Artigo

Notícias

Primeiro Comunicado Oficial – CHPR 2021 – 20/01

Pinhais, 20 de janeiro de 2021 Prezados pais, Com muita satisfação escrevemos este primeiro comunicado e desejamos a todos um excelente novo ano!  O início oficial das aulas se aproxima e é possível afirmar que temos uma situação mais favorável no que diz respeito ao retorno das aulas presenciais regulares, porém, infelizmente, o número diário […]


Em 21 de janeiro de 2021

Compartilhar este artigo

Pinhais, 20 de janeiro de 2021

Prezados pais,

Com muita satisfação escrevemos este primeiro comunicado e desejamos a todos um excelente novo ano! 

O início oficial das aulas se aproxima e é possível afirmar que temos uma situação mais favorável no que diz respeito ao retorno das aulas presenciais regulares, porém, infelizmente, o número diário de novos casos de COVID-19 ainda é alto. 

Nesse sentido, o colégio segue sujeito às decisões do Governo do Estado e do Município para a liberação de aulas presenciais.

O Governo do Estado do Paraná se pronunciou em rede estadual e informou que está organizando o retorno das aulas presenciais para toda a rede de ensino.

O mesmo plano de organização se estende para a rede privada, o que nos possibilita receber alunos e funcionários, desde que em conformidade com o Protocolo Geral de Segurança Sanitária do Estado, que discute diversos aspectos, tais como:

– Regras de distanciamento, uso de EPIs, número de alunos por turma observando o escalonamento necessário para esse atendimento, informativo para as famílias, assinatura da decisão dos pais de encaminhamento presencial ou não presencial de seus filhos e demais orientações necessárias.

O SINEPE-PR reitera esses aspectos para um retorno bem planejado. A Consultoria Einstein também já nos deu o aval para o nosso retorno seguro. Os Núcleos de Educação de Curitiba e de Pinhais já aprovaram nossos calendários do presente ano letivo da Educação Infantil ao Ensino Médio, com início das aulas no dia 01 de fevereiro. 

Gostaríamos de lembrar que será preciso preencher novamente o formulário de Mapeamento dos Alunos, pois assim saberemos  quantos alunos desejam retornar ao ensino presencial neste momento. Informamos que todos os alunos devem ter o Mapeamento 2021 preenchido; o formulário será disponibilizado via app oficial logo após o envio deste comunicado, com prazo de resposta até o dia 25 de janeiro de 2021. É imprescindível que todos respondam dentro do prazo solicitado, pois isso evitará atrasos na organização das turmas e bolhas.

Aulas híbridas e escalonadas 

O colégio equipou todas as salas de aula com microfones e câmeras para transmissão das aulas em tempo real, assim, os alunos que optarem por permanecer em casa, poderão acompanhar remotamente as aulas ministradas no presencial. 

Com o resultado do mapeamento informaremos com detalhes o status de cada sala de aula. 

Para as turmas da Educação Infantil até o 3° ano do Ensino Fundamental, temos como objetivo dividir os alunos em duas bolhas por sala; para isso, organizamos o máximo de salas de aula disponíveis e adaptadas para que todos os alunos possam participar das aulas presenciais ao mesmo tempo, porém em salas diferentes, respeitando o distanciamento. 

Sabemos que para esses níveis as aulas presenciais são a melhor opção, e por isso decidimos seguir com esse planejamento.

Para as turmas do 4° ano do Ensino Fundamental até a 4° série do Ensino Médio, o mapeamento de cada sala definirá se o aluno poderá vir todos os dias ou se será preciso fazer um escalonamento por semana. Na primeira possibilidade, o aluno poderá vir diariamente caso metade dos alunos da turma opte por permanecer no ensino remoto; na segunda possibilidade será preciso intercalar dois grupos de alunos para o escalonamento semanal: uma bolha poderá estar presencialmente no colégio e outra estará assistindo as aulas transmitidas no ensino remoto. 

Após os resultados do mapeamento, as famílias de cada turma serão informadas diretamente sobre os procedimentos adotados para o ensino híbrido e escalonado.

Sabemos que nem todas as situações serão ideais para todas as famílias, porém faremos o possível para que irmãos venham presencialmente na mesma semana, por exemplo. Esse novo sistema provavelmente implicará em muitos ajustes e desde já contamos com a compreensão de todos, pois estamos lidando com um rodízio de 720 alunos e 130 colaboradores.

Reunião com os pais e início das aulas

Neste ano, as reuniões de início das atividades letivas com os pais serão no formato online. O link para as reuniões será enviado até o início da próxima semana, mas, de qualquer forma, já disponibilizamos abaixo as datas e horários para que todos possam se organizar.

