Artigo

Artigos

A vida e obra de Wolfgang Von Goethe

Johann Wolfgang von Goethe foi um romancista, dramaturgo, escritor e filósofo alemão. Nascido em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt, é considerado um dos maiores nomes da literatura alemã. Ao lado de Friedrich Schiller, liderou o movimento literário chamado Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto). Goethe vem de uma família de grande poder econômico e boa […]


Em 29 de maio de 2018

Compartilhar este artigo

Johann Wolfgang von Goethe foi um romancista, dramaturgo, escritor e filósofo alemão. Nascido em 28 de agosto de 1749, em Frankfurt, é considerado um dos maiores nomes da literatura alemã. Ao lado de Friedrich Schiller, liderou o movimento literário chamado Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto).

Goethe vem de uma família de grande poder econômico e boa posição social. Pôde ser educado em casa pelo seu pai e por tutores, aprendendo idiomas como francês, inglês, italiano, latim e grego. Teve também matérias como ciências, religião, música, equitação, dança e desenho. Todas as disciplinas aprendidas tiveram forte influência na personalidade do escritor. Seu contato com a literatura também vem de infância, pois sua família possuía uma biblioteca que continha mais de dois mil livros.

Durante a juventude, cursou Direito, na Universidade de Leipzig, em 1765, por influência do seu pai, que também era advogado. No entanto, Goethe não tinha tanto interesse no curso e acabou por viver uma vida boêmia. Isso resultou numa doença que o fez voltar a casa de seus pais. Foi nesse período que escreveu sua primeira comédia.

Depois de curado, foi enviado para Strassburg – na Alsácia, para concluir o curso. Trabalhou nessa área por pouco tempo. Enquanto trabalhava, conheceu Charlotte Buff, por quem se apaixonou fortemente e quem veio a ser a inspiração de um de seus mais famosos romances: Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774).

Após uma desilusão amorosa, Goethe põe-se a viajar pela Itália, onde produz várias obras. Em seguida, muda-se para a França e casa-se em 1806, com Christiane Vulpius, em Weimar. Sua esposa morre com a invasão napoleônica, 10 anos após seu casamento.

Quando se torna viúvo, Goethe entra em uma fase pessimista, sentimento que foi inspiração para produzir a maioria das suas obras dessa época. O autor retorna à cidade de Weimar e ali morre no dia 22 de março de 1832.

Principais obras

As obras de Goethe podem ser consideradas tanto do movimento do romantismo, quanto do expressionismo. Confira a seguir três das suas mais famosas obras:

Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774)

Esse livro deu início ao Romantismo. É uma das primeiras obras do autor, possivelmente, é a mais conhecida, devido à onda de suicídios que foi causada na Europa, por influência do seu personagem, chamada de “Efeito Werther”. A obra foi inspirada em alguns casos amorosos da vida de Goethe.

Seu enredo narra a vida de um jovem que se apaixona profundamente por uma moça chamada Charlotte. Apesar de correspondido no amor, a amada está prometida a outro homem. Para Werther, a vida só teria sentido em Charlotte. Portanto, se ele perde a sua amada, perde também a vida.

Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister (1806)

Essa obra gerou o que é conhecido na literatura como Romance de Formação, que é um tipo de romance onde o personagem principal sofre um processo de desenvolvimento psicológico, político, social e, às vezes, espiritual.

Nesse romance, são narradas as aventuras e o desenvolvimento do jovem Wilhelm, que investe na sua paixão – não apoiada por ninguém – por uma atriz e pelo teatro. A trama se desenrola a partir do momento em que Wilhelm conhece uma sociedade secreta.

Fausto (1832)

Esse livro é uma das maiores obras-primas da literatura alemã. Apesar de ter sido escrito em forma de peça teatral é, na verdade, um poema dividido em duas partes.

A obra é inspirada em um homem conhecido como Doutor Fausto. Sua narrativa parte de uma aposta que Mefistófeles faz com Deus – semelhante ao livro de Jó da Bíblia, na qual o primeiro acredita que pode conquistar a alma de Fausto, que era um homem muito religioso e considerado sábio.

Apesar de sábio, Fausto se sentia constantemente triste e angustiado. A trama se desenrola nas tentativas de Mefistófeles de conceder a Fausto um momento pleno de felicidade.