Artigo

Artigos

Werken: construindo competências no trabalho com as mãos

No Colégio Suíço-Brasileiro temos uma disciplina “pra lá de especial” que une cabeça, coração e mãos!


Em 27 de junho de 2023

Compartilhar este artigo

Muitas vezes, Werken é simplesmente traduzida como marcenaria, o que não reflete por completo as atividades desenvolvidas a partir das diversas técnicas que os trabalhos manuais proporcionam. Na sala de Werken, trabalhamos muito com madeira, mas também bordamos, tecemos, modelamos…

Desde pequenos, ainda na Educação Infantil, os alunos têm acesso a materiais diversificados para projetos orientados ao desenvolvimento de habilidades manuais. Tais habilidades são aprimoradas a cada ano escolar com o intuito de desenvolver outros atributos que façam dos nossos estudantes membros participativos da sociedade.

As crianças do Ensino Fundamental I são as mais empolgadas com a disposição diferente da sala de aula e com as atividades que requerem ferramentas que as encantam, mesmo que ainda não possam usar todas elas. Nessas aulas, os alunos conseguem perceber que não basta serrar uma madeira, é preciso calcular, medir e utilizar o material de forma consciente e sustentável, ou seja, os recursos devem ser usados considerando o meio ambiente. 

No Ensino Fundamental II, os alunos já trabalham de forma mais autônoma e estão mais conscientes da importância do respeito ao espaço do colega, do compartilhamento de materiais, ideias e conhecimentos. Aquele que sabe fazer algo muito bem, ajuda o outro que tem suas dificuldades. Juntos eles aprendem que além de desenvolver a habilidade de costurar, por exemplo, eles precisam desenvolver a capacidade de trabalhar de forma generosa e reflexiva para que o todo funcione melhor.

No Ensino Médio, os alunos já não frequentam mais tantas aulas de Werken, mas já têm o conhecimento de várias técnicas desenvolvidas durante os anos anteriores, e esse conhecimento é colocado em prática em projetos mais avançados e especializados. Os alunos já interiorizaram o conceito “cabeça, coração e mãos” e estão intimamente envolvidos com os atributos do IB na medida em que os colocam em prática em suas atividades, conscientes de que habilidades manuais não se limitam às aulas de Werken, mas envolvem competências que farão deles profissionais e cidadãos bem preparados.