Artigo

Notícias

Comunicado – Atualizações COVID-19 – 17/11

Prezada comunidade escolar, Inúmeras escolas estão se preparando para um possível retorno presencial, no entanto continuamos aguardando a liberação dos órgãos oficiais. Nesta semana o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná 6ª Câmara Civil respondeu ao pedido do SINEPE, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná, sobre o retorno escolar presencial: […]


Em 17 de novembro de 2020

Compartilhar este artigo

Prezada comunidade escolar,

Inúmeras escolas estão se preparando para um possível retorno presencial, no entanto continuamos aguardando a liberação dos órgãos oficiais. Nesta semana o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná 6ª Câmara Civil respondeu ao pedido do SINEPE, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná, sobre o retorno escolar presencial: Não foi concedida a medida liminar. Isso significa que todas as escolas particulares do estado seguem apenas com a liberação para atividades extracurriculares.

Essas extracurriculares estão sendo organizadas e oferecidas aos alunos no nosso colégio em consonância com os decretos oficiais, respeitando as fases de implementação e os devidos protocolos.

A nossa intenção é que as aulas presenciais sejam liberadas, mesmo que em sistema escalonado, pois isso nos permitirá disponibilizar horários mais amplos, trazendo benefícios para alunos, pais e professores.

Apresentamos o nosso plano de aulas e horas das extracurriculares para a Secretaria de Educação e para o Conselho Municipal de Pinhais, e no dia 11/11 recebemos uma aprovação para expansão da carga horária e agrupamento de algumas bolhas.

Instauramos um sistema de controle e mapeamento e caso tenhamos algum caso suspeito de Covid-19, todas as pessoas da bolha de contato serão comunicadas, amparadas e instruídas sobre os procedimentos adequados para lidar com a situação.

Essa primeira etapa de retorno com atividades extracurriculares tem um papel importante de aprimoramento, que nos permitirá encontrar as melhores soluções para oferecer aulas regulares no sistema presencial, mesmo que com uma parcela de atividades virtuais.

A gestão do colégio está trabalhando para buscar soluções que nos possibilitem atender todos os alunos no próximo ano, seja no formato remoto, híbrido ou inteiramente presencial. Do mesmo modo, também estamos considerando as devidas adaptações nas infraestruturas de áudio e vídeo e pensando em formas de otimizar essas ferramentas. Sabemos que melhorias no que diz respeito a ferramentas tecnológicas serão fundamentais para aperfeiçoar a rotina escolar e vamos nos ocupar com esses ajustes também.

Swiss School News: Edição especial de novembro

Após uma longa pausa no Swiss School News, nosso jornal mensal, finalmente nossos âncoras estão de volta com uma edição especial! Com contato reduzido e seguindo todos os protocolos de segurança, a edição de novembro fala do retorno de algumas atividades extracurriculares e de todos os procedimentos e medidas de proteção adotados pelo colégio. Para assistir ao vídeo e acompanhar de perto como foi esse retorno parcial, clique aqui

Checklist diário para as atividades presenciais

Pedimos a atenção de todos para o preenchimento do checklist sempre que o aluno vier ao colégio. Caso seu filho apresente algum sintoma relacionado à Covid-19 (mesmo que o estudante não vá ao colégio neste dia), pedimos que vocês encaminhem imediatamente um e-mail para centralcovid@chpr.com.br. Lembrando que os dois dias que antecedem o surgimento do primeiro sintoma já podem indicar uma possível transmissão e por isso precisamos de todas as informações para que sejam tomadas as devidas medidas preventivas, como por exemplo informar os demais alunos da bolha em questão.

Informações da nossa Central COVID

Nesses primeiros dez dias (período de 03 a 13 de novembro) de retorno às atividades extracurriculares presenciais afastamos dois grupos (bolhas) de alunos por precaução. No total, tivemos sete alunos sintomáticos (grupo B), dos quais um apresentou resultado do teste PCR como detectado (positivo). Por parte de colaboradores do colégio tivemos três pessoas com sintomas gripais, mas nenhum resultado positivo. A suspeita de contágio em todos os casos citados foi em um ambiente fora do colégio.

No caso do grupo C (pessoas que tiveram contato com pessoas suspeitas ou confirmadas) tivemos o afastamento de 22 alunos e 2 colaboradores no total. Todas essas pessoas receberam acompanhamento da nossa Central COVID.

Por fim, gostaríamos de dizer que trabalhamos incansavelmente para manter nossos alunos e colaboradores em segurança, e é por isso que os nossos protocolos são fundamentais. A Consultoria Einstein tem prestado o suporte necessário para que nossas decisões e posicionamento tenham o devido embasamento técnico e, portanto, para que seja possível oferecer atividades presenciais aos alunos. Contamos com a colaboração de todos e seguimos esperando ansiosamente pelo dia do retorno efetivo de todas as atividades escolares!

Desejamos a todos uma ótima semana!

Atenciosamente,

Reto Schafflützel

 

 

Abaixo estão listados alguns sites oficiais importantes para o acompanhamento da situação:

Situação do coronavírus no Brasil: <a href="http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Hospitais” target=”_blank”>http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Hospitais de referência: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46257-mapa-hospitais-referencia-novo-coronavirus

Campanha do Ministério da Saúde com informações sobre o coronavírus: https://portalarquivos2.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/

Sindicato das Escolas Particulares: http://www.sinepepr.org.br/

Governo do Paraná: http://coronavirus.pr.gov.br/