Artigo

Notícias

Comunicado – Orientações para o retorno presencial das atividades extracurriculares

Prezados pais, Enfim chegou o momento tão sonhado desde o dia 19 de março — em que estamos novamente podendo receber os nossos queridos alunos em nosso colégio, ao menos para algumas atividades extracurriculares e de acolhimento, com horários limitados, para que seja possível seguir os protocolos e oferecer um ambiente seguro dentro das possibilidades. […]


Em 09 de novembro de 2020

Compartilhar este artigo

Prezados pais,

Enfim chegou o momento tão sonhado desde o dia 19 de março — em que estamos novamente podendo receber os nossos queridos alunos em nosso colégio, ao menos para algumas atividades extracurriculares e de acolhimento, com horários limitados, para que seja possível seguir os protocolos e oferecer um ambiente seguro dentro das possibilidades. Diante do cenário atual, este momento de “volta às aulas” será totalmente diferente do que estávamos acostumados antes da pandemia. Por isso trazemos aqui algumas informações importantes e que também foram apresentadas durante o Webinar da Consultoria Einstein, no dia 27/10:

As turmas precisam ser divididas em pequenos grupos por dois motivos:

Se tivermos um caso suspeito, somente este grupo / esta bolha com uma quantidade pequena de alunos será afastada;
Precisamos aprender e nos acostumar com as novas regras de higiene e de comportamento.

Para cumprirmos os requisitos legais, podemos atender somente uma quantidade limitada de alunos por vez dentro do colégio.

Por esse motivo, nesta primeira fase somente os alunos listados nas bolhas nos comunicados enviados para cada turma podem comparecer ao colégio para as atividades presenciais. Na próxima semana, o mapeamento será disponibilizado novamente para aqueles que ainda não responderam ao formulário e têm interesse que seus filhos participem das atividades presenciais.

As salas de aula foram preparadas e adaptadas para esta primeira etapa de retorno:

Itens que dificultam a higienização foram retirados;
As carteiras que não serão usadas foram retiradas e o chão está delimitado com o lugar correto de cada cadeira, para que seja mantido o distanciamento de 1,5m entre os alunos;
O espaço do professor também foi marcado (quando em pé, deve haver um distanciamento de 2m).

As salas usadas serão higienizadas após a saída de um grupo, antes que o próximo grupo entre.
A entrada e saída dos grupos/das bolhas precisa acontecer em horários diferentes para que não tenhamos aglomerações, tanto na entrada como também na saída. Por isso a pontualidade nos horários de entrada e saída será de suma importância.
Sempre que o aluno vier ao colégio os pais precisam responder ao checklist, que será disponibilizado no primeiro horário no aplicativo, na opção “enquete”. O checklist deve ser respondido antes que a criança chegue ao colégio , pois crianças com sintomas associados à Covid-19 não poderão entrar no colégio. Contamos com a sinceridade de todos ao responder ao checklist, visto que a pandemia ainda não acabou e precisamos tomar todos os cuidados com aqueles ao nosso redor.
Alunos e colaboradores que entram no colégio precisam ter a temperatura aferida.
Os professores das turmas estarão esperando os seus grupos / bolhas na entrada e acompanharão os alunos enquanto estiverem no colégio.
Não serão permitidas brincadeiras livres, pois precisamos manter os pequenos grupos / bolhas sempre juntos.
Neste primeiro momento os alunos não podem trazer lanche para o colégio, pois o período de alimentação é um momento crítico, já que todos ficam sem a proteção das máscaras.
Todos devem trazer a sua própria garrafa de água para evitarmos que algum utensílio (como copos, por exemplo) seja compartilhado entre as crianças causando uma possível contaminação.
Brinquedos não devem ser trazidos ao colégio. O conteúdo da mochila deve se restringir ao necessário para o período dentro do colégio, contendo apenas objetos como estojo, garrafa de água e talvez algum outro material que o professor solicite.
Contaremos com um atendimento especial caso alguém (aluno ou colaborador) apresente algum sintoma associado à Covid-19 durante o tempo em que estiver no colégio. Preparamos a tenda Covid-19, onde a pessoa será amparada pela nossa técnica de enfermagem, Ana Paula. Ela irá verificar a situação e o colégio entrará em contato com os responsáveis caso a suspeita permaneça, para que possam buscar a criança imediatamente. Em seguida, entraremos em contato com os responsáveis pelos alunos deste grupo / desta bolha para informá-los da situação e solicitar que busquem as crianças o quanto antes. Todas as pessoas deste grupo / bolha deverão ficar em quarentena até a chegada do resultado do teste RT/PCR da primeira criança. Caso o teste seja negativo e todos continuem sem sintomas, o grupo poderá retornar às atividades. Caso o teste seja positivo, todos deverão continuar em quarentena. A nossa central de monitoramento (centralcovid@chpr.com.br) orientará todos sobre os procedimentos, passará instruções e informações durante todo o período da quarentena.
As aulas remotas continuam normalmente para todos os alunos seguindo os planejamentos.

Disponibilizaremos no aplicativo informações sobre os procedimentos de higiene, uso de máscara, distanciamento e os protocolos adotados pelo colégio. Os procedimentos e protocolos podem sofrer atualizações diante de novas descobertas científicas ou conforme alguma outra necessidade apontada pelos indicadores monitorados pelo colégio.

Todos nós queremos poder voltar às aulas e à vida escolar com as quais estávamos acostumados antes do dia 19 de março, mas infelizmente este momento ainda não chegou. Precisamos continuar atentos para que o colégio possa dar continuidade às atividades propostas dentro das possibilidades da atual situação.

Agradecemos imensamente pela confiança e colaboração de vocês neste final de um ano letivo que foi tão diferente e cheio de desafios para o mundo inteiro.

Abaixo uma exemplificação dos cuidados necessários ao entrar no colégio:

Qualquer dúvida que possa surgir, continuamos à disposição.

Atenciosamente,

A Gestão