Diploma IB

Em nossa escola, todos os alunos do Ensino Médio cumprem o Programa do Bacharelado Internacional – IB. Esse diploma é reconhecido nas principais universidades do exterior e promove o desenvolvimento de habilidades acadêmicas para a vida profissional. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, o currículo Suíço e o Programa IB são trabalhados de forma integrada.

A seguir, apresentamos os resultados obtidos pelos nossos alunos no Programa do Diploma IB em comparação com a média mundial:

História

O programa do Diploma IB – Bacharelado Internacional foi criado em 1968, graças ao esforço de um grupo de educadores internacionais, com intuito de construir um currículo comum e um diploma internacional que abrisse as portas para importantes universidades em todo o mundo.

Esses educadores tinham um ideal educacional: os alunos formados pelo programa deveriam compartilhar uma experiência acadêmica com especial relevo no pensamento crítico, na compreensão intercultural e no contato com uma grande diversidade de pontos de vista.

Desde 1996, a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo passou a fazer parte da Organização do Bacharelado Internacional – IB.

Visite o site oficial da International Education – https://ibo.org

O PROGRAMA

O Programa do Diploma IB caracteriza-se mundialmente como um exigente curso pré-universitário para alunos com idades entre 16 e 19 anos. Exige uma avaliação rigorosa, seguindo critérios bem definidos, e culmina com exames externos, simultaneamente aplicados pela Organização no mundo todo.

Teoria do Conhecimento

Trabalhos Finais sobre a Teoria do Conhecimento. Tem como objetivo abordar a natureza do conhecimento humano, a reflexão dos processos do aprendizado em todas as áreas que compõem o diploma IB e estabelecer conexões com as áreas acadêmicas.

Monografia

Elaboração de um trabalho científico autônomo. Trata-se de uma monografia de até 4.000 palavras, com supervisão de um professor orientador, que exige dos estudantes um trabalho de investigação científica sobre temas escolhidos por eles próprios.

CAS – Criatividade, Atividade, Serviço:

Exige a elaboração de um Trabalho Final, supervisionado por um professor orientador, com enfoque em todas as áreas abordadas:

  • Criatividade: Aulas semanais de Artes, além de uma Semana de Enfoque Curricular. Inclui atualmente trabalhos de fotografia, pintura e música com profissionais da área artística;
  • Atividade: Aulas semanais de Educação Física, além de uma Semana de Enfoque Curricular;
  • Serviço: Trabalho social em instituições beneficentes, como creches, centros juvenis, asilos e hospitais.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

  • Leitura e compreensão de textos com diferentes características, em vários níveis de aprendizagem e em várias línguas – Alemão, Português, Inglês e Francês;
  • Apresentações orais, para a análise de desempenho linguístico, com provas orais gravadas e avaliadas no exterior;
  • Elaboração de textos, por meio da produção de dossiês, baseados em temas livres;
  • Elaboração de resenhas de livros sobre literatura e ciências humanas;
  • Pesquisa interdisciplinar nas ciências naturais: Biologia, Química e Física;
  • Trabalhos de campo, com saídas para pesquisa em Geografia e Biologia;
  • Elaboração de portfólios nas ciências exatas: pesquisa pessoal com apresentação de conclusões; modelagem e análise matemática;
  • Estudos de música, fotografia, cerâmica, pintura, com projetos integrados na Semana de Estudos;
  • Saídas para locais onde se exigem habilidades específicas e superação de desafios: escalada, vela, caminhadas, canoagem e outros;
  • Produção e apresentação oral de trabalhos acadêmicos, ”Extended Essay”, com o objetivo de desenvolver e aprimorar as habilidades para o campo profissional;
  • Desenvolvimento de atividades sociais integradas ao Programa CAS, preparando os jovens para lidar com as diferenças;
  • Desenvolvimento do senso crítico, a partir da compreensão, interpretação e reflexão de diferentes pontos de vista científicos, sociais, culturais, programa TOK e História;

PERFIL DO ALUNO

O objetivo de todos os programas IB é desenvolver pessoas internacionalmente conscientes que, reconhecendo sua humanidade comum e a compartilhada proteção do planeta, ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico.

Os alunos IB se esforçam para ser: Informados, Arrojados, generosos, reflexivos, íntegros, comunicadores inquiridores, equilibrados, mente aberta e pensadores.

PERGUNTAS FREQUENTES (F.A.Q.)

Muito poucas universidades aceitam somente o IB Diploma. A maioria exige o SAT. Porém, uma vez aceito, as universidades dão créditos para as matérias feitas em Higher Level.

Sim. A faculdade de Economia da FGV, a FIA, a ESPM e a FAAP aceitam o Diploma IB

Não. Exames de línguas como TOEFL e IELTS têm validade de 2 anos.

45 pontos. A nota máxima em cada uma das seis matérias é 7, o que totaliza 42. Além disso, há um bônus de até 3 pontos da combinação das notas de Teoria do conhecimento (TOK) e Extended Essay (EE), notas de A (máxima) a E (mínima). Não há nota para CAS (Criativity, Action and Social Service), mas, se as exigências não forem cumpridas, o Diploma não é concedido, independentemente dos pontos alcançados.

As universidades federais suíças exigem 32 pontos (sem a nota de TOK e EE). Além disso, o aluno precisa ter cursado Matemática ou uma ciência em HL. A universidade ETH exige 38 pontos.

O aluno tem 3 oportunidades para obter o Diploma IB ou melhorar sua pontuação, que não precisam ser consecutivas. Depois da primeira sessão de exames, pode-se tentar mais duas vezes, em sessões chamadas de “retake”.

Não. Sempre prevalecerá a maior nota.

Não. Em nossa escola, todos os alunos do Ensino Médio cumprem o Programa do Bacharelado Internacional – IB.