Na Educação Infantil do nosso colégio, acreditamos numa forma de ensino que proporcione um desenvolvimento holístico. Isso significa que o nosso trabalho pedagógico aborda as áreas cognitivas, físicas e emocionais com base no desenvolvimento de competências e na maturidade da criança.
Desse modo, todo o trabalho pedagógico é planejado a partir das percepções, da realização de ações concretas, experiências e vivências, para que as nossas crianças desenvolvam suas potencialidades com tranquilidade e respeito. São diversas atividades como cantar, desenhar, pintar, recortar, movimentar, que consideram, também, o desenvolvimento social e emocional da criança, além de enfatizar o desenvolvimento de sua autonomia.
A escola também oferece o Acompanhamento Vespertino para as crianças a partir do Infantil III com diversas atividades pedagógicas no contraturno. O Acompanhamento Matutino é ofertado para as crianças a partir do Infantil IV.
Grade Curricular
Os campos de experiência trabalhados dentro das competências no dia a dia escolar das crianças de 2 a 6 anos são: competência social, autocompetência e proficiência.
Competência social
A competência social é definida como a capacidade que as crianças têm de desenvolver relações positivas com adultos e outras crianças. Ao interagir, a criança constrói seu próprio modo de agir, sentir e pensar. Enquanto vive suas experiências sociais, ela constrói percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, e percebe que é um ser individual e que faz parte de uma sociedade.
O desenvolvimento da competência social faz a criança valorizar sua identidade, reconhecer as diferenças que nos constituem e respeitar o outro.
Autocompetência
Essa competência descreve o cuidado da saúde física e emocional, de fazer escolhas e também de assumir a responsabilidade das próprias decisões e atos. Trata-se de saber fazer escolhas e usar a liberdade para construir um projeto de vida, com intenções e aspirações. A autogestão é a capacidade de tomar decisões com responsabilidade, autonomia e consciência crítica, levando em conta as consequências de decisões pessoais na esfera coletiva. O aluno desenvolverá resiliência para enfrentar situações que surgirão já na idade escolar, gerando resultados positivos também para a vida adulta.
Proficiência
Desde muito pequenas, as crianças tentam se situar em diversos espaços (em casa, na escola) e tempos (hoje, ontem, amanhã). Elas também demonstram curiosidade a respeito do mundo físico (de seu próprio corpo, dos animais, das plantas, das mudanças na natureza, de diferentes tipos de materiais e possibilidades de manipulação). Por isso valorizamos, na Educação Infantil, a promoção de vivências nas quais as crianças possam observar e explorar seu entorno.
Além disso, é importante que a criança tenha oportunidade de falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral. Quando escuta uma história, participa de uma conversa, de brincadeiras e atividades individuais ou em grupo, a criança se constitui ativamente como um ser individual e social.
25 aulas semanais
07h30 às 12h
25 aulas semanais
13h às 17h30
A língua alemã é o principal idioma na Educação Infantil e sua introdução é feita através de músicas, histórias, diálogos com as professoras, apresentação de vocabulário e comandos do dia a dia.
No nosso cotidiano, desenvolvemos os seguintes aspectos voltados ao desenvolvimento da linguagem:
A partir do planejamento das professoras na Educação Infantil, oferecemos às crianças diversas atividades desenvolvidas por meio de projetos e temas geradores. Tais projetos levam em consideração as percepções, experiências e vivências de cada criança.
Temos, também, outros projetos mais específicos:
Projeto de raciocínio lógico – Blocos Lógicos
Incentivo à leitura – momentos e atividades na biblioteca
Alimentação saudável
Para saber mais sobre os princípios pedagógicos e atributos desenvolvidos na Educação Infantil, clique aqui e leia o texto sobre os fundamentos do IB neste nível.