Diplomas de Línguas

Para manter o padrão internacional e garantir a qualidade por meio de avaliações externas, o colégio oferece diversos diplomas e certificados de línguas, todos reconhecidos pelos órgãos competentes.

Alemão

As provas DSD I (A2/B1) e II (B2/C1) do Ministério da Educação e Cultura da Alemanha são baseadas no Quadro Comum de Referência para línguas europeias e aplicadas em escolas autorizadas pelo Ministério, representado no exterior pelos coordenadores regionais (Fachberater).

São provas oficiais, de reconhecimento internacional, elaboradas e corrigidas na Alemanha, sendo que o Nível II (B2/C1) permite o acesso a universidades alemãs sem a necessidade de se submeter a um teste de proficiência na língua, obrigatório para todo estudante estrangeiro na Alemanha.

Participando desde 1996, foi a partir de 2008 que o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba conquistou o direito de sediar a aplicação destes exames.

Os alunos são inscritos a partir do 8º ano, de acordo com o seu desempenho em sala e/ou nos simulados realizados no 1º semestre do ano, nos seguintes níveis:

  • A2 (a partir do 7º ano)
  • DSD I – A2/B1 (a partir do 9º ano)
  • DSD II – B2/C1 (na 3ª e/ou 4ª série do EM)

Inglês

Cambridge ESOL (English for Speakers of Other Languages)

Para avaliar seus próprios conhecimentos, os alunos fazem exames simulados para as provas da Universidade de Cambridge no próprio colégio e, assim, são inscritos para estes exames externos oficiais conforme os seus resultados.

Cambridge English: Advanced – CAE (C1 no Quadro Europeu Comum de Referência)

Saiba mais: Cambridge ESOL


Francês

Diplôme d’Études en Langue Française – DELF (Alliance Française)

São diplomas de estudos em língua francesa, em 6 níveis, cujos exames são, atualmente, realizados em 154 países e atestam a competência linguística de comunicação em língua francesa, de acordo com o estabelecido pelo Quadro Europeu Comum de Referência.

Na escola, fazemos o preparatório dos 3 primeiros níveis: A1, A2 e B1. Os alunos se apresentam para os exames anualmente, em novembro, sendo obrigatória a realização, no mínimo, dos dois primeiros níveis, A1 e A2.

Os exames são realizados na Aliança Francesa.

DELF A1
DELF A2
DELF B1
DELF B2

Saiba mais: Comissão do DELF | Alliance Française