Educação Infantil

Cintia Pries Gorz

Coordenadora da Educação Infantil

“O nosso trabalho pedagógico é planejado a partir da realização de ações concretas e da valorização de percepções e vivências. Na Educação Infantil, a ludicidade faz parte do processo de aprendizagem e da construção do raciocínio, com respeito ao desenvolvimento cognitivo e neurológico da criança. Por meio do aprendizado holístico por competências, englobamos diversas atividades como cantar, desenhar, pintar, recortar, movimentar-se, considerando sempre o desenvolvimento social e emocional da criança, além de enfatizar o desenvolvimento de sua autonomia.”

Educação Infantil

Na Educação Infantil, os campos de experiência trabalhados dentro das competências no dia a dia escolar das crianças de 2 a 6 anos são: competência social, autocompetência e proficiência.

Competência social

A competência social é definida como a capacidade que as crianças têm de desenvolver relações positivas com adultos e outras crianças. Ao interagir, a criança constrói seu próprio modo de agir, sentir e pensar. Enquanto vive suas experiências sociais, ela constrói percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, e percebe que é um ser individual e que faz parte de uma sociedade. O desenvolvimento da competência social faz a criança valorizar sua identidade, reconhecer as diferenças que nos constituem e respeitar o outro.

Autocompetência

Essa competência descreve o cuidado da saúde física e emocional, de fazer escolhas e também de assumir a responsabilidade das próprias decisões e atos. Trata-se de saber fazer escolhas e usar a liberdade para construir um projeto de vida, com intenções e aspirações. A autogestão é a capacidade de tomar decisões com responsabilidade, autonomia e consciência crítica, levando em conta as consequências de decisões pessoais na esfera coletiva. O aluno desenvolverá resiliência para enfrentar situações que surgirão já na idade escolar, gerando resultados positivos também para a vida adulta.

Proficiência

Desde muito pequenas, as crianças tentam se situar em diversos espaços (em casa, na escola) e tempos (hoje, ontem, amanhã). Elas também demonstram curiosidade a respeito do mundo físico (de seu próprio corpo, dos animais, das plantas, das mudanças na natureza, de diferentes tipos de materiais e possibilidades de manipulação). Por isso valorizamos, na Educação Infantil, a promoção de vivências nas quais as crianças possam observar e explorar seu entorno. Além disso, é importante que a criança tenha oportunidade de falar e ouvir, potencializando sua participação na cultura oral. Quando escuta uma história, participa de uma conversa, de brincadeiras e atividades individuais ou em grupo, a criança se constitui ativamente como um ser individual e social.

Spielen Plus: um conceito de aprendizado holístico na Educação Infantil

O conceito “Spielen Plus” desempenha um papel central no desenvolvimento das crianças, promovendo o aprendizado de maneira holística. Por meio de brincadeiras com abordagens pedagógicas específicas, o Spielen Plus integra o aprendizado para fortalecer as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras das crianças.


Por meio do Spielen Plus, as crianças aprendem a desenvolver soluções criativas para problemas, aprimoram suas habilidades sociais ao interagir com outras pessoas e desenvolvem competências emocionais, como empatia e autorregulação. Além disso, as brincadeiras ativas e criativas promovem o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas, que são essenciais para o desenvolvimento físico.


O Spielen Plus ajuda as crianças a descobrirem o mundo ao seu redor, despertando sua curiosidade e desenvolvendo o amor pelo aprendizado. Ele cria um ambiente de aprendizado positivo e motivador, no qual as crianças podem desenvolver suas habilidades por meio de brincadeiras, sem pressão. Essa abordagem holística prepara as crianças de maneira otimizada para os próximos estágios da educação, estabelecendo a base para o aprendizado e o desenvolvimento pessoal ao longo da vida.

Grade curricular