Atributo IB “Risk-Takers” na Educação Infantil

Uma vez que o mundo é cheio de riscos, as crianças precisam aprender a reconhecê-los e reagir para se proteger e desenvolver suas próprias capacidades de avaliação de riscos. Essas experiências ajudarão a criança passo a passo, ou melhor, queda a queda, calibrar seu corpo e seu espírito para enfrentar os percalços e as belezas da vida. Em cada oportunidade que a criança tem de se desafiar, ela afirma a si mesma e ao mundo seu desejo de ir adiante, além daquilo que já domina, demonstrando confiança em si e na vida.

Durante a semana IB Risk-Takers foram realizadas algumas atividades com as crianças da Educação Infantil III A para que superassem alguns de seus medos.

 

O aluno sentiu-se inseguro para subir em uma cadeira. Foi desafiado e com a ajuda de seus colegas subiu em algo mais baixo do que sua cadeira.

 

Todos os dias as crianças têm a oportunidade de desfrutar de um lindo prato de frutas. No dia em que foi oferecido tomate, teve uma criança que experimentou pela primeira vez um pedaço.

 

 

Em uma brincadeira nova, estimulando a concentração, equilíbrio, sequência e direção, com coragem a aluna experimentou pular e brincar.

 

Na janela do trem, analisando e tomando a decisão para pular.

 

No bosque, as crianças são auxiliadas pelas professoras a caminhar nos troncos das árvores. Quando se sentiu seguro e preparado para um novo desafio, equilibrou-se sozinho a uma certa altura.

 

Subir além do meu limite antes nunca experimentado.

 

Pular com os dois pés é fácil, mas pular em um pé só foi preciso coragem e equilíbrio.

 

 Ainda com ajuda, porém arriscando a se equilibrar.

Posted in: