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O IB e o Novo Ensino Médio: um caminho em comum

O Ensino Médio é uma etapa crucial na formação do estudante, pois é nessa fase que ele se prepara para a vida adulta, seja para ingressar em uma universidade ou para entrar no mercado de trabalho.


Em 23 de junho de 2023

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Para acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo, o Ministério da Educação elaborou uma nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Novo Ensino Médio (NEM) propõe uma formação mais ampla, flexível e voltada para as competências essenciais à vida e ao mundo do trabalho. A ideia é que o aluno desenvolva habilidades para resolver problemas, trabalhar em equipe, comunicar-se de forma efetiva, lidar com a tecnologia, entre outras características.

Uma das principais vantagens do NEM é a possibilidade de escolha do itinerário formativo. O estudante pode optar por uma formação mais técnica e profissionalizante, que o prepara para o mercado de trabalho, ou por uma formação mais acadêmica, que o prepara para ingressar em uma universidade. Além disso, há a possibilidade de escolher um itinerário que combine ambos. 

Nesse sentido, o Bacharelado Internacional (IB) aliado ao NEM reforça o eixo de interesse dos alunos. Dentro da matriz escolar, eles podem optar por um dos três eixos: 

  • Linguagem/Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagem/Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Linguagem/Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

O IB é um programa educacional oferecido em mais de 140 países e seu currículo interdisciplinar enfatiza a aprendizagem baseada em projetos, a formação de uma consciência crítica e a capacidade de reflexão e aplicação de conhecimentos na vida real. O programa é composto por seis áreas de conhecimento: língua e literatura, língua estrangeira, indivíduos e sociedades, ciências, matemática e artes.

Assim, a similaridade entre NEM e IB permitiu a fusão. Para isso, fundamental é a metodologia diferenciada, que privilegia a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem.

Além disso, esses dois currículos valorizam a diversidade cultural e os diferentes valores dos estudantes, num ambiente acolhedor e inclusivo, valorizando a pluralidade cultural, étnica e de gênero. Os estudantes sentem-se representados e respeitados, o que contribui para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

No IB, os atributos incorporam criatividade, pensamento crítico, colaboração, empatia, resiliência e a responsabilidade social. Esses atributos são trabalhados ao longo do programa por meio de disciplinas específicas e também de componentes como TOK (Theory of Knowledge) e CAS (Creativity, Activity, Service), conhecidos como o “core” do IB.

Em suma, estudar num colégio que oferece o programa de Bacharelado Internacional integrado ao Novo Ensino Médio é uma experiência enriquecedora. Por meio desse modelo de ensino holístico, o estudante é preparado para enfrentar os desafios do mundo globalizado e construir um futuro mais justo e pacífico atuando como agente de transformação.