Artigo

Notícias

Segundo Comunicado Oficial – CHPR 2021 – 11/02

Pinhais, 11 de fevereiro de 2021 Prezada comunidade escolar, No Estado do Paraná, todas as Deliberações, Resoluções e Protocolos de Biossegurança apontam para uma continuidade do ensino híbrido e escalonado, desde que as medidas de prevenção sejam respeitadas por todos que frequentam o colégio. A nossa instituição priorizou o retorno de cem por cento dos […]


Em 11 de fevereiro de 2021

Compartilhar este artigo

Pinhais, 11 de fevereiro de 2021

Prezada comunidade escolar,

No Estado do Paraná, todas as Deliberações, Resoluções e Protocolos de Biossegurança apontam para uma continuidade do ensino híbrido e escalonado, desde que as medidas de prevenção sejam respeitadas por todos que frequentam o colégio. A nossa instituição priorizou o retorno de cem por cento dos alunos da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental, ainda que, apesar dessa possibilidade, algumas famílias tenham decidido permanecer no ensino remoto. Para que essa prioridade se concretizasse, o colégio adaptou todos os espaços possíveis para a criação de novas salas de aula, visto que a volta é escalonada e o distanciamento deve ser respeitado em todos os ambientes. Tínhamos o intuito de oferecer essa estrutura para todas as turmas, e como as nossas salas de aula são amplas e as turmas não são muito numerosas, foi possível agrupar os alunos em apenas 2 bolhas, porém com aulas transmitidas de forma síncrona. Assim, todos eles recebem os mesmos inputs iniciais. A primeira semana foi fundamental para novos ajustes diante desses desafios.

De acordo com o mapeamento respondido pelas famílias, aproximadamente 90% dos alunos assistirão às aulas presenciais. No momento temos uma média de 80% de frequência. Os alunos mostraram bastante maturidade perante a nova realidade — eles são exemplares no uso das máscaras, no respeito aos novos procedimentos e estão lidando bem com as adaptações à rotina, como na hora do almoço, por exemplo, cuidando com a higiene e delimitação das mesas.

Ainda sobre o momento da refeição, temos duas observações. Os alunos que trazem almoço de casa precisam trazer seus talheres. Pedimos também que os alunos não tragam dinheiro para colocar crédito no cartão para a refeição ou para uso na cantina. É recomendável recarregar os cartões online, principalmente no atual contexto.

Calendário Escolar

O calendário escolar de 2021 foi aprovado pelos órgãos competentes. Faremos mudanças apenas em caso de extrema necessidade.

Na semana do Carnaval, após o recesso, as bolhas I (do 4º ano do EFI até a 4ª série do EM) retornam ao ensino presencial e as bolhas II permanecem no ensino remoto nos dias 18 e 19 de fevereiro.
Os alunos das bolhas I e II da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental retornam ao sistema presencial para as aulas dos dias 18 e 19 de fevereiro.

Quarentena após viagens

Os alunos que retornarem de viagens em que houve exposição/possibilidade de contágio devem permanecer pelo menos dez dias em quarentena e assistir às aulas no formato online durante este período. Essa medida garante a proteção de todos ao nosso redor. Lembrando que se tivermos um contágio no colégio precisamos afastar o(s) grupo(s) por 14 dias. Além disso, um descuido pode colocar em risco todo o nosso sistema de ensino híbrido, o que poderia acarretar em um retorno do ensino remoto.

Planos de aulas

Todos os professores já fizeram os planos de aula das respectivas disciplinas, conteúdos e objetivos previstos no PPP (Projeto Político Pedagógico). Até o final de fevereiro essas informações serão encaminhadas ao Núcleo de Educação, contendo também todos os ajustes necessários com a incorporação de possíveis remanescências do ano letivo de 2020 e a nova distribuição para o presente ano. Para nós é fundamental cumprir todo o conteúdo previsto neste plano continuum.

