Atributo IB “Risk-Takers” no Ensino Fundamental

4º ano A – Aula de Educação Física

Em junho o atributo Risk Takers  foi desenvolvido no 4º ano A através de uma atividade encorajadora. . O objetivo foi de que os alunos pudessem trabalhar com a competência coragem e arriscarem-se em um circuito com saltos no trampolim, podendo fazer um rolamento no ar e cair nos colchões, saltando obstáculos, treinando o equilíbrio em traves e saltando em um lugar específico. Os alunos conseguiram desenvolver muito bem essa competência, pois treinaram e atreveram-se com coragem. Satisfatoriamente aqueles mais tímidos nesse quesito também conseguiram se arriscar, buscando a superação.

4º ano – Aula de Alemão

No ensino da disciplina, os alunos do 4ºEF trabalharam em grupos sobre o tema os sentidos.  Como primeira etapa, o grupo aprendeu o vocabulário e aplicou-o. Na etapa seguinte, os alunos ouviram tons diferentes e depois os atribuíram ao som correto.  Em sala, as suposições e os resultados de cada grupo foram analisados. Desta forma, o atributo Risk Takers foi trabalhado no grupo de alemão, posto que os alunos aprenderam a trabalhar em conjunto, a trocar ideias, a confirmar e justificar suas suposições.

 

6º ano – Aula de Francês

Os alunos dos 6ºs A e B fizeram a sua primeira apresentação na língua francesa. Eles tiveram um período de três aulas para preparar uma apresentação sobre grupos francófonos. O objetivo deveria considerar o vocabulário que estudamos no 2º bimestre, em que deveriam apresentar um estilo de música, bem como as suas funções no grupo. Eles estavam tranquilos e em geral conseguiram expressar suas ideias de maneira adequada. Perceberam que devem se adaptar ao que sabem falar ou pronunciar. No entanto, muitos utilizaram frases mais complexas, pois uma das tarefas era de que colocassem curiosidades sobre o grupo linguístico. 

 

6º ano B – Aula de Educação Física

Os alunos dos 6ºs anos realizaram uma atividade (teste físico) muito conhecida na área de Educação Física, chamada Beep Test (Teste de Léger). Nesta atividade os praticantes devem correr de forma contínua entre dois pontos que se encontram a 20m um do outro. Os praticantes devem respeitar os estímulos sonoros (beep) durante o teste, por exemplo: eles só podem deixar um ponto após o beep e chegar ao outro ponto antes do próximo beep. O tempo entre os estímulos sonoros diminuem de um nível para o outro, mas a distância se mantém. Portanto, os praticantes precisam aumentar a velocidade a cada nível alcançado. 

Conectando ao atributo Risk Takers, notamos, durante a realização da atividade, que os alunos puderam enfrentar as incertezas de chegar ao próximo nível, mas todos mantiveram uma motivação enorme para alcançá-lo. A atividade aconteceu em duplas, o que deu aos alunos a oportunidade de trabalhar de forma independente e cooperativa, haja vista que enquanto um realizava a atividade, o outro motivava, tentando fazer com que o colega se superasse. Percebeu-se, assim, que todos os alunos se mostraram resilientes diante das mudanças e dos desafios constantes impostos pela atividade. 

Portanto, a atividade oportunizou aos alunos deixar sua zona de conforto e assumir riscos, percebendo que a determinação em superar desafios pode fazer com que possam atingir voos mais altos.

 

8º ano B – Aula de Educação Física

Em junho realizamos uma aula diferenciada com a turma do 8°B: explicamos a importância de tentar fazer as atividades, mesmo que sentissem medo. O primeiro objetivo foi uma atividade de queda livre em que os alunos deveriam soltar o controle do seu corpo e cair de costas no colchão. A segunda etapa foi de confiança, pois os alunos caíram nos braços de seus colegas e a terceira seria saltar do alto da barra fixa de alongamento no colchão. Muitos pensaram que seria fácil, mas quando estavam no alto da barra, hesitaram. O objetivo geral da aula foi incentivar os alunos a se arriscarem em algo diferente e desafiador. Dessa forma, tivemos sucesso total na aula, pois todos os alunos superaram as etapas e até queriam continuar nas aulas seguintes. Parabéns à turma que cumpriu o desafio com excelência.

 

Posted in: