8ª Semana IB – Principled – 30/09

Agimos com integridade e honestidade, com um forte senso de equidade e justiça, e com respeito pelos direitos e pela dignidade das pessoas em todos os lugares. Assumimos a responsabilidade por nossas ações e suas consequências.

“Todas as máximas já foram escritas. Resta apenas pô-las em prática.” Blaise Pascal

Como matemático, Blaise Pascal procurou na abstração simbólica lógica do mundo, a matemática, as regras e leis definitivas. Estas deveriam oferecer a ele e ao homem certeza, previsibilidade e apoio. Para a desconfortável área cinzenta do imprevisível e indefinível, Pascal inventou a teoria da probabilidade. Com isso, deveria se tornar pelo menos um pouco mais previsível e determinável.

Para nos darmos bem na vida, para podermos nos desenvolver, precisamos de princípios; caso contrário, fracassaremos em todos os conflitos, em todas as soluções de problemas.

O programa do IB representa valores muito universais e os promove eles como referência de nossas ações individuais. Dos quais, honestidade, justiça e o respeito pela dignidade e pelos direitos do próximo.

Estes princípios devem ser considerados pelos seus filhos, como futuros líderes, como sendo “valores superiores”: a credibilidade é essencial para líderes; é mais provável que sigamos pessoas autênticas que defendem o que dizem, e que realizam o que anunciam. Líderes não apenas seguem seus próprios princípios, mas também se orientam nos princípios de sua organização, do empreendimento em que trabalham.

Posted in: