Tecnologia da Informação nas Escolas

A Tecnologia da Informação (TI) não é mais um horizonte distante ou uma questão de escolha dentro das organizações. A TI se faz presente e é imprescindível no mundo dos negócios. No segmento de educação, essa realidade não é diferente, pois dia após dia observa-se novos recursos tecnológicos surgindo como apoio e sustentação das estratégias de ensino-aprendizagem, além do suporte às soluções que permeiam as estratégias organizacionais. A Tecnologia da Informação e Comunicação atua como um elo disruptivo entre modelos de gestões tradicionalistas e os modelos inovadores, que usam como apoio as aplicações tecnológicas e recursos que são disponibilizados em alta escala, e nesse conceito, inserimos o Colégio Suíço-Brasileiro, o qual vem buscando cada vez mais incorporar as tecnologias na sua gestão.

A estrutura da Tecnologia da Informação no Colégio Suíço-Brasileiro

A TI está presente em todo o âmbito do Colégio. Muitas particularidades tornam o trabalho intenso e muito desafiador. As adaptações e implementações de novas tecnologias que precisam envolver todos os colaboradores de diferentes culturas é um grande desafio, passando pelos impactos nos processos, e também, a adequação das obrigações legais. Todas as especificidades que impactam o uso da tecnologia geram um desafio que precisa ser gerenciado. Pensando em um conceito amplo de estrutura de TI, nós temos o seguinte cenário no Colégio:

  • Gestão da TI: atua na estratégia alinhando e fomentando projetos de inovação, adequações legais, compliances, definição de políticas de segurança, gerenciamento de contratos e gerência de projetos inter-relacionados.
  • Sistema de Gestão Empresarial: software que gerencia toda a gestão da instituição, incluindo financeiro/contábil, recursos humanos, sistema acadêmico, portais, almoxarifado, customizações e integrações com sistemas legados.
  • Infraestrutura: rede física (LAN) e wireless (WLAN), servidores, câmeras, impressoras e telefonia.
  • Web: websites, hospedagens, e-mail e demais soluções web.

Entre outros fatores que complementam uma estrutura de Tecnologia da Informação em instituições de ensino, é possível citar as adequações da documentação oficial solicitadas pelas secretarias de educação, o cumprimento de demandas por softwares e soluções pedagógicas provenientes da equipe pedagógica e a gerência de todo o conglomerado de equipamentos e redes para as salas de aula.

O futuro da TI no Colégio Suíço-Brasileiro

O Colégio Suíço-Brasileiro vem trabalhando há muito tempo na criação e manutenção de uma base do seu sistema de gestão para alicerçar as inovações. Os planejamentos são desenvolvidos a fim de viabilizar e potencializar tecnologias, como: Aplicação de recursos de Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning na Gestão escolar e na pedagogia; desenvolvimento de aplicativos móveis para facilitar as atividades profissionais dos funcionários e professores; aquisição de soluções móveis para atender as demandas de comunicação e informação da comunidade escolar e demais soluções para otimização e automatização de atividades. É sempre importante salientar que, embora estejamos em um momento de transformação digital, os objetivos precisam ser traçados respeitando as premissas da organização. Primeiramente a cultura organizacional, não menos importante, a segurança da informação e a adaptação/integração com os sistemas legados.

Para mais informações, dúvidas ou contribuições, envie e-mail para: gerente.ti@aesb.com.br

 

Posted in: