Desde a sua fundação, o Colégio Suíço-Brasileiro está comprometido com um modelo de ensino-aprendizagem baseado nos ideais de Heinrich Pestalozzi: aprender e ensinar com a cabeça, o coração e as mãos. Com isso, o renomado pedagogo suíço queria sugerir, já no começo do séc. XIX, que os processos de ensino e aprendizado são compostos por diversos sentidos e caracterizados pela formação do intelecto, fomento de valores e atuação prática, indispensáveis para um desenvolvimento integral da personalidade. Em outras palavras, isso quer dizer: pensar integralmente – convencer com personalidade – agir com responsabilidade.
Na prática, o que isso significa para o nosso colégio?
Pensar integralmente significa estimular o pensamento de cada estudante nas disciplinas escolares e criar diferentes possibilidades de aprendizagem em campos interdisciplinares dentro e fora da sala de aula.
Tais oportunidades são oferecidas, por exemplo, por livros didáticos modernos com materiais manipuláveis, resolução de enigmas e orientações para que os alunos conduzam suas próprias pesquisas. Os materiais usados no Colégio Suíço dialogam com todos os sentidos humanos e fomentam atividades escolares diversificadas, estabelecendo relações abrangentes com o mundo do aluno.
Além disso, no decorrer do ano letivo, promovemos a formação do pensamento integral em diferentes contextos educacionais. Um deles é a Feira do Conhecimento, momento em que os estudantes apresentam as pesquisas tematizadas na Semana de Estudos. De forma muito concreta, eles apresentam à comunidade escolar o resultado dessa abordagem integral do pensamento a partir de seus projetos.
Porém, pensar integralmente, por si só, não basta no mundo atual.
A aprendizagem, em nosso entendimento, abrange também o campo afetivo. Nesse sentido, autoconfiança, senso de comunidade, responsabilidade, capacidade de comunicação e de trabalho em grupo são competências sociais fundamentais para o desenvolvimento dos nossos alunos.
Dessa forma, eles adquirem técnicas de aprendizagem, aprendem a pensar integralmente, aprendem aquilo que autores modernos definiram como “inteligência emocional”.
Por isso, o trabalho em dupla e em grupo tem um papel importante no processo formativo de cada estudante. Por consequência, os clubes escolares compõem uma parte fundamental da nossa proposta de ensino. A partir do trabalho desenvolvido em clubes como o GINs (Global Issues Network), os alunos colocam suas competências em prática e atuam com responsabilidade, personalidade e senso de comunidade visando o desenvolvimento coletivo por meio de diferentes ações.
Contudo, aprender e ensinar com a cabeça e o coração ainda não são o suficiente para um processo holístico de formação. As mãos e a ação também precisam fazer parte do processo de aprendizagem.
Para um desenvolvimento pleno, precisamos pensar integralmente, convencer com personalidade e ter uma atitude responsável. Afinal, qual é o sentido de ideias criativas e sugestões de solução construtivas se elas não são colocadas em prática? Por isso trabalhamos para desenvolver nos alunos a disposição para agir.
Isso significa que os nossos estudantes não são avaliados unilateralmente por seus resultados; eles são orientados, no caminho da aprendizagem, ao desenvolvimento de projetos. Quanto mais eles se envolvem no planejamento, execução, direcionamento e avaliação, mais intensa é a vivência do processo de criação, e maior é a sua autonomia. Em disciplinas orientadas à ação como Trabalhos Manuais, Arte, mas também Música e Educação Física, os alunos tendem a trabalhar de forma mais intensa, pois eles podem produzir algo mais concreto, sempre orientados por um objetivo, ao mesmo tempo em que desenvolvem um senso de responsabilidade por suas ações.
De maneira geral, trabalhamos com a missão diária de guiar nossos alunos para que eles se tornem jovens dinâmicos, independentes e abertos. Preparamos nossos estudantes para que eles possam atuar em um mundo globalizado, tenham curiosidade intelectual e pensamento crítico, com disposição para agir em prol da sociedade assumindo uma postura de liderança com responsabilidade e senso de sustentabilidade.