Bacharelado Internacional (IB)

Cada dia mais percebemos a importância de se conectar com o outro, interagir, entender e saber conviver. Ser um Homem ou Mulher de nosso tempo, pressupõe-se fazer parte de um mundo integrado, que divide – entre os povos – as semelhanças e diferenças culturais, sociais e até econômicas; nos insere em um quadro internacional bastante exigente.

Surge, a partir dessa ideia, a necessidade de adaptação, de (re)aprendizagem. Esse conhecimento passa a ser mais do que simplesmente memorizar conteúdos (já que muitas informações estão disponíveis com um simples clique no mouse do computador), para se tornar o desenvolvimento de competências que nos ajude nessa inclusão e superação: saber o que fazer em determinadas situações, para que servem os conhecimentos que adquirimos, como aprender a entender o outro (linguagem cultural, linguística, histórica etc.), como ser equilibrado, comunicativo, social etc.

Dessa forma, pensando em um mundo como o que temos hoje, alguns currículos escolares foram desenvolvidos a partir da necessidade de desenvolver o aluno ou a aluna de forma holística, ampla, como Bacharelado Internacional (IB), com o qual se trabalha no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba (além do currículo nacional do MEC).

menino na floresta segurando lupa em frente ao rosto

As origens do Bacharelado Internacional

O Bacharelado Internacional® (IB) foi fundado em Genebra, Suíça, em 1968, como uma fundação educacional sem fins lucrativos.

Um grupo de professores talentosos e com visão da Escola Internacional de Genebra, com a ajuda de várias outras escolas internacionais, criaram o Programa do Diploma IB.

A fim de dar acesso a uma educação IB a alunos mais jovens, em 1994 o IB agregou o Programa dos Anos Intermediários (MYP), um currículo para alunos de 11 a 16 anos, e em 1997 adotou o Programa dos Anos Primários (PYP) para alunos de 3 a 11 anos. Esses programas não estavam, na época, totalmente finalizados, mas o IB desenvolveu-os e hoje eles estão aperfeiçoados e completos. Assim como no Programa do Diploma, o MYP e o PYP procuram equipar aos alunos com uma perspectiva internacional e com habilidades de pensamento crítico.

A Missão do Bacharelado Internacional

O Bacharelado Internacional tem como meta formar jovens solidários, bem-informados e questionadores, capazes de contribuir para a criação de um mundo melhor e mais pacífico por meio do entendimento mútuo e do respeito intercultural.

Em prol deste objetivo, a organização trabalha com escolas, governos e organizações internacionais para criar e desenvolver rigorosos programas de educação internacional e métodos de avaliação.

Esses programas estimulam alunos do mundo inteiro a tornarem-se estudiosos durante toda sua vida, atuantes e compassivos, que entendam que outras pessoas, com suas diferenças, também podem estar certas.

As origens do IB Diploma

O Programa do IB Diploma foi criado em inglês e francês por professores da Escola Internacional de Genebra, com ajuda cada vez maior de várias outras escolas internacionais. O programa que levou ao Diploma consistia de um currículo pré-universitário unificado e um conjunto unificado de exames externos para alunos de escolas espalhados em todo o mundo.

O Programa do Diploma procurou dar aos alunos uma educação verdadeiramente internacional – uma educação que estimulasse um entendimento e uma apreciação de outras culturas, línguas e pontos de vista. As escolas que primeiro ofereceram o Programa do Diploma eram predominantemente internacionais particulares, mas havia um pequeno número de instituições e escolas públicas pertencentes a departamentos governamentais de educação. Isso tem mudado ao longo dos anos e hoje cerca de 50% de todas as escolas que oferecem o Programa do Diploma são públicas (sem cobrança de mensalidade).

 O que é o Programa do Diploma?

 O Programa do Diploma é um exigente currículo de 2 anos, primariamente voltado para alunos de 16 a 19 anos de idade. Ele oferece uma qualificação amplamente reconhecida nas principais universidades do mundo.

Os alunos aprendem mais do que uma infinidade de fatos. O Programa do Diploma prepara os alunos para a universidade e os estimula a:

  • fazer perguntas desafiadoras;
  • aprender como aprender;
  • desenvolver um forte senso de identidade e cultura própria;
  • desenvolver a habilidade de se comunicar com pessoas de outros países e culturas e entendê-los.

Quais são os requisitos do Programa do IB Diploma?

No Programa do IB Diploma os alunos:

  • fazem 6 matérias acadêmicas, três e não mais do que quatro em Nível Superior (HL) e duas ou três no Nível Padrão (SL);
  • escrevem uma monografia de 4000 palavras – o Extended Essay – em qualquer matéria reconhecida pelo IB, desde que a escola tenha um professor que possa oferecer orientação;
  • fazem um curso em Teoria do Conhecimento (TOK);
  • fazem atividades extracurriculares que podem ser criativas, estéticas ou físicas. O serviço comunitário também é um requisito. Esse componente é conhecido como CAS (Criatividade, Ação e Serviço).

 Qual é o sistema de notas do IB Diploma?

