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Setembro Amarelo na escola: projetos e campanhas

A campanha do Setembro Amarelo evidencia e conscientiza as pessoas da importância da saúde mental, com foco voltado à prevenção do suicídio. A comunidade escolar, composta pela tríade de colaboradores, estudantes e família, depende de valores como empatia, gentileza e respeito para uma convivência saudável, fator essencial para a saúde mental de todos os integrantes […]


Em 22 de novembro de 2023

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A campanha do Setembro Amarelo evidencia e conscientiza as pessoas da importância da saúde mental, com foco voltado à prevenção do suicídio. A comunidade escolar, composta pela tríade de colaboradores, estudantes e família, depende de valores como empatia, gentileza e respeito para uma convivência saudável, fator essencial para a saúde mental de todos os integrantes dessa comunidade. O cuidado com a saúde mental é uma prática que se assemelha ao cuidado com uma planta: requer atenção diária. Assim como regamos e adubamos uma planta, o cuidado com a saúde mental está presente em atitudes simples no dia a dia: uma palavra gentil, um sorriso, acolhimento ao próximo em sua singularidade, compaixão consigo mesmo e com os outros, dedicar tempo à família ou a um hobby… existem muitas possibilidades. 

Todos os anos aproveitamos a temática do Setembro Amarelo para enfatizar esses cuidados e abordar a prevenção do suicídio com todos os alunos do Ensino Médio. Em meio às exigências de um currículo internacional, a mensagem deve ficar clara: o seu desempenho é importante, mas não define o seu valor como pessoa. O recado vale para os alunos, mas também é um lembrete para toda a comunidade escolar: a produtividade importa, mas nunca deve sobrepor a saúde mental. No Colégio Suíço-Brasileiro, os professores orientadores, em conjunto com a equipe de ATP (Apoio Técnico Psicopedagógico e Psicológico), estão atentos ao estado emocional de todos os nossos alunos. Caso se observem sinais de sofrimento, a parceria com a família é essencial para que a intervenção seja efetiva. 

Para nós, fomentar o desenvolvimento das competências sociais e autocompetências dos alunos é uma tarefa que começa muito cedo. Por isso, trabalhamos continuamente na prevenção por meio de ações que visam promover a regulação emocional com programas como o “Denk-Wege”, implementado no Ensino Fundamental I. Além disso, em 2023, o setor de psicologia também criou uma série de atividades especiais para as crianças do Infantil V, que puderam aprender mais sobre suas emoções de um jeito muito divertido com o projeto “Cientistas das Emoções”. 

Reconhecer e compreender as nossas emoções é o primeiro passo para encontrar maneiras saudáveis de expressá-las. Nesse processo de autodescoberta, falar sobre os próprios sentimentos é fundamental para uma compreensão mais profunda daquilo que sentimos. Como diz a campanha: amarelo o ano todo. Afinal, nunca é demais falar sobre saúde mental. 

Além de promover o desenvolvimento da inteligência emocional dos nossos estudantes, valorizamos a vivência nas diversas áreas verdes da nossa escola, como o bosque e a praça, onde ficam um dos parquinhos e a horta escolar. 

Há cada vez mais evidências de que a natureza traz benefícios para o nosso bem-estar físico e psicológico. Em um artigo publicado em 2020 pela Sociedade Americana de Psicologia*, a autora Kirsten Weir apresenta uma síntese do assunto com base em diversos estudos sobre como a nossa relação com a natureza pode ser benéfica para a nossa saúde mental (e física) e aguçar a nossa cognição. Segundo dados, pesquisadores já propuseram diversas ideias para explicar os benefícios da natureza para o ser humano:

  • A hipótese da biofilia argumenta que, como nossos ancestrais evoluíram em ambientes selvagens e dependiam do meio ambiente para sobreviver, temos um impulso inato de nos conectar com a natureza. 
  • A hipótese da redução do estresse, por sua vez, aponta que passar tempo na natureza desencadeia uma resposta fisiológica que reduz os níveis de estresse. 
  • Uma terceira ideia, a teoria da restauração da atenção, afirma que a natureza recarrega os nossos recursos cognitivos, restaurando a nossa capacidade de concentração e atenção.

Praticar o autocuidado e a empatia são escolhas conscientes que englobam todos os aspectos da nossa vida, sejam eles físicos, emocionais, sociais ou espirituais. Ainda assim, podem existir momentos em que não damos conta sozinhos. Nesses casos, procurar ajuda profissional não deve ser motivo de vergonha. O Centro de Valorização da Vida (CVV), disponível no número de telefone 188, é um canal de apoio acessível 24 horas por dia para acolher pessoas em momentos de crise.

“Eu acredito que foi muito importante a discussão sobre a saúde mental em sala. Nós, como alunos, frequentemente ficamos sob pressão, e por isso uma conversa aberta sobre o assunto é tão essencial. Além disso, a iniciativa reforçou a necessidade de ajudarmos uns aos outros para manter a comunidade escolar unida e saudável.

O tema de prevenção ao suicídio começou a me interessar muito no ano passado, quando participei do curso para ser voluntaário do GSV – Guarapuava Salvando Vidas – um programa de apoio a pessoas em momentos de crise. Eu pude, felizmente, conhecer a importância da comunicação e apoiar alguém em situações de dificuldade. Assim, acredito que se informar sobre o assunto é necessário para todos, principalmente para difundir a necessidade da procura de ajuda profissional.

Portanto, conversar sobre saúde mental, de forma não banalizada, foi muito benéfico nesse momento difícil com as provas e os trabalhos do IB. Fico feliz que essa discussão tenha chegado a todos, e que ninguém tenha medo ou vergonha de procurar ajuda – nós, alunos, estamos unidos!”  Luigi Z. M., aluno do Ensino Médio

*Para ler o artigo “Nurtured by nature” na íntegra, acesse o link: https://www.apa.org/monitor/2020/04/nurtured-nature