Ensino Híbrido

Com o início das aulas híbridas, fica claro que essa modalidade não consiste apenas no ensino remoto e presencial, mas sim na convivência dessas modalidades ao mesmo tempo e em ambientes diferentes. Nesse caso, é importante ressaltar que deve haver uma diversificação nas dinâmicas de acompanhamento dos alunos — desde o momento de preparação das aulas pelos professores. Como trabalhamos holisticamente e de forma contínua com o desenvolvimento de competências e habilidades antes dos conteúdos propriamente ditos, estamos todos diante de possibilidades imensas de exploração (e consequente desenvolvimento) pedagógica. É natural que os professores, em sala de aula, tenham dinâmicas diferentes com os alunos presentes na escola e com os que estão em casa, no ensino remoto. Em alguns casos, por exemplo, o professor pode permitir que esses alunos façam suas atividades não necessariamente diante do monitor; mesmo porque é sabido da necessidade de se movimentar e sair da frente do computador em certos momentos para que o desenvolvimento continue sendo eficaz. Assim, da mesma forma, é possível (e também recomendável) que o mesmo aconteça com os alunos no ensino presencial.

Desse modo, esse início de ano letivo está sendo bastante enriquecedor para todos da comunidade escolar, já que estamos colocando em ação o desenvolvimento que queremos para nossos alunos nesta modalidade de ensino.

Os professores, através da avaliação diagnóstica realizada no ano passado (e já mencionada em nossos relatórios), têm a flexibilidade de, se assim entenderem, retomar certos conteúdos que necessitem de um trabalho com mais ênfase ou com uma outra abordagem.

E assim é o trabalho dos professores com os alunos em todas as séries, quer seja com o conteúdo do currículo nacional, ou do IB, considerando sempre as competências e habilidades desenvolvidas. É importante lembrar: o ensino baseado na competência é uma abordagem que renuncia a uma concepção estática e setorial das disciplinas para abraçar um ensino ativo, no qual uma determinada área de conhecimento se torna uma oportunidade para o desenvolvimento de múltiplas habilidades que, por sua vez, contribuem para proporcionar ao aluno um domínio mais completo do assunto estudado.

Gravação das aulas

Em alguns momentos, os professores gravam parte de suas aulas para que os alunos possam usar esses trechos como suporte nas horas de estudo. Vale ressaltar que essas gravações não servem para substituir as aulas, já que elas funcionam apenas como mais uma forma complementar de apoio que se faz relevante no ensino híbrido.

Checklist e Central Covid

Conforme já foi informado no ano passado e também em nosso primeiro comunicado de 2021, é necessário que o aluno responda ao checklist todos os dias pela manhã antes de vir ao colégio. Pedimos total atenção aos sintomas e às respostas no formulário. Lembramos que casos suspeitos serão acompanhados e orientados pela nossa Central Covid e que essas orientações — por exemplo, o tempo indicado para a quarentena — precisam ser respeitadas. Para ler o protocolo completo, acesse o nosso app.

Desde o início do ano letivo até o dia 09 de fevereiro não foi preciso afastar nenhuma bolha e também não tivemos nenhum caso confirmado entre os alunos. A nossa Central Covid monitorou, orientou e acompanhou ao todo 37 famílias (esse número corresponde a 40 alunos e 11 colaboradores) desde o início do ano.

Entrada e saída de alunos

Fizemos alguns ajustes internos e com isso conseguimos agilizar as entradas e saídas dos alunos. Ainda esta semana os alunos receberão os novos crachás, que serão de uso obrigatório na entrada e saída, seguindo a recomendação de evitar o uso de biometria neste momento de pandemia.

Pedimos aos pais que acessam o Pit-Stop que não cheguem antes do término das aulas; esse tem sido o maior problema no momento. Se a aula termina às 12h05, por exemplo, os alunos não chegam à área de embarque antes das 12h10 — o mesmo ocorre no horário das 15h40. Recomendamos que os pais cheguem ao colégio entre 12h10 e 12h20, no turno da manhã, e entre 15h45 e 16h, no período da tarde. Com isso, não será necessário estacionar na rua, pois o fluxo dentro do Pit-Stop poderá seguir sem congestionamentos.

Por fim, gostaríamos de agradecer novamente às famílias por todo o apoio para que o processo de retorno às aulas funcione da melhor forma possível. É muito bom poder contar sempre com o respeito de vocês pela escola e por todos os nossos colaboradores e professores, visto que estamos todos trabalhando com o mesmo objetivo: manter a escola aberta para os nossos alunos.

Atenciosamente,

Reto Schafflützel