Artigo

Artigos

Francofonia – o mundo fala francês

A francofonia no mundoA francofonia é a totalidade da região linguística francesa que inclui países de naturezas muito diferentes: países em que o francês é a língua oficial, mas que não é falado pela maioria como língua materna, e países em que o francês é a língua materna da maior parte da população. A língua […]


Em 12 de setembro de 2018

Compartilhar este artigo

A francofonia no mundo
A francofonia é a totalidade da região linguística francesa que inclui países de naturezas muito diferentes: países em que o francês é a língua oficial, mas que não é falado pela maioria como língua materna, e países em que o francês é a língua materna da maior parte da população.

A língua francesa é a língua oficial em 32 países e é falada por cerca de 274 milhões de pessoas nos cinco continentes. Isso a coloca em 5º lugar globalmente, depois de mandarim, inglês, espanhol e árabe. Segundo projeções, até 2050 haverá 770 milhões de pessoas em países francófonos.

O francês é a quarta língua mais utilizada na internet, a terceira língua mais falada em negócios, uma importante língua para o trabalho da maioria das organizações internacionais (NATO, ONU, OMC, OCDE, OIT, Comitê Olímpico, Cruz Vermelha) e a segunda língua mais aprendida do mundo, com 125 milhões de alunos e meio milhão de professores franceses.

O francês desempenha um papel fundamental nas iniciativas de ajuda ao desenvolvimento na África, uma vez que o francês é uma língua oficial em muitos países africanos. Aqueles que falam francês têm uma clara vantagem em atividades de consultoria, assim como em fundações e organizações sem fins lucrativos com foco na África.

Em 2012, 16% do PIB mundial era representado pelos países francófonos, com uma taxa média de crescimento de 7%. Além disso, também detêm 14% dos recursos minerais e energéticos do mundo, embora os países francófonos correspondam a apenas 4% da população mundial.

 
A francofonia na Suíça
As áreas francófonas da Suíça são chamadas Romandie ou Suisse romande. Essa região da Suíça tem uma população total de cerca de 2 milhões. Todos os alunos das outras regiões linguísticas da Suíças aprendem francês na escola, portanto há um total de 5 milhões de francófonos em todo o país.

Na Romandie, fala-se geralmente o francês padrão. Vários dialetos regionais provinciais do francês estão ameaçados de extinção. Na pronúncia e no vocabulário ainda existem algumas pequenas diferenças em comparação com a língua padrão francesa (dialeto parisiense).

 
A francofonia no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba
O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba oferece aulas de francês a partir do 6º ano. Ele faz parte da rede francófona em Curitiba e colabora culturalmente com a Alliance Française. Um destaque da francofonia no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba é a “Semaine de la Langue Française”, onde diversas atividades e projetos voltados para os alunos acontecem com o objetivo de promover a língua francesa no Colégio.