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O Churermodell (modelo de Coira)

A educação é um processo aberto, contínuo e dinâmico do desenvolvimento humano. O objetivo da escola é possibilitar às crianças a aquisição das competências de que necessitam para que possam moldar suas vidas e se tornar bem-sucedidas. 


Em 11 de outubro de 2022

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Truques metodológicos não garantem a motivação no aprendizado; ela está ligada à colaboração ativa entre o objeto de estudo e um ambiente propício à aprendizagem. Esse ambiente, por sua vez, deve ser estimulante para todos os alunos e despertar novos olhares.

Diferenciação

Um aspecto importante do desenvolvimento do ensino moderno é a possibilidade de propor um ensino diferenciado e que melhor corresponda às diferentes necessidades das crianças e dos jovens. É com essa finalidade que escolas de diversos países implementam muitos modelos de ensino, entre eles o Churermodell. 

Esse modelo surgiu na Suíça, em 2010, e tem como base o sistema de ensino da educação infantil, onde o ambiente de aprendizagem é responsável pela aquisição de competências sociais, habilidades e outras competências básicas.

A partir do sistema de ensino do Churermodell é possível criar uma sala de aula onde a aprendizagem eficaz e desafiante seja acessível a todos. Um fator fundamental deste modelo é que ele serve como base para muitos progressos essenciais na escola atual, tanto na promoção da aprendizagem individualizada quanto na aplicação de um modelo educativo inclusivo e que dê apoio a alunos com altas habilidades e necessidades específicas.  

O Churermodell é baseado em quatro premissas fundamentais:

1. Mudança no formato padrão da sala

No centro da sala fica o círculo para compartilhamento em grupo e para os inputs. As carteiras são organizadas para criar diferentes espaços de trabalho. Desse modo, o local de trabalho demarcado não existe mais. No lugar dele, são distribuídos locais de trabalho individual, em duplas ou grupos. Nesta modalidade de ensino, a sala funciona como um “terceiro educador” ao lado dos colegas e do professor, uma vez que pesquisas  mostram que o espaço da sala de aula tem um impacto positivo no aprendizado e no comportamento das crianças. 

2. Fases de aprendizagem mais curtas

Este modelo tem algumas características essenciais, por exemplo: as atividades são, em geral, iniciadas no círculo a partir de um input; as fases introdutórias com a turma toda são mais curtas para que sobre mais tempo para a aprendizagem independente e para o apoio individual. O conhecimento é adquirido de forma individual por meio das próprias escolhas do aluno. 

3. Criação de atividades de aprendizagem 

Oferecemos aos alunos atividades com diferentes níveis de desafio. Nesta fase, o professor atua como consultor e conduz discussões regulares com os alunos. Eles, por sua vez, são sempre incentivados a refletir e justificar seu raciocínio em voz alta, o que dá ao professor uma visão mais profunda sobre a forma de pensar de cada um.

4. Livre escolha do local de trabalho 

Os alunos têm a oportunidade de escolher a atividade, o local de trabalho e o colega com quem irão trabalhar. A livre escolha do local de trabalho não significa, no entanto, que eles possam sentar onde quiserem. Essa possibilidade é dada para que eles possam encontrar o melhor lugar para fazer suas atividades. 

Resumindo, pode-se dizer que: 

Cada um desses quatro elementos gera seus próprios impactos. Os dois primeiros são responsáveis por dar estrutura à aula. O terceiro elemento define o conteúdo e o objetivo da discussão. O quarto elemento estabelece as condições essenciais para o aprendizado, no qual as competências básicas são implicitamente praticadas. 

Por meio desse processo de aprendizagem holístico, os alunos descobrem e aprendem a utilizar seus recursos individuais; além disso, eles conseguem organizar melhor seu próprio aprendizado. Eles buscam a ajuda dos colegas para a resolução das tarefas. Com isso, adquirem a habilidade de autoavaliação e reflexão sobre seu aprendizado. Quando a criança é continuamente solicitada a fazer uma autoavaliação, o efeito didático é muito evidente. Os alunos têm um papel cada vez mais ativo em seu aprendizado quando assumem a posição de avaliadores e, assim, desenvolvem também o senso de responsabilidade.  

Com a implementação do Churermodell no Ensino Fundamental I, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba oferece um ensino em consonância com os padrões internacionais mais elevados. Isso nos permite formar nossos alunos com visão e personalidade abertas ao mundo, além de dar a eles a oportunidade de desenvolver uma mentalidade lógica e inovadora, indispensáveis para uma escola internacional de alto nível. Essas são as bases de que as crianças e jovens precisam para vivenciar um processo de formação moderno, dinâmico e bem-sucedido que satisfaça as exigências do mundo de hoje. 

Referências Bibliográficas

Hattie, J.A.C. (2015): Lernen sichtbar machen. Überarbeitete deutschsprachige Ausgabe von „Visible learning“, besorgt von Beywl, W. & Zierer, K. Baltmannsweiler: Schneider Verlag Hohengehren (3., erweiterte Auflage). Hüther, G. (2016). Mit Freude lernen ein Leben lang. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht.

Lienhard, P. (2012). Geht die Begabtenförderung in der integrativen Schule auf oder unter? In Begabungsförderung integriert. Band II. Zürich: Stiftung für hochbegabte Kinder.

Pool Maag, S. (2020). Ergebnisfeedback zu Projekt «Link –Lernen in inklusiven Lerngruppen». Das Churermodell der Binnendifferenzierung –eine Basis für das Lehren und Lernen in inklusiven Lerngruppen? Zürich: Pädagogische Hochschule.

Thöny, R. (2019). Churer Modell – eine Möglichkeit der Binnendifferenzierung im Unterricht. Verfügbar unter www.churermodell.ch/attachments/article/1/Broschüre%20Churermodell.pdf