Artigo

Artigos

Aprendizagem em turmas de idades mistas

O termo ADL é uma sigla em alemão para Altersdurchmischtes Lernen, o que significa a aprendizagem em turmas de idades mistas. Sempre que possível, os alunos lidam com o mesmo assunto e adquirem o conteúdo independentemente de sua idade, e diferenciado de acordo com seu nível de desenvolvimento e aprendizado. Em primeiro lugar, a aprendizagem […]


Em 04 de setembro de 2018

Compartilhar este artigo

O termo ADL é uma sigla em alemão para Altersdurchmischtes Lernen, o que significa a aprendizagem em turmas de idades mistas.

Sempre que possível, os alunos lidam com o mesmo assunto e adquirem o conteúdo independentemente de sua idade, e diferenciado de acordo com seu nível de desenvolvimento e aprendizado.

Em primeiro lugar, a aprendizagem é entendida como um processo pessoal em que novas experiências e conhecimentos sempre são associados àqueles já armazenados. Então, a aprendizagem é uma construção vitalícia.

A aprendizagem das turmas em idades mistas exige uma abertura da estrutura das salas de aula. Os alunos aprendem juntos, uns dos outros e lado a lado.

O professor disponibiliza paisagens de aprendizagem, dá dicas, inputs, acompanha e incentiva as crianças a adquirirem o seu próprio desenvolvimento e pensamento. A heterogeneidade do grupo de aprendizagem promove a aprendizagem e é eficaz no processo de aprendizagem individual.

Lidar com o mesmo assunto é interessante e desafiador, pois há sempre diferentes perspectivas e especialistas. A heterogeneidade ajuda as crianças a compartilhar, refletir, negociar, explicar e pensar. Assim, com a aprendizagem em turmas de idades mistas, as proficiências, competências sociais e habilidades de comunicação dos alunos são fortalecidas. As crianças aprendem não apenas com o professor, mas umas das outras e assumem a responsabilidade por sua própria aprendizagem. A aprendizagem autodirigida é a melhor condição para a aprendizagem vitalícia.