Artigo

Artigos

Os benefícios da metodologia pedagógica de Heinrich Pestalozzi

Para Pestalozzi, a educação deve ser construída em cima de uma relação afetuosa e de confiança mútua entre os educadores e seus alunos. Pensador iluminista, escritor e professor, Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), dedicou grande parte de sua vida às causas educacionais, sempre na busca em melhorar as técnicas de ensino na educação infantil. Revolucionou o […]


Em 07 de março de 2018

Compartilhar este artigo

Para Pestalozzi, a educação deve ser construída em cima de uma relação afetuosa e de confiança mútua entre os educadores e seus alunos.

Pensador iluminista, escritor e professor, Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), dedicou grande parte de sua vida às causas educacionais, sempre na busca em melhorar as técnicas de ensino na educação infantil. Revolucionou o meio pedagógico criando um novo jeito de ensinar. Sendo precursor de uma metodologia de ensino baseada, sobretudo, na amorosidade, empatia e respeito pelas crianças.
Teoria educacional
Para Pestalozzi, a educação deve ser construída em cima de uma relação afetuosa e de confiança mútua entre os educadores e seus alunos. Nascido em Zurique, na Suíça, ele desenvolveu um novo conceito didático pedagógico fundamentado no princípio de que toda criança e jovem deve ter direito a educação, independente da sua condição social ou limitação física ou cognitiva. O método educacional promovido por Pestalozzi prioriza que a educação infantil seja personalizada e acessível, com o ensino realizado de acordo com o nível motor e psíquico de cada indivíduo.

Pestalozzi se tornou mundialmente conhecido por algumas obras literárias que publicou, dentre elas está o livro “Como Gertrudes instrui seus filhos”. Através da publicação, de um jeito lúdico e didático, afirma que a educação infantil deve se iniciar pelas lições de mais fácil compreensão para as crianças, seguindo-se dos ensinamentos de maior dificuldade, após total assimilação das anteriores.
Contribuição da metodologia de Pestalozzi
Pioneiro, Heinrich Pestalozzi defendia a ideia de que a pedagogia infantil deveria ser voltada a entender crianças e adolescentes como seres únicos em seu ritmo particular de aprendizado. Assim, é necessária maior sensibilidade por parte dos educadores para reconhecer o estágio de aprendizado em que se encontram e, dessa forma, oferecer uma educação compatível com suas faixas etárias, desenvolvimento mental e físico de cada uma delas.

O educador acreditava que o modelo ideal de escola precisa ser um desdobramento do ambiente familiar, um local onde a criança e o adolescente sintam-se seguros e amados. Para ele, passar apenas o conhecimento científico não bastava. Era preciso se preocupar também com a formação do caráter da criança e, em conjunto, possibilitar o afloramento de seus potenciais inatos e pleno desenvolvimento físico e mental.

Com esse modo progressista e mais liberal de encarar a educação infantil, Pestalozzi contribuiu para uma mudança significativa na área pedagógica. Assim, um transformador jeito de se educar crianças e adolescentes começava a surgir e apresentar resultados positivos.
Principais benefícios da metodologia pedagógica de Heinrich Pestalozzi
Educação menos teórica e mais prática

A pedagogia ideal na visão do professor Pestalozzi era aquela apoiada principalmente na educação com base no “fazer para aprender”, com ênfase no experimental, utilizando métodos sensoriais de ensino que englobam som, forma e número, para posterior introdução da educação linguística. Assim, a criança teria mais experiências práticas e de socialização para uma percepção mais ampliada das sensações e do meio em que vive. A metodologia Pestalozzi deixa a criança livre para aprender e se expressar a seu modo com seus semelhantes, sem ser tolhida ou recompensada por isso.

Educação humanística e afetiva

Um dos principais benefícios da metodologia Pestalozzi são seus métodos de ensino que transformaram a educação, antes baseada na austeridade, numa educação mais humanizada, buscando sempre uma maior proximidade com o aluno. Além disso, ela é baseada no carinho e real interesse no bem-estar da criança e adolescente.

Adaptabilidade pedagógica

A didática de Pestalozzi trouxe para o meio educacional um novo jeito de ensinar com técnicas de ensino voltadas para cada fase da infância, respeitando a diferenciação de idades e de desenvoltura mental e física das crianças, atendendo as necessidades e o tempo de aprendizado de cada uma.
Aprendizagem com a cabeça, coração e mãos
O Colégio Suíço-Brasileiro acredita na metodologia implantada por Heinrich Pestalozzi e sempre busca a excelência da educação de seus alunos e qualificação de seus professores. Uma tradicional instituição de ensino que há quase 40 anos vem ajudando na formação intelectual e humana de seus alunos.

Se você busca uma instituição séria e de qualidade para matricular seu filho, entre em contato pelo telefone: (41) 3525-9100 e agende uma visita ou acesse o site aqui e saiba mais.

 
Fonte: Nova Escola; Slideshare; Filosofando.