Artigo

Artigos

Pais e filhos: como os pais podem ajudar na educação escolar dos filhos?

É muito importante participar da educação dos filhos, pois a presença constante dos pais incentiva o bom desempenho escolar. A atual situação mundial tem cobrado mais preparo para o mercado de trabalho. A competitividade para ingressar e se manter no mundo corporativo exige qualificação constante. Pode parecer exagero, mas essa preparação começa logo nos primeiros […]


Em 06 de março de 2018

Compartilhar este artigo

É muito importante participar da educação dos filhos, pois a presença constante dos pais incentiva o bom desempenho escolar.

A atual situação mundial tem cobrado mais preparo para o mercado de trabalho. A competitividade para ingressar e se manter no mundo corporativo exige qualificação constante. Pode parecer exagero, mas essa preparação começa logo nos primeiros anos de estudos da criança. Não basta somente escolher uma escola com uma boa proposta pedagógica, o acompanhamento atento e o apoio dos pais são fundamentais para que o estudante se desenvolva e tenha uma vida acadêmica e profissional de sucesso.

Confira as dicas de como os pais podem ajudar na educação escolar dos filhos:
Estabeleça uma rotina
Crie condições favoráveis para o estudo dos seus filhos em casa, reserve um espaço com mesa, cadeira iluminação e materiais necessários. Estabeleça um horário diário para estudos e, durante esse período, afaste as distrações como eletrônicos, celular e TV. O ideal é revisar o que foi ensinado no dia e fazer os deveres de casa, com isso, a matéria não se acumula para ser estudada somente às vésperas das avaliações.
Acompanhe de acordo com a idade
Para crianças dos primeiros anos do ensino fundamental, o acompanhamento deve ser feito de perto, sempre orientando e corrigindo os erros próprios da idade. Já para os adolescentes, é bom revisar o conteúdo e deixá-los exercitar o raciocínio mais livremente para resolver as questões. A ajuda agora é somente no começo e ao final do horário de estudos, para correção, esclarecimento e ajustes. Lembrando que o tempo de estudo diário deve aumentar proporcionalmente à idade e à fase escolar do estudante.
Mantenha o diálogo
Mantenha com seus filhos, desde o início, o hábito do diálogo. Pergunte como foi o dia, o que eles aprenderam, que atividades mais gostaram, etc.. Mas faça isso de forma leve e descontraída. Assim, com o passar do tempo, essa conversa fluirá naturalmente e você estará sempre sabendo da situação escolar dos seus filhos.
Ensine brincando
Ofereça sempre opções de jogos, livros e revistas que tenham conteúdo importante para a formação. Crie dinâmicas e competições em família que incentivem a leitura ou mesmo o desenvolvimento de estratégias de jogo que favoreçam o raciocínio lógico. Os eletrônicos também podem ser aliados, incentive o acesso a sites e filmes voltados a informações de qualidade, por exemplo.
Exercício e sono
Fique atento aos horários de descanso e exercícios dos seus filhos, já é comprovado que a quantidade e a qualidade das horas de sono influenciam diretamente no aprendizado. Para crianças até 12 anos, o ideal é que se durma, no mínimo, 9 horas por noite, já para os adolescentes indica-se, pelo menos 7 horas de sono. Exercícios físicos também ajudam no desenvolvimento psicomotor do indivíduo e favorecem a concentração e o aprendizado.
Visite a escola
É verdade que a vida atual é bem corrida, mas é importante visitar a escola dos seus filhos regularmente, não somente nas reuniões de pais e mestres, mas de forma espontânea. Defina a periodicidade das visitas de acordo com a sua disponibilidade, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, mas não deixe de ir. Informe-se sobre a metodologia de ensino, o desempenho dos seus filhos e identifique as eventuais dificuldades para corrigi-las em casa. Essa parceria entre escola e lar cria um ciclo de comunicação e confiança em que o maior beneficiado é o aluno.
Formação adequada
Agora que você já sabe como ajudar na educação escolar dos seus filhos, ofereça a eles o que há de melhor: o Colégio Suíço-Brasileiro. Uma instituição multilíngue, de alta qualidade, com professores especializados e estrutura completa. Clique aqui e saiba mais ou agende uma visita: ligue (41) 3525-9100.

 
Fonte: Delas; Revista Veja; Marisa Psicologa.