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Primeiros passos na Educação Infantil: adaptação acolhedora

O processo de adaptação é uma etapa fundamental do início da vida escolar das crianças. Para muitas dessas crianças, este é o primeiro contato social fora do ambiente familiar e o primeiro momento de convívio com pessoas até então desconhecidas. Portanto, lidar com esse processo de maneira séria e segura é muito importante para nós. […]


Em 30 de janeiro de 2023

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O processo de adaptação é uma etapa fundamental do início da vida escolar das crianças. Para muitas dessas crianças, este é o primeiro contato social fora do ambiente familiar e o primeiro momento de convívio com pessoas até então desconhecidas. Portanto, lidar com esse processo de maneira séria e segura é muito importante para nós. O respeito à individualidade e personalidade de cada criança também é um elemento fundamental a ser considerado nesta fase. Para que esse momento tão importante do desenvolvimento infantil transmita acolhimento e segurança para os alunos, a equipe pedagógica do Colégio Suíço desenvolveu um projeto de adaptação acolhedora.

Assim como os adultos, as crianças também têm diferentes personalidades; algumas são mais espontâneas, outras mais tímidas, e essas características pessoais também interferem na fase de adaptação.

Pensando nisso, o nosso projeto tem os seguintes objetivos:

  • Tornar o processo de adaptação mais leve e evitar que isso se torne uma experiência traumática;
  • Melhorar a integração e estreitar os laços entre a família e a escola;
  • Conquistar a confiança dos pais e das crianças.

Desse modo, a adaptação das crianças na Educação Infantil do Colégio Suíço é feita com base nas seguintes fases: 

  • Antes do início das aulas, os pais recebem um questionário para identificar características e particularidades do seu filho;
  • Em reunião, as professoras conversam com as famílias e mostram a importância da parceria entre a família e a escola neste período;
  • No primeiro dia de aula das turmas do Infantil II, os pais permanecem na escola com as crianças durante uma hora. A turma é dividida em dois pequenos grupos durante a manhã/tarde, e as crianças vão embora junto com os pais;
  • Durante três dias da primeira semana, as crianças permanecem em pequenos grupos por um período de duas horas;
  • Depois disso, o período de permanência na escola é avaliado individualmente, respeitando o comportamento de cada criança.

Sabemos que este também pode ser um momento delicado para os pais. Considerando o papel da família nesta etapa, temos algumas sugestões que podem ajudar os familiares a contribuir para uma adaptação tranquila:

  • Conversar com as crianças sobre a nova escola e as professoras, passando confiança aos pequenos;
  • Descrever a rotina e contar sobre as possíveis brincadeiras que fazem parte do ambiente escolar;
  • Não fazer promessas ou chantagens;
  • Deixar as crianças participarem da preparação para o dia na escola:
    • Escolher a roupa ou separar o uniforme
    • Preparar a lancheira
    • Escolher um objeto de transição ou apego (paninho, chupeta, brinquedo)
  • Passar segurança para as crianças no momento da despedida.

Ao mesmo tempo que incentivamos a contribuição ativa dos pais para uma transição segura da criança, sabemos que a escola é responsável por inserir e acolher as crianças no ambiente escolar. Por isso também elaboramos um planejamento das atividades para assegurar que tudo corra da melhor forma possível:

  • Consideramos importante explicar para as crianças como será o seu dia a dia. Além disso, apresentamos a rotina no quadro para que elas possam entender tudo de forma mais concreta;
  • Durante o período de adaptação, permitimos objetos transicionais ou de apego (paninho, chupeta, brinquedo), pois sabemos que isso proporciona conforto emocional e segurança às crianças;
  • Também propomos a leitura de uma história que possa ser usada como metáfora para o momento que a criança está vivendo.

Mas… e a língua alemã? Essa é uma das dúvidas mais frequentes que os pais dos nossos novos alunos têm. Enquanto escola bilíngue, a língua alemã está amplamente presente na rotina escolar, até mesmo na fase de adaptação, quando o contato das crianças com o novo idioma acontece de forma muito natural. 

O planejamento pedagógico não apenas da fase de adaptação, como de todo o ano letivo, é desenvolvido para que o contato das crianças com o alemão seja muito tranquilo; o vocabulário é introduzido gradativamente por meio de diferentes materiais, acompanhados de muita atenção, carinho e paciência das professoras. As crianças aprendem alemão brincando, cantando músicas sempre relacionadas ao contexto de aprendizagem, por meio das mais simples atividades da rotina escolar e assim por diante. A grande vantagem desta fase do desenvolvimento infantil é que este é um momento em que as crianças estão muito abertas à aprendizagem, o que torna o envolvimento delas com o alemão simples e prazeroso.

Por fim, gostaríamos de deixar duas indicações de leitura da nossa biblioteca para que as famílias possam explorar um pouco mais as particularidades dessa fase de adaptação escolar:

Dica de leitura em português: no livro Brincando na escola as crianças vão descobrir que ir à escola pode ser uma gostosa brincadeira. A história nos mostra como é possível aprender muitas coisas brincando e que essa é uma importante ferramenta no processo de aprendizagem.

Dica de leitura em alemão: na história em alemão Conni kommt in den Kindergarten, Conni também está passando pela fase de adaptação escolar e, ao acompanhar as situações vivenciadas pela personagem, as crianças podem estabelecer relações com as suas próprias experiências.