Artigo

Artigos

Tarefa escolar: como ajudar o seu filho com as lições de casa?

É imprescindível que os pais acompanhem e orientem as tarefas escolares dos filhos. Acompanhar as tarefas escolares dos filhos é uma função essencial que deve ser assumida pelos pais.Por mais difícil que seja a rotina diária de trabalho e afazeres domésticos, não se deve abrir mão dessa responsabilidade tão necessária para o desenvolvimento da criança […]


Em 05 de março de 2018

Compartilhar este artigo

É imprescindível que os pais acompanhem e orientem as tarefas escolares dos filhos.

Acompanhar as tarefas escolares dos filhos é uma função essencial que deve ser assumida pelos pais.
Por mais difícil que seja a rotina diária de trabalho e afazeres domésticos, não se deve abrir mão dessa responsabilidade tão necessária para o desenvolvimento da criança e, até mesmo, para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.
Demonstrar interesse pela rotina de estudos de seus filhos é incentivá-los a ter responsabilidade e, também, uma forma de auxiliar na melhoria do desempenho escolar.

Estabeleça uma rotina para as lições de casa
Esse é o primeiro passo. As crianças não têm condições de administrar seu tempo sozinhas, portanto, cabe aos pais orientá-las. Dessa forma, determine um horário fixo para as lições.

Materiais e ambiente adequados
Procure um local silencioso e que ofereça certo conforto, pelo menos, com uma mesa e uma cadeira. Além disso, certifique-se de que todos os materiais que seu filho precisa estão por perto: lápis, caneta, livros, cadernos, papel de rascunho e outros itens necessários. Outra dica importante, é ter sempre um dicionário em mãos para poder consultar.

Priorize as matérias mais difíceis
Aproveite enquanto seu filho estiver descansado para iniciar os estudos, pois estará mais disposto e assim desfutará mais das explicações. Comece a resolução da tarefa pelas disciplinas com maior dificuldade, dessa forma, quando o cansaço chegar, não será tão penoso realizar as atividades das matérias que mais gosta.

Incentive a autonomia
É essencial que a criança resolva as tarefas sozinha. Procure sempre orientá-la a buscar as respostas, e nada de entregá-las prontas! A presença dos pais é importante como incentivadores, dessa forma, a ajuda é bem-vinda, mas estimule a criança a pensar e fazer os exercícios com sua própria tentativa. Os pais devem guiar os filhos nas escolhas corretas, mas nunca escolherem por eles. Essa atitude incentiva a autonomia, tão importante para o desempenho cognitivo da criança.

Ofereça palavras de incentivo
Encoraje sempre seu filho, mesmo que ele apresente dificuldades. Pontue o esforço e evite críticas, pois a criança pode se sentir desestimulada e até mesmo perder o interesse pelos estudos.
Lembre-se de que, embora, a resposta não esteja certa, seu filho, com certeza, fez todo um caminho até encontrá-la. Elogie-o por isso.

Separe um tempo para o descanso
Reserve sempre um tempinho para que seu filho possa descansar e repor as energias. Você pode estipular 10 minutos a cada uma hora de estudos.

Acompanhe o dia a dia na escola
Participar das rotinas das crianças na escola é fundamental!
Compareça às reuniões escolares e, sempre que possível, procure informações de professores e coordenadores sobre o comportamento e rendimento de seu filho. Esse contato é importante, pois com as respostas você poderá ajudar a desenvolver técnicas de estudo, auxiliar nas dificuldades e orientar sempre que necessário.

Comprometimento
O Colégio Suíço-Brasileiro é uma instituição internacional e multicultural, de ensino multilíngue, com uma equipe pedagógica formada por profissionais especializados e comprometidos com o pleno desenvolvimento dos alunos.
Saiba mais aqui ou agende uma visita pelo telefone (41) 3525-9100.
 

Fontes: Guia Infantil; Terra.