tem sido planejado dentro desse novo conceito de normalidade, de acordo com a lei brasileira que prevê 200 dias letivos e 800 horas. Nosso colégio permaneceu com a mesma estrutura, porém com muitos ajustes, conforme a necessidade.

Mesmo sem instruções ou normativas claras e objetivas dos órgãos oficiais, seguimos trabalhando diariamente, muito embora sem saber precisamente o que exatamente teremos que cumprir em um determinado momento que também não sabemos quando será. O sindicato das escolas particulares tem pressionado diariamente os veículos de comunicação e políticos, e está cumprindo o seu papel de representação do setor privado. O sindicato já conseguiu, por exemplo, ser ouvido em várias instâncias. O nosso desejo é ter mais autonomia para estipular o que e como queremos dar continuidade ao nosso trabalho no âmbito escolar.

Seguimos controlando a frequência de cada aluno, fazendo avaliações, conselhos de classe, organizando tarefas, falando com os pais sempre que necessário, organizando reforços e apoiando nossos alunos e, por vezes, também os pais de alunos.

Agradecemos aos pais que indicaram o nosso colégio para amigos e familiares. Temos realizado, de forma remota, entrevistas mensais com os interessados. Lamentamos que vários não tenham a possibilidade de estudar no colégio, pois temos vagas limitadas por sala e a maioria delas já está na capacidade máxima definida por nós.

Por fim, desejo uma excelente semana de férias a todos! Espero que esse período nos ajude a recuperar as energias e que possamos aproveitar o tempo em família. Estaremos de volta no dia 20 de outubro com o retorno das nossas aulas no Ensino Remoto Emergencial. Mais uma vez, gostaria de agradecer pelo incessante apoio e confiança de vocês no colégio e no nosso trabalho.

Cordialmente,

Reto Schafflützel

Abaixo estão listados alguns sites oficiais importantes para o acompanhamento da situação:

Situação do coronavírus no Brasil: <a href="http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Hospitais” target=”_blank”>http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Hospitais de referência: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46257-mapa-hospitais-referencia-novo-coronavirus

Campanha do Ministério da Saúde com informações sobre o coronavírus: https://portalarquivos2.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/

Sindicato das Escolas Particulares: http://www.sinepepr.org.br/

Governo do Paraná: http://coronavirus.pr.gov.br/