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Colocando em prática os atributos do IB

Como uma escola IB, a educação do Colégio Suíço-Brasileiro é baseada no desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos alunos.


Em 22 de junho de 2023

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Esse preceito encontra ressonância, também, nas ideias difundidas pelo educador suíço Heinrich Pestalozzi, de que a pedagogia deve se apoiar em três pilares fundamentais: a cabeça, o coração e as mãos. Ou seja, desenvolver os atributos do IB (inquirers, knowledgeable, thinkers, communicators, principled, open-minded, caring, risk-takers, balanced e reflective) dentro do conceito das competências que fazem parte da educação suíça (e brasileira): competências individuais, sociais e metodológicas. 

Uma forma de impulsionar essas habilidades em nossos alunos são os clubes criados e liderados pelos próprios estudantes (com a contribuição da coordenação e dos professores) e que lidam com assuntos específicos de cada atividade, mas que têm em comum a prática de exercer diversas habilidades ao longo dos diversos projetos que exercem.

O clube que organiza o SMUN (Swiss Model United Nations) reúne alunos que participam de simulações da ONU em nosso colégio, bem como em outras escolas (geralmente internacionais, já que o idioma oficial desses eventos é o inglês). Nessas simulações, eles desenvolvem diversas competências trabalhadas ao longo de sua vida acadêmica aqui na escola, como a capacidade de ordenar ideias (nem sempre com as quais concordam) representando um país, comunicar-se em um idioma estrangeiro de forma assertiva, apresentando pontos de vistas diferentes e de convencimento necessário.

No TEDx, a capacidade de condensar os assuntos pesquisados em um tempo definido, em um espaço e para um público específicos, faz com que o poder de síntese seja uma das competências mais desenvolvidas. Além disso, os alunos mostram como transformar um assunto no qual têm muita afinidade em um tema interessante para todos. Assim, habilidades como assumir riscos ao escolher como apresentar ideias, saber organizar argumentos e refletir sobre um conteúdo tornam esse clube um instrumento muito importante de aprendizado.

Seguindo a linha de projetos de interesse global, os alunos que participam do GINs (Global Issues Network) estão constantemente criando projetos que discutam movimentos e necessidades globais de desenvolvimento. Eles abordam diversos assuntos que partem de observações locais, como descartar o lixo corretamente, evitar o desperdício de comida ou levantar a bandeira do plástico zero. Com essas ações, eles estimulam outros alunos a serem participativos e importantes para a nossa comunidade.

Dentro da perspectiva de assuntos globais, mas abrangendo temas mais pessoais e psicológicos, os alunos que fazem parte do clube Passou dos Limites interagem com o desenvolvimento de competências individuais e sociais. Além disso, eles lidam muito com a análise e aceitação do outro quando se deparam com discussões envolvendo assuntos como o papel da mulher na sociedade contemporânea, formas de contribuir para boas práticas sociais, bullying etc. Essas discussões sempre são acompanhadas pela psicóloga da escola, que também contribui para esse desenvolvimento coletivo.