28 de janeiro de 2021 

08h00 às 08h30 – Reunião do diretor com pais novos EF – EM
08h30 às 10h00 – Reunião dos PO’s com todos os pais EF – EM
13h00 às 13h30 – Reunião do diretor com pais novos EFI (tarde) – 1º ao 3º ano
13h30 às 15h00 – Reunião com todos os pais EFI (tarde) – 1º ao 3º ano

29 de janeiro de 2021

08h00 às 08h30 – Reunião do diretor com pais novos EI (manhã)
08h30 às 10h00 – Reunião dos PO’s com todos os pais EI (manhã)
13h00 às 13h30 – Reunião do diretor com pais novos EI (tarde)
13h30 às 15h00 – Reunião dos PO’s com todos os pais EI (tarde)

29 de janeiro de 2021 – Programação do Cone Escolar 1º ano EFI

            1º ano A I:  07h30 às 0h30

            1º ano A II: 10h00 às 12h30 

            1º ano B I: 13h30 às 15h30

01 de fevereiro de 2021 – Primeiro dia de aula (todas as turmas)

12 de fevereiro de 2021

08h30 às 09h30 – Reunião do Acompanhamento Vespertino

Atendimento presencial no colégio 

 

Seguimos com uma restrição do número de pessoas dentro do colégio, portanto os nossos atendimentos continuam sendo realizados de forma online.

Pesquisa de presença, mapeamento e termo de liberação dos alunos para o presencial

Logo após o envio deste comunicado oficial será enviada uma pesquisa de confirmação para verificar quais alunos irão frequentar as aulas presenciais, e quais alunos permanecerão no sistema remoto. Nesse mesmo questionário disponibilizaremos o Mapeamento 2021. Como já dissemos anteriormente, precisamos da participação de todos os alunos para que seja possível organizar o sistema híbrido de ensino do presente ano letivo.

Também incluímos nesse mapeamento o aceite do “TERMO DE RESPONSABILIDADE E CONSENTIMENTO LIVRE EM SITUAÇÃO DE PANDEMIA DE COVID-19”, solicitado pelo Governo para liberar a participação presencial dos alunos.

A pesquisa ficará disponível entre o período de 20/01 a 25/01/2021.

Por fim, há também uma opção para os pais que optarem pelo sistema online neste primeiro momento e mais tarde decidirem pela participação de seus filhos no ensino presencial: será necessário comunicar sempre até o dia 25 de cada mês o interesse na mudança da modalidade de ensino, e com isso a partir do dia 01 do mês seguinte a solicitação será efetivada. Portanto, uma vez por mês vamos incluir alunos interessados na mudança de modalidade. Informamos ainda que para solicitar a mudança da modalidade será preciso entrar em contato com a respectiva coordenação de nível.

Os alunos serão divididos de acordo com as categorias abaixo e somente os que fazem parte do Grupo D estarão aptos a retornar à escola. Os alunos pertencentes ao grupo A que têm interesse em participar das atividades presenciais precisam enviar para o e-mail secretaria@chpr.com.br um atestado médico que libere a participação do aluno. Abaixo estão descritos os quatro grupos:

Grupo A: Grupo dos alunos pertencentes ao grupo de risco. Esses alunos são aqueles que correm grande risco de adoecer gravemente caso sejam contaminados pelo vírus SARS-CoV-2. Eles devem permanecer em casa neste primeiro momento;

Grupo B: Grupo de alunos sintomáticos que apresentam algum sintoma relacionado à doença Covid-19, podendo, portanto, atuar como transmissores do vírus. Esses alunos não podem ir ao colégio;

Grupo C: Grupo de alunos assintomáticos, mas que entraram em contato com alguém de fora do colégio que apresentou sintomas ou testou positivo para COVID-19. Além disso, também integram este grupo aqueles que fazem parte da “bolha” em que houve outro aluno/colaborador com suspeita ou caso confirmado de COVID-19. Alunos desse grupo não podem ir ao colégio;

Grupo D: Grupo de alunos aptos ao retorno das atividades laborais presenciais. São aqueles que não se enquadram em nenhum dos 3 grupos acima, ou seja, não são do grupo de risco, não apresentam sintomas da doença e não estão convivendo ou tiveram contato com alguém com sintomas da doença ou que tenha testado positivo.

Quarentena após viagens

Os alunos que retornarem de viagem devem permanecer pelo menos dez dias em quarentena e assistir as aulas no formato online durante este período. Lembrando que se tivermos um contágio no colégio precisamos afastar o(s) grupo(s) por 14 dias, além de colocar em risco todo o nosso sistema de ensino híbrido, o que poderia acarretar em um retorno do ensino remoto. 

Entrada e saída dos alunos

Dividimos as turmas nos horários de entrada e saída e os alunos precisam se dirigir diretamente para a sala de aula na hora da entrada.

