No Ensino Fundamental I, o Bacharelado Internacional (IB) permite que os alunos se desenvolvam e adquiram competências para expressar suas opiniões, tomar decisões e assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado.
Damos ênfase a uma educação integral que abrange aspectos cognitivos, emocionais e práticos. Um exemplo dessa abordagem é a pedagogia de Pestalozzi, que tem como objetivo promover uma abordagem holística de aprendizado com competências que envolvam cabeça, coração e mãos. No que diz respeito ao Ensino Fundamental I, os cinco domínios de desenvolvimento socioemocional são de grande importância e estão intimamente relacionados às competências de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, os atributos do IB se configuram de modo a abranger as seguintes áreas: pensamento crítico e criativo, comunicação aberta e honesta, consciência social e empatia, autoconfiança e autogestão, aprendizado ético e investigativo.
No âmbito do Churermodell, os componentes do perfil do aluno IB são desenvolvidos de forma consciente, de modo que as crianças do 1º ao 3º ano aprendem a combinar o conhecimento de diferentes áreas para resolver problemas complexos. Elas aprendem a organizar e refletir sobre seus próprios processos de aprendizagem com a ajuda de um planejamento. Nesse modelo educacional, os alunos são constantemente incentivados a se autoavaliar e refletir sobre seu próprio aprendizado.
Além disso, valorizamos a aquisição de habilidades para que os alunos aprendam a fazer perguntas e conduzir experimentos por meio do trabalho em projetos e pesquisas direcionadas. Nesse contexto, permitimos que os nossos estudantes sejam pesquisadores curiosos ou se vejam como artistas e inventores, encantando o mundo com suas próprias obras e ideias. Oferecemos essas oportunidades e experiências aos alunos a partir de projetos de ciências, música e teatro. Por meio de eventos como o mercado de pulgas, permitimos que as crianças tenham suas primeiras experiências no mundo dos negócios, combinando sustentabilidade com aprendizagem informal.
As competências do IB se baseiam em um princípio de aprendizado vitalício conectado com o mundo real. Com a implementação do projeto “Caminhos do Pensamento”, baseado no conceito de aprendizagem socioemocional, nós promovemos a saúde mental, a empatia e a resiliência das crianças. O projeto ajuda a desenvolver habilidades como cooperação, comunicação e resolução de conflitos. Os alunos aprendem a ser respeitosos uns com os outros e desenvolvem a habilidade de controlar e definir seu próprio comportamento de forma consciente.
De maneira geral, os atributos do IB no Ensino Fundamental I são de grande importância, pois promovem uma educação holística que combina aprendizado acadêmico com desenvolvimento pessoal e competências sociais, preparando os alunos para um futuro bem-sucedido cheio de possibilidades.