Artigo

Artigos

A leitura é a chave para compreender o mundo

Na história da humanidade, a transmissão escrita e a garantia do conhecimento mundial permitiram que as pessoas desenvolvessem novas tecnologias para a ciência. Por essa razão, técnicas culturais como a leitura e a escrita são fundamentais para a evolução do processo evolutivo da humanidade. A leitura é uma invenção cultural relativamente recente que existe há […]


Em 01 de janeiro de 1970

Compartilhar este artigo

Na história da humanidade, a transmissão escrita e a garantia do conhecimento mundial permitiram que as pessoas desenvolvessem novas tecnologias para a ciência. Por essa razão, técnicas culturais como a leitura e a escrita são fundamentais para a evolução do processo evolutivo da humanidade.

A leitura é uma invenção cultural relativamente recente que existe há cerca de 4000 anos. A descoberta de que a língua falada poderia ser transformada em elementos gráficos foi a maior revolução cultural da história humana até hoje.

A leitura serve como um meio de armazenar informações e conhecimento por séculos e é de grande importância para o desenvolvimento de nossa sociedade. A leitura forma uma função chave relevante: é a ferramenta fundamental para se orientar na sociedade moderna baseada na informação. Consequentemente, a leitura é uma competência básica para uma participação ativa na vida social e fornece a base para uma aprendizagem ao longo da vida, para o sucesso escolar e para a realização dos próprios objetivos.

Além disso, a leitura apoia a aquisição de linguagem ativa, ampliando o vocabulário e estimulando a concentração dos alunos. Quanto maior a competência linguística de uma criança, melhor ela pode desenvolver suas competências sociais e resolver problemas verbalmente na vida cotidiana.

Esse processo tem um efeito positivo no cérebro e no desempenho da memória. Ela aprimora o pensamento analítico e abstrato dos alunos, bem como a capacidade de concentração. A leitura requer uma simulação mental na qual as sinapses, isto é, conexões neurais, são formadas e novas conexões são feitas com o que já foi aprendido.

A leitura estimula também a imaginação e ajuda a desenvolver a empatia. Durante a leitura, o leitor se coloca no lugar de outros personagens. Assim, ele conhece o mundo emocional, que vivencia sem perigos no momento da leitura. Ele conhece soluções de crises emocionais, as quais ele mesmo pode aplicar depois.

Uma socialização de leitura bem-sucedida começa já durante a idade pré-escolar na família. Também no início da escola surge, neste contexto, um lugar chave para o sucesso da educação escolar, especialmente quando se aprende a ler. Esta é a base para uma futura habilidade positiva de leitura. Por este motivo, o Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba atribui grande importância a uma promoção explícita da leitura, desenvolvendo e exigindo consciente e sistematicamente o interesse por ela, pelo prazer de ler, pelas estratégias de leitura e pela capacidade de decodificação dos alunos. Com a participação de toda a escola com ações e atividades planejadas durante o ano letivo, como concursos de leitura, dias de leitura, horários fixos de leitura, visitas à biblioteca, leitura de autores, projetos de leitura e literatura, a escola busca estabelecer uma cultura de leitura adequada às idades.

Além de informações e fatos, os alunos recebem acesso adicional a muitas ideias e valores. A competência de leitura representa, assim, uma ferramenta cultural universal, cuja importância não diminui nem mesmo em uma sociedade de mídia alterada. Ela fornece a pré-condição necessária para o uso competente e autodeterminado da mídia, a fim de desenvolver ainda mais o próprio conhecimento e seu potencial.

Fontes:

Artelt, Cordula, Schlagmüller, Mathias: Was versteht PISA unter Lesekompetenz, 2012

Garbe, Christine: Lesekompetenz als Schlüsselqualifikation in der Mediengesellschaft, 2006

Eva/Franke-Zöllmer, Gitta (Hrsg.): Lesekompetenz fördern von Anfang an: Didaktische und methodische Anregungen zur Leseförderung, Schneider Verlag Hohengehren, 2016

Andrea Bertschi-Kaufmann, Lesekompetenz – Leseleistung – Leseförderung: Grundlagen, Modelle und Materialien (Lehren lernen – Basiswissen für die Lehrerinnen- und Lehrerbildung), 2016