Eltern und Schule

Apresentação da ES:

Contribuir para integração da comunidade escolar. Este foi o nosso principal objetivo quando procuramos a Gestão para propor a criação de uma associação de Pais e Escola (Eltern und Schule, ou ES). A participação das famílias já ocorre em muitos momentos, mas seguindo a tendência de outras escolas internacionais e até mesmo brasileiras, a proposta da criação de uma organização Pais e Escola visa contribuir com iniciativas mais amplas. Por meio da organização dessas iniciativas e participação em projetos voltados para os interesses da comunidade escolar, acreditamos que é possível incentivar o diálogo e estreitar relacionamentos, o que sem dúvida serve de exemplo para os alunos, nossos filhos! Todas as famílias de alunos fazem parte da organização “Eltern und Schule”, e podem apresentar sugestões e participar voluntariamente dos projetos ou grupos de ação. Não há taxa de inscrição.

Para garantir que as atividades sejam organizadas e gerenciadas, propomos a criação de um Conselho de pais eleitos a cada ano. As ideias serão sempre avaliadas junto com a Gestão. Queremos também ajudar a celebrar a multiculturalidade presente no Colégio, bem como o senso comunitário, incentivando que a comunidade escolar esteja mais envolvida e conectada, com base no respeito às diferenças e valorizando os aprendizados.

A “Eltern und Schule” não trata de assuntos pedagógicos, nem se sobrepõe às atividades já realizadas pelos pais representantes. Somos mais um canal de participação e comunicação no Colégio Suíço-Brasileiro.

Queremos conhecer sua família e contar com seu apoio! Entre em contato conosco! es@chpr.com.br

Nosso estatuto: Clique aqui.
Alteração estatuto (25/03/2019): Clique aqui.

Presidente: Cristhine Paranhos Montenegro
Vice-Presidente: Fleur Fernanda Lenzi Jahnke
Secretário: Terence Fernandez Xavier
Representantes da ES: Renata Dinamarquês Armênio, Mirella Rego Milano e Renata Bisinelli de Sá Santos
Representante da Gestão do Colégio Suíço-Brasileiro: Luiz Gustavo Ortigara

Deseja sugerir ideias, ajudar nos eventos ou contribuir com seu trabalho voluntário? Deixe aqui seus dados que entraremos em contato.







Palestra “Alimentação Saudável”

No dia 21 de Agosto aconteceu a palestra com o tema “Alimentação Saudável – Sobre o Comer e a Formação de Hábitos Alimentares”. A ES colaborou com a proposta do tema e a indicação da chef e também mãe no Colégio, Manu Buffara.

Inauguração do Xadrez Gigante

No dia 24 de Junho foi inaugurado o Xadrez Gigante como opção para utilização nas pausas. A ES idealizou e contribuiu com a compra das peças do Xadrez.

Palestra “Conecte-se ao que importa”

No dia 29 de abril, aconteceu a palestra “Conecte-se ao que importa”. O evento foi promovido com o apoio da Organização ES, através da sra. Adriana Luiza Schreiner, que é mãe de uma aluna do 9º Ano.

Momento Gastronômico na Semana da Língua Alemã

No dia 09 de abril, foi realizado o momento gastronômico em comemoração à Semana da Língua Alemã. Foram vendidas delícias das culinárias alemã, suíça e austríaca, e a verba arrecadada será destinada à compra das peças do “Xadrez gigante”.

    • Organização do Achados e Perdidos.
    • Possibilidade de visita nas empresas (Verificar disponibilidade dentro da comunidade escolar).
    • Campeonato de Xadrez.
    • Passeio na Nascente do Rio Iguaçu em Piraquara.
    • Possibilidade de apresentar um carro elétrico aos alunos.
    • Fundraising para projetos específicos.
    • Proposta de palestra educativas.
    • Eventos culturais culinários.
    • Assistir um júri no tribunal (Pinhais)

Participação na Festa Junina e Bazar (Quiz cultural)

A primeira participação como Organização ES, ocorreu na festa junina 2018, ainda de forma extra-oficial. 

Na festa do Bazar, a ES elaborou um Quiz cultural sobre a África.

Cafeteria do Teatro Le Petit Prince

A ES participou e apoiou as mães dos alunos envolvidos no Teatro “Le Petit Prince” na organização de um “café” para promover recursos financeiros para o grupo de Teatro.

Sexta-feira cultural (homenagens à França e Alemanha)

A ES organizou um momento gastronômico cultural em homenagem a semana da Francofonia e a semana da língua Alemã. 

Coleta de materiais de escrita para reciclagem

A proposta da reciclagem dos materiais de escrita iniciou em 2018 e continua ativo em 2019. O Colégio incorporou esta ação no seu plano de projetos de sustentabilidade oficial.

Visita ao Centro Cívico

A ES viabilizou a visita dos nossos alunos ao Tribunal de Justiça de Curitiba.