Diploma do Bacharelado Internacional

O Bacharelado Internacional (IB) tem como meta formar jovens solidários, bem-informados e questionadores, capazes de contribuir para a criação de um mundo melhor e mais pacífico por meio do entendimento mútuo e do respeito intercultural.

Em prol deste objetivo, a organização trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para criar e desenvolver rigorosos programas de educação internacional e métodos de avaliação.

Esses programas estimulam alunos do mundo inteiro a tornarem-se estudiosos durante toda sua vida, atuantes e compassivos, que entendam que outras pessoas, com suas diferenças, também podem estar certas.

O IB no Colégio Suíço-Brasileiro

Todos os alunos do Ensino Médio cumprem o Programa do Bacharelado Internacional- IB, cujo diploma é reconhecido nas principais universidades do exterior, além de desenvolver habilidades acadêmicas para a vida profissional.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais brasileiros e o Programa IB são trabalhados de maneira integrada.

IB learner profile

Saiba mais:
IB – Site Oficial

Como funciona o Programa IB

O Programa do Diploma é um exigente currículo de 2 anos, primariamente voltado para alunos de 16 a 19 anos de idade. Ele oferece uma qualificação amplamente reconhecida nas principais universidades do mundo.

Os alunos aprendem mais do que uma infinidade de fatos. O Programa do Diploma prepara os alunos para a universidade e os estimula a:

  • fazer perguntas desafiadoras;

  • aprender como aprender;

  • desenvolver um forte senso de identidade e cultura própria;

  • desenvolver a habilidade de se comunicar com pessoas de outros países e culturas e entendê-los.

Quais são os requisitos do Programa do IB Diploma?

No Programa do IB Diploma, os alunos:

  • fazem 6 matérias acadêmicas, três e não mais do que quatro em Nível Superior (HL) e duas ou três no Nível Padrão (SL);

  • escrevem uma monografia de 4000 palavras – o Extended Essay – em qualquer matéria reconhecida pelo IB, desde que a escola tenha um professor que possa oferecer orientação;

  • fazem um curso em Teoria do Conhecimento (TOK);

  • fazem atividades extracurriculares que podem ser criativas, estéticas ou físicas. O serviço comunitário também é um requisito. Esse componente é conhecido como CAS (Criatividade, ação e serviço).

Clique aqui para acessar o manual completo do Programa

Habilidades Desenvolvidas

  • Leitura e compreensão de textos com diferentes características, em vários níveis de aprendizagem e em várias línguas – alemão, português, inglês e francês.

  • Apresentações orais, para a análise de desempenho lingüístico, com provas orais gravadas e avaliadas no exterior.

  • Elaboração de textos, através da produção de “dossiês”, baseados em temas livres.

  • Elaboração de resenhas de livros sobre literatura e ciências humanas.

  • Pesquisa interdisciplinar nas ciências naturais: Biologia, Química, e Física (elaboração de trabalhos e relatórios de caráter técnico-científico dentro das normas internacionais.

  • Trabalhos de campo, com saídas para pesquisa em Geografia e Biologia.

  • Elaboração de “portfólios” nas ciências exatas: pesquisa pessoal com apresentação de conclusões. Modelagem e análise matemática.

  • Saídas locais onde se exigem habilidades específicas e superação de desafios.

  • Produção e apresentação oral de trabalhos acadêmicos, “Extended Essay”, visando ao desenvolvimento voltado ao campo profissional.

  • Desenvolvimento de atividades comunitárias integradas ao programa do CAS, preparando os jovens para lidar com as diferenças sociais.

  • Desenvolvimento do senso crítico, a partir da compreensão, interpretação e reflexão de diferentes pontos de vista científicos, sociais, culturais, programa TOK e História.

  • Aprendizagem do controle emocional para a realização de provas.

Perfil do Aluno

O objetivo de todos os programas IB é desenvolver pessoas internacionalmente conscientes que, reconhecendo sua humanidade comum e a compartilhada proteção
do planeta, ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico.

Os alunos IB se esforçam para ser: