Artigo

Artigos

Grafismos e os sentidos da linguagem simbólica

Na Semana da Língua Portuguesa, a professora Nicole Lima, da disciplina de Arte, apresentou um vídeo e uma exposição com os desenhos pintados pelos alunos do 6º ano, inspirados no estudo dos grafismos como forma de linguagem simbólica entre os povos indígenas da América do Sul.  Com esse projeto, aprendemos que, apesar desses povos não […]


Em 01 de novembro de 2023

Compartilhar este artigo

Na Semana da Língua Portuguesa, a professora Nicole Lima, da disciplina de Arte, apresentou um vídeo e uma exposição com os desenhos pintados pelos alunos do 6º ano, inspirados no estudo dos grafismos como forma de linguagem simbólica entre os povos indígenas da América do Sul. 

Com esse projeto, aprendemos que, apesar desses povos não terem uma escrita formal, tal como outras culturas, seus desenhos, trançados, cestarias e até mesmo objetos utilitários contém padrões artísticos muito elaborados e são uma forma complexa de comunicação não verbal, e não apenas enfeites. Por meio de um estudo sobre a função da arte e das pinturas corporais em cada uma das muitas etnias existentes no Brasil, também conversamos sobre a importância de preservarmos e respeitarmos essas culturas que ainda estão vivas, mas correm o risco de desaparecer. 

A partir dessa conversa, cada aluno desenvolveu uma série de 4 padrões gráficos diferentes, pensando em algo que fosse importante para si, criando seus próprios símbolos para comunicar suas ideias. Em um vídeo, os alunos do 6º A e 6º B narram o significado contido nos padrões gráficos dos desenhos que criaram.