Os portões dos Pit-Stops estarão abertos a partir das 7h00 como forma de evitar aglomeração na entrada.

Para a Educação Infantil, os portões serão abertos a partir das 7h30/13h00 e as professoras irão recepcionar os alunos no portão.

Os alunos deverão usar as seguintes entradas:

Alunos da Educação Infantil: entrada principal / recepção
Alunos do 1º ao 6º ano: Pit-Stop I (lembrando que o funcionamento do Pit-Stop segue de acordo com o mapa anexo, ou seja, descendo a Rua 7 de Setembro)
Alunos do 7º ano até o Ensino Médio: Pit-Stop II (lembrando que é necessário subir a Rua Wanda dos Santos Mallmann)
Alunos que chegam de transporte escolar: conforme o ano passado, abaixo da passarela na entrada designada para esses veículos.

Somente os alunos das turmas da tarde (saída às 17h20/17h35) usarão o Pit-Stop I para sair. É importante que os pais/responsáveis também utilizem a máscara em tempo integral de forma correta e mantenham o distanciamento de 1,5 enquanto aguardam os filhos.

Intervalo e alimentação

Os horários dos intervalos não sofreram nenhuma alteração. Os alunos devem ficar de máscara em tempo integral e na hora de retirar a máscara para fazer o lanche devem manter um distanciamento de 1,5m. Pedimos que vocês alertem os seus filhos para que eles não compartilhem objetos (como por exemplo celulares ou fones de ouvido). Os nossos funcionários foram treinados para alertar todas as pessoas que frequentam o colégio das regras e protocolos vigentes e, em caso de reincidência, as respectivas coordenações serão informadas para que sejam tomadas as devidas providências.

É importante também que todos os alunos tragam as suas garrafas de água (tanto para uso em sala de aula quanto para as pausas e o almoço); lembramos que os bebedouros funcionam somente para encher as garrafas.

Lanches e almoço no colégio

Lanchonete

Estará aberta, porém com oferta limitada para agilizar o atendimento.

Almoço

Nesta fase não será permitida a entrada de pais ou responsáveis para o almoço com o intuito de reduzir o fluxo de pessoas. Além disso, somente os alunos que têm aula em tempo integral poderão almoçar no colégio.

O horário de almoço será mantido, porém haverá um escalonamento por turma para não gerar aglomeração ou superlotação do refeitório.

É imprescindível que os alunos tirem as máscaras somente para comer, não conversem na hora de se servir, evitem conversar durante a refeição e tenham a nova máscara pronta para uso após a refeição. O saquinho plástico dos talheres pode ser usado para guardar a máscara usada; lembrando que antes e depois do manuseio da máscara é necessário higienizar as mãos com álcool gel, disponível nas mesas do refeitório. 

Os alunos que preferirem trazer o almoço de casa precisam trazer também os utensílios necessários para fazer a refeição. A quantidade de microondas disponíveis foi reduzida para podermos manter o distanciamento.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos para que possamos garantir o ensino presencial e manter o colégio seguro para todos os alunos e colaboradores.

Por fim, gostaríamos de dizer que toda a equipe do colégio está trabalhando para que o retorno dos alunos ao ambiente escolar siga da forma mais segura possível. Além disso, trabalhamos com o claro objetivo de manter a escola aberta e temos feito tudo que está ao nosso alcance para que o colégio não precise ser fechado novamente em virtude de casos — confirmados ou suspeitos — de COVID-19. Lembramos também que cada um de nós é responsável por manter a segurança no ambiente escolar, e por isso é fundamental que todos sigam as regras e protocolos, pois assim cuidamos de toda a comunidade escolar. Ficamos muito felizes em poder contar com o apoio e compreensão de todos vocês. Muito obrigado!

Atenciosamente,

Reto Schafflützel

 

______________________________________________________________________________

 

Texto para a Pesquisa e mapeamento

Prezados pais,

Disponibilizamos no nosso aplicativo oficial a pesquisa e o Mapeamento 2021, indispensáveis para a organização do Sistema Híbrido de Ensino.

O formulário ficará disponível até o final da tarde de segunda-feira, dia 25/01/2021, 18h00.

Ressaltamos que sem o preenchimento deste formulário não será possível programar a participação do aluno nas modalidades de ensino vigentes. Pedimos ainda, por gentileza, que as famílias aguardem o contato do respectivo coordenador de nível, que irá informar o grupo (bolha) no qual o aluno será incluído.

Por fim, mais um lembrete com relação ao mapeamento: O termo de compromisso mencionado no item 16 da enquete está disponível junto ao item e também está anexo ao comunicado enviado no dia 20/01/2021.

Agradecemos a todos pela colaboração.

Atenciosamente,