O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba é uma instituição de ensino bilíngue, internacional, multicultural e sem fins lucrativos, que não professa religião e/ou doutrina política. O respeito à diversidade e à identidade dos alunos, a equidade e a inclusão são pilares fundamentais do colégio.
A nossa instituição de ensino conta com o reconhecimento e apoio do cantão patrono de Argóvia, do governo suíço e da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. O colégio tem aproximadamente 800 alunos suíços, alemães, brasileiros e de outras 14 nacionalidades, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
O corpo docente é formado essencialmente por professores suíços e brasileiros. O ensino é bilíngue: em português e alemão até o final do Ensino Fundamental II e em português e inglês no Ensino Médio. O currículo inclui também os idiomas francês e espanhol. Como atividade extracurricular, são oferecidas também aulas de italiano.
Além do Diploma da Organização do Bacharelado Internacional (IBO), que possibilita o acesso a várias universidades nacionais e internacionais, os alunos recebem o certificado de Conclusão do Ensino Médio Brasileiro, além de diversos diplomas e certificados de proficiência em línguas estrangeiras.
Conscientes de que o sonho se torna realidade quando todos os envolvidos agem com foco no objetivo e na solução dos problemas, os membros da comunidade escolar, por meio das suas ações incentivadoras e desafiadoras, assim como do seu engajamento proativo, se comprometem a criar um ambiente:
O Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba é uma instituição suíça internacional, multicultural, multilíngue e ideologicamente pluralista no Brasil. É um local de aprendizagem e de vivência onde os alunos, como consequência, adquirem competências e habilidades para enfrentar a vida como cidadãos sustentavelmente bem-sucedidos, conscientes e comprometidos com uma sociedade em prol do próximo.
Nos temos coragem para atuar com:
O Código de Ética e Conduta da AESB estabelece os princípios que devem orientar o comportamento de todos os colaboradores perante a comunidade escolar: pais, alunos, fornecedores, prestadores de serviços e demais públicos com os quais nos relacionamos. Para obter acesso ao código na íntegra, clique aqui.
A Associação Escola Suíço-Brasileira, mantenedora do Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba e da Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, foi fundada em 10 de junho de 1979 pelas empresas BBC-Camargo-Correa, Statomat-Micafil, Siemens-Equitel, Servopa e Incepa e idealistas como o casal Murbach. No dia 3 de março de 1980, abriu suas portas com 12 alunos.
Já no ano de 1983, em função do espaço reduzido, a escola mudou de endereço para um prédio alugado, pertencente à Igreja Ucraniana, no bairro Água Verde. Depois de 10 anos, no dia 8 de março de 1993, o semestre começou para os 216 alunos dentro do novo prédio, em Pinhais, onde o colégio se encontra até hoje. Desde 1999, o colégio é membro do International Baccalaureate – IB.
A Associação Escola Suíço-Brasileira, entidade sem fins lucrativos, mantém a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo e o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba. A Associação é dirigida por um Conselho de Administração, eleito pela Assembleia Geral, com mandato de 2 anos, facultada a reeleição. Para mais informações, acesse: www.aesb.com.br
A Escola possui amplas salas de aula, laboratórios de Química, Física e Biologia, sala de Informática, marcenaria, ateliês de artes e cerâmica e cozinha experimental. Oferece também biblioteca multimídia, ginásio de esportes, parques infantis, teatro, refeitório e lanchonete e ambulatório médico.
A Escola Suíço-Brasileira de São Paulo oferece uma educação bilíngue, de nível internacional, que proporciona, além de uma sólida formação cultural, os instrumentos necessários para obter sucesso, tanto no Brasil como no exterior. Oferece cursos da Educação Infantil ao Ensino Médio, conforme o calendário brasileiro, em regime semi-integral.
Contamos atualmente com 760 alunos, dos quais 80% são brasileiros. O Corpo Docente é formado por professores de várias nacionalidades, sobretudo brasileiros e suíços. O ensino é bilíngue, em Português e Alemão, e o currículo inclui ainda Inglês, Francês e Espanhol.
Conhecer unidadeEscolas e projetos de educação suíços no exterior tem por objetivo promover a presença cultural e econômica da Suíça no exterior, facilitar o acesso a escolas e formação profissional no estrangeiro e/ou na Suíça e fortalecer a relação com a pátria. As escolas e projetos educacionais suíços no exterior recebem um apoio financeiro da Suíça, desde que cumpram os requisitos da Lei Federal de 9 de outubro de 1987 sobre Promoção da Educação de Jovens Suíços no Exterior (Lei da Educação Suíça no Exterior).
Visitar site da Education Suisse