Artigo

Notícias

Comunicado – Atualizações COVID-19 – 30/06

Prezados pais, Esperamos que estejam todos bem e com muita saúde! Gostaríamos de retomar algumas informações sobre o final do 1º semestre, férias e início do 2º semestre. O término das aulas será no dia 03/07 para todos os níveis, portanto na semana do dia 29/06 ao dia 03/07 todos os alunos terão atividades remotas […]


Em 30 de junho de 2020

Compartilhar este artigo

Prezados pais,

Esperamos que estejam todos bem e com muita saúde!

Gostaríamos de retomar algumas informações sobre o final do 1º semestre, férias e início do 2º semestre.

O término das aulas será no dia 03/07 para todos os níveis, portanto na semana do dia 29/06 ao dia 03/07 todos os alunos terão atividades remotas de ensino.
As provas de recuperação (ou atividades avaliativas) acontecerão entre os dias 01/07 e 03/07. Os alunos que precisarem dessas provas serão orientados pelo professor responsável da disciplina em questão, enquanto os demais alunos terão suas aulas e atividades remotas normais.
O boletim será enviado na semana de 06 a 10 de julho.

Lembrando que as provas de recuperação ou atividades avaliativas acontecerão entre os dias 27/07 e 30/07 no EFI. Os alunos que precisarem dessas provas serão orientados pelos professores responsáveis.

As férias dos alunos estão marcadas para o período entre os dias 06 e 24 de julho, portanto as atividades serão retomadas no dia 27 de julho, uma segunda-feira, no formato da Educação Remota Emergencial.

Os decretos 779/2020 (Curitiba, datado de 15 de junho de 2020) e 406/2020, (publicado no Diário Oficial de Pinhais no dia 27/05/2020) continuam em vigor. Ou seja, para Curitiba a suspensão das aulas presenciais se estende até o dia 02 de agosto (podendo haver um retorno presencial depois dessa data) e para Pinhais a suspensão se mantém por tempo ainda indeterminado.

Importante notar, portanto, que nosso retorno das férias no dia 27 de julho será ainda no formato de ensino remoto.

O Governo do Estado instalou um comitê para definir o protocolo de retorno às aulas presenciais. Esse grupo é formado por profissionais dos setores da educação privada, pública e pelas Secretarias de Educação, de Saúde, Planejamento e Casa Civil. O objetivo é estabelecer um plano comum de retorno das atividades presenciais e o comitê deve atuar como um canal confiável de informações para o retorno híbrido das escolas.

Contamos com a compreensão de todos e gostaríamos que vocês soubessem que estamos trabalhando com os protocolos de retorno, bem como com as possíveis datas e formas de reposição de aulas. Lembrando que não fizemos nenhuma pausa entre o momento de fechamento das escolas e o início das atividades remotas. Deste modo, estamos seguindo, na medida do possível, nossos objetivos com o desenvolvimento das competências e com o conteúdo exigido para cada nível de ensino.

Contamos com a contribuição de todos para responder a nossa 3ª pesquisa que será enviada via app no decorrer desta semana.

Entrega de Materiais

As entregas de materiais e de livros da biblioteca também farão uma pausa nas férias. Para as famílias que ainda queiram solicitar algum material é possível fazer o pedido até o dia 30/06, ao meio dia; a entrega será feita no dia 02/07, conforme agendamento.

Materiais e livros encomendados que não sejam retirados até o dia 02/07 retornarão ao estoque de almoxarifado ou à biblioteca e poderão ser solicitados novamente na última semana de férias, a partir do dia 20/07. Pedidos de materiais escolares podem ser feitos pelo link: https://calendly.com/chpr/atendimento e livros da biblioteca pelo nosso app oficial. A primeira entrega do segundo semestre será no dia 23/07.

Metodologias pedagógicas

É importante destacar que, ao longo desses meses de ensino remoto, os nossos professores investiram em diversas metodologias pedagógicas para a educação remota: pesquisa, leitura, gravações de vídeos, reuniões, conferências para novos conteúdos, resolução de problemas e esclarecimento de dúvidas em conjunto, atividades lúdicas, práticas de oralidade em língua estrangeira, debates, comemorações e festividades etc. Portanto, gostaríamos de destacar que o nosso objetivo de desenvolvimento das competências (sociais, pessoais e práticas) se dá também através da variação das formas metodológicas e didáticas empregadas nas atividades. Entendemos que assim cada aluno/família também pode se adaptar da melhor maneira possível.

Em anexo enviamos uma imagem informativa com alguns números de nossas atividades durante esse período.

Boa semana a todos!

Cordialmente,

Carlos Machado

Abaixo estão listados alguns sites oficiais importantes para o acompanhamento da situação:

Situação do coronavírus no Brasil: http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/

Hospitais de referência: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46257-mapa-hospitais-referencia-novo-coronavirus

Campanha do Ministério da Saúde com informações sobre o coronavírus: https://portalarquivos2.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/

Sindicato das Escolas Particulares: http://www.sinepepr.org.br/

Governo do Paraná: http://coronavirus.pr.gov.br/