O sistema de notas vigente nos exames do Diploma é o seguinte:

1 =  péssimo                                      5 =  bom

2 =  ruim                                            6 =  muito bom

3 =  sofrível                                       7 =  excelente

4 =  satisfatório

 

Dependendo de certas condições, o Diploma IB é concedido a candidatos cujo total de pontos alcance ou exceda 24. Três pontos de bônus podem ser concedidos dependendo da combinação das notas para a Monografia (Extended Essay) e para Teoria do Conhecimento (TOK). A pontuação mais alta no Diploma, incluindo os bônus, é de 45 pontos.

Que matérias são oferecidas no Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba?

 

Grupo 1 Língua A Português A  Língua e Literatura HL ou SL
Grupo 2 Língua B Inglês B HL
Grupo 3 Indivíduos e sociedades Geografia HL ou SL, História SL
Grupo 4 Ciências Biologia HL ou SL, Física HL ou SL, Química HL ou SL
Grupo 5 Matemática Matemática HL ou SL
Grupo 6 Eletivas Alemão B HL ou SL, Francês B HL ou SL

 

  • Um mínimo de 5 alunos é necessário para uma matéria ser oferecida.
  • Os alunos que planejam entrar em universidades na Alemanha ou na Suíça devem fazer uma matéria em Nível Superior ou do Grupo 4 ou do Grupo 5.

Quando os alunos fazem os exames?

O Diploma é um programa de 2 anos e os nossos alunos realizam os exames no mês de maio da 4ª série.

O que é tão especial no Programa do Diploma IB?

  • O Programa do Diploma IB é reconhecido em todo o mundo e assegura uma crescente adaptabilidade e mobilidade aos alunos;
  • O currículo e a pedagogia do Diploma IB enfocam perspectivas internacionais de ensino e aprendizagem, além de insistirem que os alunos explorem ao máximo sua própria língua e cultura;
  • Escolas IB devem passar por um minucioso processo de autorização a fim de oferecerem o Programa do IB Diploma, que inclui um estudo dos recursos e do comprometimento da escola com a filosofia e a missão do IB;
  • Os professores do IB Diploma participam de vários treinamentos para constantemente atualizar seu conhecimento e partilhar sua experiência com colegas em todo o mundo;
  • Muitos alunos que obtêm o IB Diploma percebem que o Programa aumenta suas oportunidades nas instituições de ensino superior. O IB trabalha em conjunto com universidades em todo o mundo para conseguir o reconhecimento do IB Diploma;
  • Os componentes centrais do IB Diploma encorajam os alunos a participar de atividades criativas e voltadas para o serviço comunitário, além de enfatizarem a importância da reflexão no nível pessoal e acadêmico;
  • O IB publica material para informar e apoiar as escolas que oferecem seus programas. A organização está agora começando a produzir material para ser usado diretamente com o aluno e a fazer parcerias com editoras selecionadas. Esse material terá o logotipo do IB.

Qual é o perfil de um aluno do IB Diploma?

O objetivo de todos os programas IB é desenvolver pessoas internacionalmente conscientes que, reconhecendo sua humanidade comum e a compartilhada proteção do planeta, ajudem a criar um mundo melhor e mais pacífico.

Os alunos IB se esforçam para ser:

Inquiridores

Desenvolvem sua curiosidade natural. Adquirem as capacidades necessárias para conduzir investigações e pesquisas e para mostrar independência no aprendizado. Adoram aprender ativamente e esse amor ao aprendizado será sustentado ao longo das suas vidas.

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Informados

Exploram conceitos, ideias e questões de significância local e global. Ao fazerem isso, adquirem conhecimentos profundos e desenvolvem compreensão a respeito de uma ampla e equilibrada gama de disciplinas.

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Pensadores

Exercem iniciativa na aplicação crítica e criativa de habilidades existentes de pensamento para reconhecer e abordar problemas complexos e tomar decisões fundamentadas e éticas.

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Comunicadores

Compreendem e expressam ideias e informações com confiança e criatividade, em mais de uma língua e em uma variedade de modos de comunicação. Trabalham eficazmente e dispostos a colaborar com os outros.

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Íntegros

Agem com integridade e honestidade, com forte sentido de equidade, justiça e respeito pela dignidade do indivíduo, de grupos e comunidades. Assumem responsabilidade por suas próprias ações e pelas consequências que as acompanham.

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Mente Aberta

Compreendem e apreciam suas próprias culturas e histórias pessoais e estão abertos para as perspectivas, valores e traduções de outros indivíduos e comunidades. Estão acostumados a buscar e a avaliar uma gama de pontos de vista e estão dispostos a crescer com base na experiência.

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Generosos

Mostram empatia, compaixão e respeito com as necessidades e sentimentos dos outros. Têm um comprometimento pessoal em servir e agem para fazer uma diferença positiva nas vidas dos outros e no meio ambiente.

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Arrojados

Lidam com situações não familiares e incertas com coragem e prudência e têm independência de espírito para explorar novos papéis, ideias e estratégias. São corajosos e articulados na defesa das suas crenças.

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Equilibrados

Compreendem a importância do equilíbrio intelectual, físico e emocional para atingir o bem-estar pessoal para si e para os outros.

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Reflexivos

Dedicam consideração prudente ao seu próprio aprendizado e experiência. São capazes de avaliar e entender seus pontos fortes e suas limitações para apoiar seu aprendizado e desenvolvimento pessoal.

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