Artigo

Notícias

Comunicado – Atualizações COVID-19

Prezados pais,A OMS classificou o coronavírus (COVID-19) como uma pandemia.Como ainda não existe vacina e nem tratamento específico para o vírus, teremos uma situação similar à da gripe H1N1, com um aumento acentuado do número de infecções nas semanas seguintes ao primeiro caso registrado.Para evitar que o nosso sistema de saúde entre em colapso, o […]


Em 18 de março de 2020

Compartilhar este artigo

Prezados pais,
A OMS classificou o coronavírus (COVID-19) como uma pandemia.
Como ainda não existe vacina e nem tratamento específico para o vírus, teremos uma situação similar à da gripe H1N1, com um aumento acentuado do número de infecções nas semanas seguintes ao primeiro caso registrado.
Para evitar que o nosso sistema de saúde entre em colapso, o nosso objetivo é desacelerar esse contágio e reduzi-lo ao máximo. As medidas mais importantes tomadas pelos nossos representantes políticos têm como objetivo o “distanciamento social”. A experiência do Leste Asiático nos mostrou que esta é a maneira mais eficaz de impedir o rápido aumento de pessoas infectadas.
Na maioria dos casos, a infecção pelo coronavírus é inofensiva, até mesmo para pessoas dos grupos de risco. Porém, a probabilidade de ocorrência de um quadro mais grave da doença é muito maior entre aqueles que pertencem aos grupos de risco.  As autoridades oficiais classificaram como grupo de risco:
– Pessoas com mais de 60 anos;
– Pessoas com doenças crônicas pulmonares, cardíacas, hepáticas ou renais;
– Diabéticos;
– Pacientes com câncer;
– Pessoas que têm um sistema imunológico cronicamente debilitado;
– Mulheres grávidas e lactantes.
A recente pandemia do coronavírus mostrou que crianças e adolescentes podem ser infectados, mas raramente ficam doentes. Na maioria dos casos, o vírus é inofensivo para crianças e adolescentes que não pertencem a um grupo de risco.
O fechamento das escolas é uma medida para proteger seus filhos, para proteger os nossos funcionários e, acima de tudo, para retardar o alastramento da epidemia na sociedade enquanto ainda estamos no estágio inicial. As escolas, portanto, deixam de ser uma zona de distribuição do vírus e, do mesmo modo, é possível que em breve os governos também decidam fechar outras zonas de distribuição, como restaurantes, shoppings e cinemas. O objetivo é que as pessoas fiquem em casa e se isolem voluntariamente – para proteger o grupo de risco.
O governo do Paraná determinou o fechamento de todas as escolas, públicas ou privadas, assim como de universidades particulares e estaduais no Estado do Paraná, a partir do dia 20/03, por tempo indeterminado.  A gestão do colégio estava aguardando esse posicionamento oficial e já vinha trabalhando há alguns dias em conjunto com os professores na preparação de aulas à distância para todas as turmas. Para tanto, confiamos no engajamento dos nossos professores e na cooperação de vocês, pais, para que o aprendizado à distância siga da melhor maneira possível para os nossos alunos.
As aulas serão ministradas à distância até segunda ordem. Com relação às férias escolares, estamos aguardando uma declaração dos órgãos oficiais para saber se haverá ou não uma antecipação das férias. Manteremos vocês informados à medida que recebermos mais comunicados oficiais.
Gostaríamos de assegurá-los de que todas as medidas preventivas de higiene contra o coronavírus continuarão sendo implementadas com rigor até essa quinta-feira. (Atentem ao link do MEC anexo).
Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira (17, 18 e 19/03) foram instituídos como dias de transição. Portanto, a vinda dos alunos para a escola é facultativa e, as famílias que optarem, podem deixar seus filhos em casa.
Contudo, não se esqueçam de instruir seus filhos a levarem consigo para casa todos os seus materiais (livros, cadernos, objetos de uso pessoal), permitindo a realização produtiva do ensino à distância. Os alunos devem retirar seus materiais até quinta-feira, antes do fechamento do colégio.
A gestão escolar está atenta a todos os comunicados oficiais e manterá todos informados na medida do possível.
Gostaríamos ainda de pedir encarecidamente àqueles que retornaram nos últimos dias da Europa, América do Norte ou Ásia que deixem seus filhos em casa a partir deste momento. Nesse caso, entrem em contato com a coordenação pedagógica ou com o professor responsável da turma, para possibilitar um ensino à distância efetivo.
Por fim, abaixo estão listados alguns sites oficiais importantes para o acompanhamento da situação:
Situação do coronavírus no Brasil: <a href="http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
Hospitais” target=”_blank”>http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/
Hospitais de referência: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46257-mapa-hospitais-referencia-novo-coronavirus
Campanha do Ministério da Saúde com informações sobre o coronavírus: https://portalarquivos2.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/
Sindicato das Escolas Particulares: http://www.sinepepr.org.br/
Governo do Paraná: http://coronavirus.pr.gov.br/
Desejo a todas as famílias tudo de bom, muita saúde, força e paciência nesse momento tão difícil para o mundo todo. Eu estou certo de que ao superarmos com sucesso essa crise, nossa comunidade escolar se tornará mais forte e mais unida.
Gentilmente,
Marc Schumacher
https://chpr.aesb.com.br/site/wp-content/uploads/2020/03/OFÍCIO-CIRCULAR-N-3.pdf

https://chpr.aesb.com.br/site/wp-content/uploads/2020/03/Coronavirus.pdf

https://chpr.aesb.com.br/site/wp-content/uploads/2020/03/20200317-Comunicado-Coronavírus-pais.docx.pdf