Artikel

Artikel

Os benefícios das Artes Marciais para o seu filho

Entre os benefícios das Artes Marciais estão a disciplina e o autocontrole, trabalhados constantemente durante as aulas. Em geral, quando os pais pensam em matricular os filhos em alguma modalidade de Arte Marcial, eles têm apenas uma ideia do que significa essa prática esportiva, que, na verdade, vai muito além dos movimentos de luta e […]


In 19 von April von 2018

Teile diesen Artikel

Entre os benefícios das Artes Marciais estão a disciplina e o autocontrole, trabalhados constantemente durante as aulas.

Em geral, quando os pais pensam em matricular os filhos em alguma modalidade de Arte Marcial, eles têm apenas uma ideia do que significa essa prática esportiva, que, na verdade, vai muito além dos movimentos de luta e de equilíbrio. Os benefícios das artes marciais para o seu filho são tantos e tão importantes que merecem um artigo especialmente voltado a eles. Confira!
O que é Arte Marcial?
A Arte Marcial é disciplina, tanto física quanto mental, que objetiva o alto desenvolvimento dos praticantes de todas as idades. Seus benefícios incluem as esferas do aprimoramento mental, espiritual e físico — incluindo a prática de exercícios.
Tipos de Artes Marciais mais conhecidas e praticadas
Conhecer mais sobre algumas artes marciais ajudará pais e alunos a escolherem qual delas mais se adéqua aos seus objetivos. Confira:

Judô: Muito popular no Brasil, sobretudo entre as crianças, a prática do judô traz equilíbrio interior e comunhão com o que está ao redor do indivíduo, integrando ambas as esferas.

Jiu-jitsu: De tão popular no País, o jiu-jitsu é considerado uma Arte Marcial Japão-Brasil (Brazilian Jiu-Jitsu). Sua prática beneficia a defesa pessoal usando técnicas de alavanca e os movimentos são executados principalmente no solo.

Karatê: Além de trazer muitos benefícios típicos dos esportes, o karatê ainda deixa a criança mais sociável, pois ela aprende noções de respeito, amizade, companheirismo e paciência.

Tai Chi Chuan: Esta Arte Marcial ajuda as crianças, de maneira lúdica e muito saudável, a entender e reconhecer o próprio corpo e suas muitas possibilidades de movimentos. Ela expande a ligação dos pequenos com os ciclos e as energias da natureza.
Benefícios das Artes Marciais para a saúde do seu filho
De maneira geral, o benefício principal é o desenvolvimento de um comportamento social e psicológico sadio, diminuindo até certas atitudes rudes e violentas, além das vantagens que uma prática esportiva traz ao corpo. Esmiuçando esses benefícios, temos que as artes marciais:

Melhoram a disciplina e o autocontrole: Durante as aulas de artes marciais, as crianças precisam ficar atentas e prestar muita atenção nos movimentos ensinados pelo professor. Por essa razão, a disciplina e o autocontrole são trabalhados constantemente durante as aulas, cujas técnicas são capazes de despertar tais características desde cedo;
Estimulam a curiosidade infantil: As artes marciais são capazes de aguçar a percepção de todos os sentidos e, também, a consciência de que o corpo realiza movimentos pouco comuns. Essa atividade abre um vasto leque de oportunidades, pois a partir da sua prática as crianças desenvolvem e descobrem muitas aptidões;
Afastam a timidez e a vergonha: Desde o início das aulas, as crianças entendem que a exposição nessa prática é natural e que isso acontecerá com todo o grupo. Com o passar do tempo, elas perdem o medo e qualquer tipo de insegurança. Isso porque, elas se sentirão mais à vontade a cada dia num universo que é dominado pelo respeito;
Combatem o sedentarismo e a obesidade infantil: Como atividade física, a arte marcial fortalece, ao mesmo tempo, inúmeros grupos musculares, sendo que cada uma delas tem um impacto diferente no corpo da criança. Os benefícios são tantos, que, ao longo dos anos, se transformaram em atividades esportivas. Já a obesidade infantil é uma questão crescente e preocupante, pois as crianças obesas estão mais sujeitas a contrair várias doenças crônicas, incluindo hipertensão arterial e diabetes. As artes marciais são uma maneira de combater e prevenir a obesidade de forma divertida e criando um hábito de se exercitar que será para toda sua vida;
Promovem o desenvolvimento físico: As Artes Marciais melhoram a elasticidade, a coordenação motora e o equilíbrio do organismo. Juntos, todos esses benefícios fazem com que a criança consiga, ao levar um tombo durante o exercício, levantar e recuperar o prumo.

Assim, podemos imaginar que se o aluno aprende a agir assim durante uma luta, também será mais fácil agir dessa maneira na vida, já que o desequilíbrio afeta a mente e o corpo, emocionalmente.
Formação integral
O Colégio Suíço-Brasileiro oferece diversas atividades extracurriculares, entre elas o judô. Saiba mais aqui ou agende uma visita: (41) 3525 9100.

 

 

 

Fonte: Faz Fácil; Saúde Plena; Pumpkin.