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 O IB e o Ensino Fundamental II: formação de pensadores críticos

A educação é um processo aberto, contínuo e dinâmico do desenvolvimento humano. O objetivo da escola é possibilitar às crianças a aquisição das competências de que necessitam para que possam moldar suas vidas e se tornar bem-sucedidas.


Em 22 de junho de 2023

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O principal objetivo do International Baccalaureate é preparar os estudantes para que eles se tornem pessoas questionadoras, conhecedoras, pensadoras, comunicadoras, de princípios, com a mente aberta, solidárias, corajosas, equilibradas e reflexivas. No Ensino Fundamental II, nossos estudantes são expostos a atividades e projetos que visam desenvolver essas características e prepará-los para a conclusão bem-sucedida do programa IB no Ensino Médio.

Nesse sentido, uma das atividades mais importantes no Ensino Fundamental II é o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e investigação. Os alunos aprendem a questionar e analisar informações criticamente a fim de desenvolver uma compreensão profunda dos temas que estão estudando. Com o auxílio dos professores, os alunos aprendem a desenvolver sua curiosidade e sua capacidade de fazer perguntas críticas por meio de discussões em sala de aula e atividades que estimulem a investigação. 

Além disso, nossos estudantes do Ensino Fundamental II são encorajados a se envolver em atividades que visam desenvolver suas habilidades sociais e emocionais como empatia e colaboração. Isso inclui atividades esportivas e artísticas, além de oportunidades para trabalhar em equipe e liderar projetos. 

Outra atividade fundamental para a preparação dos alunos é a reflexão crítica. Os estudantes são incentivados a refletir sobre suas experiências e aprendizagens, avaliando seus próprios pontos fortes e fracos a fim de desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmos e do mundo ao seu redor. 

Por fim, os alunos do Ensino Fundamental II são encorajados a se envolver em atividades que visam desenvolver suas habilidades de comunicação. Isso compreende projetos de apresentação oral, debates, escrita de relatórios e trabalhos de pesquisa orientados a uma comunicação clara e à capacidade de apresentar informações de forma convincente. 

Um exemplo prático do desenvolvimento dessas competências é o “Schülerparlament” que se reúne uma vez por mês e no qual os membros representativos de cada turma do Ensino Fundamental II são convidados para apresentar propostas de melhorias discutidas previamente durante as aulas de Projeto de Vida. Os alunos devem pensar em soluções criativas para questões da rotina escolar, devem agir de forma equilibrada considerando diferentes perspectivas, devem demonstrar respeito e agir com empatia e, por fim, mostrar uma ótima organização do seu discurso e boa argumentação para convencer os outros membros a prosseguir com os vários projetos que posteriormente serão apresentados aos membros da gestão escolar. 

Em resumo, essas atividades são essenciais para a formação dos alunos do Ensino Fundamental II. Elas ajudam a desenvolver os atributos valorizados pelo programa IB, bem como a preparar os estudantes para se tornarem cidadãos globais ativos, capazes de pensar criticamente, colaborar em equipe e agir em prol de mudanças positivas para o mundo.