O processo de adaptação é uma etapa fundamental do início da vida escolar das crianças. Para muitas dessas crianças, este é o primeiro contato social fora do ambiente familiar e o primeiro momento de convívio com pessoas até então desconhecidas. Portanto, lidar com esse processo de maneira séria e segura é muito importante para nós. […]
O processo de adaptação é uma etapa fundamental do início da vida escolar das crianças. Para muitas dessas crianças, este é o primeiro contato social fora do ambiente familiar e o primeiro momento de convívio com pessoas até então desconhecidas. Portanto, lidar com esse processo de maneira séria e segura é muito importante para nós. O respeito à individualidade e personalidade de cada criança também é um elemento fundamental a ser considerado nesta fase. Para que esse momento tão importante do desenvolvimento infantil transmita acolhimento e segurança para os alunos, a equipe pedagógica do Colégio Suíço desenvolveu um projeto de adaptação acolhedora.
Assim como os adultos, as crianças também têm diferentes personalidades; algumas são mais espontâneas, outras mais tímidas, e essas características pessoais também interferem na fase de adaptação.
Pensando nisso, o nosso projeto tem os seguintes objetivos:
Desse modo, a adaptação das crianças na Educação Infantil do Colégio Suíço é feita com base nas seguintes fases:
Sabemos que este também pode ser um momento delicado para os pais. Considerando o papel da família nesta etapa, temos algumas sugestões que podem ajudar os familiares a contribuir para uma adaptação tranquila:
Ao mesmo tempo que incentivamos a contribuição ativa dos pais para uma transição segura da criança, sabemos que a escola é responsável por inserir e acolher as crianças no ambiente escolar. Por isso também elaboramos um planejamento das atividades para assegurar que tudo corra da melhor forma possível:
Mas… e a língua alemã? Essa é uma das dúvidas mais frequentes que os pais dos nossos novos alunos têm. Enquanto escola bilíngue, a língua alemã está amplamente presente na rotina escolar, até mesmo na fase de adaptação, quando o contato das crianças com o novo idioma acontece de forma muito natural.
O planejamento pedagógico não apenas da fase de adaptação, como de todo o ano letivo, é desenvolvido para que o contato das crianças com o alemão seja muito tranquilo; o vocabulário é introduzido gradativamente por meio de diferentes materiais, acompanhados de muita atenção, carinho e paciência das professoras. As crianças aprendem alemão brincando, cantando músicas sempre relacionadas ao contexto de aprendizagem, por meio das mais simples atividades da rotina escolar e assim por diante. A grande vantagem desta fase do desenvolvimento infantil é que este é um momento em que as crianças estão muito abertas à aprendizagem, o que torna o envolvimento delas com o alemão simples e prazeroso.
Por fim, gostaríamos de deixar duas indicações de leitura da nossa biblioteca para que as famílias possam explorar um pouco mais as particularidades dessa fase de adaptação escolar:
Dica de leitura em português: no livro Brincando na escola as crianças vão descobrir que ir à escola pode ser uma gostosa brincadeira. A história nos mostra como é possível aprender muitas coisas brincando e que essa é uma importante ferramenta no processo de aprendizagem.
Dica de leitura em alemão: na história em alemão Conni kommt in den Kindergarten, Conni também está passando pela fase de adaptação escolar e, ao acompanhar as situações vivenciadas pela personagem, as crianças podem estabelecer relações com as suas próprias experiências.