A educação é um processo aberto, contínuo e dinâmico do desenvolvimento humano. O objetivo da escola é possibilitar às crianças a aquisição das competências de que necessitam para que possam moldar suas vidas e se tornar bem-sucedidas.
Truques metodológicos não garantem a motivação no aprendizado; ela está ligada à colaboração ativa entre o objeto de estudo e um ambiente propício à aprendizagem. Esse ambiente, por sua vez, deve ser estimulante para todos os alunos e despertar novos olhares.
Diferenciação
Um aspecto importante do desenvolvimento do ensino moderno é a possibilidade de propor um ensino diferenciado e que melhor corresponda às diferentes necessidades das crianças e dos jovens. É com essa finalidade que escolas de diversos países implementam muitos modelos de ensino, entre eles o Churermodell.
Esse modelo surgiu na Suíça, em 2010, e tem como base o sistema de ensino da educação infantil, onde o ambiente de aprendizagem é responsável pela aquisição de competências sociais, habilidades e outras competências básicas.
A partir do sistema de ensino do Churermodell é possível criar uma sala de aula onde a aprendizagem eficaz e desafiante seja acessível a todos. Um fator fundamental deste modelo é que ele serve como base para muitos progressos essenciais na escola atual, tanto na promoção da aprendizagem individualizada quanto na aplicação de um modelo educativo inclusivo e que dê apoio a alunos com altas habilidades e necessidades específicas.
O Churermodell é baseado em quatro premissas fundamentais:
1. Mudança no formato padrão da sala
No centro da sala fica o círculo para compartilhamento em grupo e para os inputs. As carteiras são organizadas para criar diferentes espaços de trabalho. Desse modo, o local de trabalho demarcado não existe mais. No lugar dele, são distribuídos locais de trabalho individual, em duplas ou grupos. Nesta modalidade de ensino, a sala funciona como um “terceiro educador” ao lado dos colegas e do professor, uma vez que pesquisas mostram que o espaço da sala de aula tem um impacto positivo no aprendizado e no comportamento das crianças.
2. Fases de aprendizagem mais curtas
Este modelo tem algumas características essenciais, por exemplo: as atividades são, em geral, iniciadas no círculo a partir de um input; as fases introdutórias com a turma toda são mais curtas para que sobre mais tempo para a aprendizagem independente e para o apoio individual. O conhecimento é adquirido de forma individual por meio das próprias escolhas do aluno.
3. Criação de atividades de aprendizagem
Oferecemos aos alunos atividades com diferentes níveis de desafio. Nesta fase, o professor atua como consultor e conduz discussões regulares com os alunos. Eles, por sua vez, são sempre incentivados a refletir e justificar seu raciocínio em voz alta, o que dá ao professor uma visão mais profunda sobre a forma de pensar de cada um.
4. Livre escolha do local de trabalho
Os alunos têm a oportunidade de escolher a atividade, o local de trabalho e o colega com quem irão trabalhar. A livre escolha do local de trabalho não significa, no entanto, que eles possam sentar onde quiserem. Essa possibilidade é dada para que eles possam encontrar o melhor lugar para fazer suas atividades.
Resumindo, pode-se dizer que:
Cada um desses quatro elementos gera seus próprios impactos. Os dois primeiros são responsáveis por dar estrutura à aula. O terceiro elemento define o conteúdo e o objetivo da discussão. O quarto elemento estabelece as condições essenciais para o aprendizado, no qual as competências básicas são implicitamente praticadas.
Por meio desse processo de aprendizagem holístico, os alunos descobrem e aprendem a utilizar seus recursos individuais; além disso, eles conseguem organizar melhor seu próprio aprendizado. Eles buscam a ajuda dos colegas para a resolução das tarefas. Com isso, adquirem a habilidade de autoavaliação e reflexão sobre seu aprendizado. Quando a criança é continuamente solicitada a fazer uma autoavaliação, o efeito didático é muito evidente. Os alunos têm um papel cada vez mais ativo em seu aprendizado quando assumem a posição de avaliadores e, assim, desenvolvem também o senso de responsabilidade.
Com a implementação do Churermodell no Ensino Fundamental I, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba oferece um ensino em consonância com os padrões internacionais mais elevados. Isso nos permite formar nossos alunos com visão e personalidade abertas ao mundo, além de dar a eles a oportunidade de desenvolver uma mentalidade lógica e inovadora, indispensáveis para uma escola internacional de alto nível. Essas são as bases de que as crianças e jovens precisam para vivenciar um processo de formação moderno, dinâmico e bem-sucedido que satisfaça as exigências do mundo de hoje.
Referências Bibliográficas
Hattie, J.A.C. (2015): Lernen sichtbar machen. Überarbeitete deutschsprachige Ausgabe von „Visible learning“, besorgt von Beywl, W. & Zierer, K. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren (3., erweiterte Auflage). Hüther, G. (2016). Mit Freude lernen ein Leben lang. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht.
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Pool Maag, S. (2020). Ergebnisfeedback zu Projekt «Link –Lernen in inklusiven Lerngruppen». Das Churermodell der Binnendifferenzierung –eine Basis für das Lehren und Lernen in inklusiven Lerngruppen? Zürich: Pädagogische Hochschule.
Thöny, R. (2019). Churer Modell – eine Möglichkeit der Binnendifferenzierung im Unterricht. Verfügbar unter www.churermodell.ch/attachments/article/1/Broschüre%20Churermodell.pdf