Article

Articles

Alimentação saudável: como preparar o lanche dos seus filhos para escola

Manter uma alimentação saudável influencia no desempenho escolar, no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. A importância de ingerir alimentos saudáveis na infância está ligada ao melhor desenvolvimento das crianças, assim como ao crescimento e à aprendizagem. Uma boa alimentação influencia na saúde bucal e na prevenção de doenças a curto e longo prazo. A […]


In 12 of March of 2018

Share this article

Manter uma alimentação saudável influencia no desempenho escolar, no desenvolvimento e na aprendizagem da criança.

A importância de ingerir alimentos saudáveis na infância está ligada ao melhor desenvolvimento das crianças, assim como ao crescimento e à aprendizagem. Uma boa alimentação influencia na saúde bucal e na prevenção de doenças a curto e longo prazo. A anemia, por exemplo, é uma doença que ocorre devido a uma alimentação que não oferece a quantidade de ferro suficiente que o corpo precisa, deixando a pessoa fraca e com necessidade de fazer a reposição desse mineral.

Hábitos diários

Os pais são figuras importantes também na questão da educação alimentar de seus filhos. Têm a missão de educá-los desde cedo com refeições equilibradas e salutares, incentivando-os com costumes e exemplos praticados dentro de casa para que a alimentação saudável se torne algo natural na vida da criança. Outra coisa importante também é o cuidado para que os filhos não sejam influenciados por propagandas de alimentos "vazios" no mercado e televisão.

Diferente do que muitos pensam, a alimentação com produtos saudáveis e ricos em nutrientes não é um privilégio de quem tem mais condições financeiras, mas sim, daqueles que sabem fazer boas escolhas. São considerados bons alimentos: produtos comuns do dia a dia, aqueles que todos conhecem, como o feijão, arroz, frutas, legumes, verduras, entre outros.

Alimentos ideais para preparar os lanches dos seus filhos para a escola

Em primeiro lugar, é preciso fugir de alimentos embutidos, sucos de caixinha, e alguns biscoitos e bolos que parecem saudáveis, mas na verdade, possuem uma alta quantidade de açúcar.

Preparar lanches saudáveis para os pequenos não tem muito mistério, você pode optar por alimentos simples ou fazer uma deliciosa combinação de sabores e cores.

Se a criança gosta de pão, experimente utilizar a versão integral. Atenção: veja nos ingredientes se possui realmente a farinha integral. É importante estar sempre atento ao rótulo do produto, pois é necessário verificar a quantidade de sódio, açúcar e outros componentes que o alimento contém. Outra dica também é o consumo de iogurtes saudáveis com granola sem açúcar, frutas, suco da fruta, queijo branco, entre outras opções.

O papel da escola na alimentação saudável

Assim como os pais, a escola também tem um grande poder de motivar as crianças ao consumo de bons alimentos. Se todos os alunos tiverem o costume de ingerir alimentos saudáveis, tanto na escola quanto em casa, fica muito mais fácil desse hábito se estabelecer de forma natural na vida das crianças, tornando-as adolescentes e adultos com saúde.

Manter uma alimentação saudável influencia no desenvolvimento infantil, pois sabe-se que a criança bem alimentada aprende melhor, tem mais capacidade de concentração e boa memória. Além da prática de esportes e outros hábitos salutares, a alimentação é um fator muito significativo no desempenho escolar, contribuindo para otimizar o processo de aprendizagem.

O Colégio Suíço-Brasileiro se preocupa com a alimentação saudável dos seus alunos desde a Educação Infantil. Com a consciência de que a alimentação tem influência direta sobre o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, é disponibilizado, na Educação Infantil, um cardápio com opções de alimentos saudáveis que os alunos devem trazer para o lanche, como legumes, pão integral, iogurte, ovos, entre outros. Além desse lanche, o Colégio cria nas crianças o hábito de cada aluno levar uma fruta para a escola, que é cortada e compartilhada no prato de frutas, entre os alunos.

Agende uma visita pelo telefone (41) 3525-9100 ou saiba mais aqui.