A metodologia de ensino Pestalozzi, que defende três pilares conceituais para a educação, ou seja, o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e manuais, norteou a concepção do projeto arquitetônico de ampliação das instalações do Colégio Suíço-Brasileiro. A planta arquitetônica prevê novas edificações em três blocos que circundam uma grande praça, o coração da escola. O […]
A metodologia de ensino Pestalozzi, que defende três pilares conceituais para a educação, ou seja, o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e manuais, norteou a concepção do projeto arquitetônico de ampliação das instalações do Colégio Suíço-Brasileiro.
A planta arquitetônica prevê novas edificações em três blocos que circundam uma grande praça, o coração da escola. O espaço será destinado à socialização, eventos, festas e convivência de alunos, pais, colaboradores e público externo.
O prédio atual e as futuras instalações, inclusive o novo restaurante, anfiteatro, arena e biblioteca central, serão interligados por uma passarela sobre a via pública, o que garantirá segurança a todos diariamente.
O fluxo logístico, para atender áreas de carga e descarga, acesso de carros particulares ou vans e estacionamentos de colaboradores, foi planejado e individualizado.
A acessibilidade estará presente em todos os acessos às salas de aula e demais áreas de estudos (abertas ou cobertas), o que atenderá a todas as normas técnicas.
A sustentabilidade com foco na conscientização de todos os usuários permeia completamente o projeto, pois haverá aproveitamento da luz natural e coleta de água de chuva. Recentemente também foi incluído um estudo sobre o aproveitamento de energia solar limpa e de última geração, que será implementado e complementado ao longo dos primeiros anos de uso.
O conceito
O novo prédio do colégio, projetado de forma holística, fornecerá principalmente novos espaços de aprendizagem para os alunos do Ensino Médio, inspirando-os a um aprendizado integral. O espaço contribuirá com o desenvolvimento de suas competências para o futuro e preparação para os desafios de um mundo globalizado e em contínua mudança.
Assim como o nosso novo prédio terá formas fluidas e flexíveis, além de uma estrutura central cúbica, inspirando calma e confiança, os nossos alunos recebem uma formação que busca torná-los adaptáveis ao futuro, estabelecendo competências e valores universais estáveis que lhes concedam um futuro bem-sucedido e significativo. Portanto, nossos alunos devem se destacar como seres humanos, da mesma forma como o novo prédio da escola se destaca arquitetonicamente no coração de Pinhais.